Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
Texto Completo: | https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1980 |
Resumo: | Objetivo: esclarecer o papel, os limites e os desafios da conceituação de negócios de impacto.Metodologia: ensaio teórico que discorre sobre as diferentes perspectivas de agregação de valor socioambiental por parte das empresas partindo de uma visão de compensação de externalidades negativas até a inserção na estratégia organizacional e novos atores do ecossistema de negócios de impacto.Principais resultados: Ausência de um consenso para uma definição única marca o desenvolvimento da literatura acadêmica e do campo prático. Atores do ecossistema de negócios de impacto consideram importante ter uma definição para aumentar o engajamento de novos atores, mas se deparam com o dilema de escolher entre uma definição mais restrita ou mais ampla.Contribuições teóricas/metodológicas: negócios de impacto devem ser analisados a partir de uma perspectiva de hibridismo organizacional que combina diferentes lógicas institucionais. Há um espectro amplo de possibilidades de incorporação da lógica de mercado e da lógica social na concepção de um modelo de negócio tornando muito frágil qualquer tipo de definição operacional e arriscado o estabelecimento de contornos rígidos que não dialoguem com outros atores que já atuam na agenda socioambiental.Relevância/originalidade: o artigo posiciona os negócios de impacto como um conceito polissêmico, incompatível com uma única terminologia, estudado com uma perspectiva de hibridismo organizacional.Contribuições sociais: os negócios de impacto despontam como uma alternativa de mercado para a contribuição na solução dos problemas socioambientais, mas que devem ser vistos em colaboração e complementariedade entre muitos atores. |
id |
ANEGEPE_3b23059bc2a2dc697c710f390d959b75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.regepe.org.br:article/1980 |
network_acronym_str |
ANEGEPE |
network_name_str |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Negócios de Impacto: Um Conceito em ConstruçãoNegóciosImpactoHibridismoEcossistemaObjetivo: esclarecer o papel, os limites e os desafios da conceituação de negócios de impacto.Metodologia: ensaio teórico que discorre sobre as diferentes perspectivas de agregação de valor socioambiental por parte das empresas partindo de uma visão de compensação de externalidades negativas até a inserção na estratégia organizacional e novos atores do ecossistema de negócios de impacto.Principais resultados: Ausência de um consenso para uma definição única marca o desenvolvimento da literatura acadêmica e do campo prático. Atores do ecossistema de negócios de impacto consideram importante ter uma definição para aumentar o engajamento de novos atores, mas se deparam com o dilema de escolher entre uma definição mais restrita ou mais ampla.Contribuições teóricas/metodológicas: negócios de impacto devem ser analisados a partir de uma perspectiva de hibridismo organizacional que combina diferentes lógicas institucionais. Há um espectro amplo de possibilidades de incorporação da lógica de mercado e da lógica social na concepção de um modelo de negócio tornando muito frágil qualquer tipo de definição operacional e arriscado o estabelecimento de contornos rígidos que não dialoguem com outros atores que já atuam na agenda socioambiental.Relevância/originalidade: o artigo posiciona os negócios de impacto como um conceito polissêmico, incompatível com uma única terminologia, estudado com uma perspectiva de hibridismo organizacional.Contribuições sociais: os negócios de impacto despontam como uma alternativa de mercado para a contribuição na solução dos problemas socioambientais, mas que devem ser vistos em colaboração e complementariedade entre muitos atores. ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/198010.14211/regepe.v9i4.1980REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 No. 4 (2020): Sept./Dec.; 477-501REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 Núm. 4 (2020): sept./dic.; 477-501REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 9 n. 4 (2020): set./dez.; 477-5012965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporenghttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1980/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1980/pdf_1Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Businessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarki, EdgardRodrigues, JulianaComini, Graziella Maria2024-05-23T19:52:49Zoai:ojs.regepe.org.br:article/1980Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2024-05-23T19:52:49Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção |
title |
Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção |
spellingShingle |
Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção Barki, Edgard Negócios Impacto Hibridismo Ecossistema |
title_short |
Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção |
title_full |
Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção |
title_fullStr |
Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção |
title_full_unstemmed |
Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção |
title_sort |
Negócios de Impacto: Um Conceito em Construção |
author |
Barki, Edgard |
author_facet |
Barki, Edgard Rodrigues, Juliana Comini, Graziella Maria |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Juliana Comini, Graziella Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barki, Edgard Rodrigues, Juliana Comini, Graziella Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negócios Impacto Hibridismo Ecossistema |
topic |
Negócios Impacto Hibridismo Ecossistema |
description |
Objetivo: esclarecer o papel, os limites e os desafios da conceituação de negócios de impacto.Metodologia: ensaio teórico que discorre sobre as diferentes perspectivas de agregação de valor socioambiental por parte das empresas partindo de uma visão de compensação de externalidades negativas até a inserção na estratégia organizacional e novos atores do ecossistema de negócios de impacto.Principais resultados: Ausência de um consenso para uma definição única marca o desenvolvimento da literatura acadêmica e do campo prático. Atores do ecossistema de negócios de impacto consideram importante ter uma definição para aumentar o engajamento de novos atores, mas se deparam com o dilema de escolher entre uma definição mais restrita ou mais ampla.Contribuições teóricas/metodológicas: negócios de impacto devem ser analisados a partir de uma perspectiva de hibridismo organizacional que combina diferentes lógicas institucionais. Há um espectro amplo de possibilidades de incorporação da lógica de mercado e da lógica social na concepção de um modelo de negócio tornando muito frágil qualquer tipo de definição operacional e arriscado o estabelecimento de contornos rígidos que não dialoguem com outros atores que já atuam na agenda socioambiental.Relevância/originalidade: o artigo posiciona os negócios de impacto como um conceito polissêmico, incompatível com uma única terminologia, estudado com uma perspectiva de hibridismo organizacional.Contribuições sociais: os negócios de impacto despontam como uma alternativa de mercado para a contribuição na solução dos problemas socioambientais, mas que devem ser vistos em colaboração e complementariedade entre muitos atores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1980 10.14211/regepe.v9i4.1980 |
url |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1980 |
identifier_str_mv |
10.14211/regepe.v9i4.1980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1980/pdf https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1980/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 No. 4 (2020): Sept./Dec.; 477-501 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 Núm. 4 (2020): sept./dic.; 477-501 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 9 n. 4 (2020): set./dez.; 477-501 2965-1506 reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) instacron:ANEGEPE |
instname_str |
Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
instacron_str |
ANEGEPE |
institution |
ANEGEPE |
reponame_str |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
collection |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorialregep@gmail.com |
_version_ |
1803580218610286592 |