O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abib, Gustavo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Hayashi Junior, Paulo, Gomel, Márcia May, Fonseca, Marcos Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/43
Resumo: Este estudo tem como objetivo primário analisar e descrever as relações estratégicas de produção e de mercado de empresas que estão ainda em processo de incubação e aquelas graduadas e a adequação das incubadoras como instrumento de alavancagem de desenvolvimento empresarial. A metodologia utilizada é a do estudo multi-casos com 36 empresas localizadas em quatro incubadoras no Estado do Paraná. Foram entrevistados os empreendedores de empresas incubadas e graduadas, bem como gestores responsáveis pelas incubadoras. Os principais resultados encontrados são: a) foco estritamente no desenvolvimento de novos produtos pelas empresas incubadas; b) falta de alinhamento com o mercado em geral resultando num retorno de muitas empresas para uma segunda reincubação e c) ineficiência na aplicação dos fomentos recebidos Parte deste problema está refletido nas deficiências das políticas de admissão e na falta de mecanismos que auxiliem na construção de comprometimento entre as empresas e os recursos de fundos perdidos, assim como as graduadas e as incubadoras industriais.
id ANEGEPE_4e61a8a866b4d8aa01bf2c9f3d395f4f
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/43
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadasempreendedorismoincubadoras tecnológicasalinhamento estratégico. Este estudo tem como objetivo primário analisar e descrever as relações estratégicas de produção e de mercado de empresas que estão ainda em processo de incubação e aquelas graduadas e a adequação das incubadoras como instrumento de alavancagem de desenvolvimento empresarial. A metodologia utilizada é a do estudo multi-casos com 36 empresas localizadas em quatro incubadoras no Estado do Paraná. Foram entrevistados os empreendedores de empresas incubadas e graduadas, bem como gestores responsáveis pelas incubadoras. Os principais resultados encontrados são: a) foco estritamente no desenvolvimento de novos produtos pelas empresas incubadas; b) falta de alinhamento com o mercado em geral resultando num retorno de muitas empresas para uma segunda reincubação e c) ineficiência na aplicação dos fomentos recebidos Parte deste problema está refletido nas deficiências das políticas de admissão e na falta de mecanismos que auxiliem na construção de comprometimento entre as empresas e os recursos de fundos perdidos, assim como as graduadas e as incubadoras industriais. ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2013-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/4310.14211/regepe.v1i2.43REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 No. 2 (2012): May/Aug.; 33-59REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 Núm. 2 (2012): mayo/ago.; 33-59REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 1 n. 2 (2012): maio/ago.; 33-592965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/43/18Abib, GustavoHayashi Junior, PauloGomel, Márcia MayFonseca, Marcos Wagnerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:00:54Zoai:ojs.regepe.org.br:article/43Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:00:54Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas
title O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas
spellingShingle O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas
Abib, Gustavo
empreendedorismo
incubadoras tecnológicas
alinhamento estratégico.
title_short O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas
title_full O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas
title_fullStr O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas
title_full_unstemmed O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas
title_sort O papel construtivo das Incubadoras no Alinhamento Estratégico e Mercadológico das Empresas Incubadas e Graduadas
author Abib, Gustavo
author_facet Abib, Gustavo
Hayashi Junior, Paulo
Gomel, Márcia May
Fonseca, Marcos Wagner
author_role author
author2 Hayashi Junior, Paulo
Gomel, Márcia May
Fonseca, Marcos Wagner
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abib, Gustavo
Hayashi Junior, Paulo
Gomel, Márcia May
Fonseca, Marcos Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo
incubadoras tecnológicas
alinhamento estratégico.
topic empreendedorismo
incubadoras tecnológicas
alinhamento estratégico.
description Este estudo tem como objetivo primário analisar e descrever as relações estratégicas de produção e de mercado de empresas que estão ainda em processo de incubação e aquelas graduadas e a adequação das incubadoras como instrumento de alavancagem de desenvolvimento empresarial. A metodologia utilizada é a do estudo multi-casos com 36 empresas localizadas em quatro incubadoras no Estado do Paraná. Foram entrevistados os empreendedores de empresas incubadas e graduadas, bem como gestores responsáveis pelas incubadoras. Os principais resultados encontrados são: a) foco estritamente no desenvolvimento de novos produtos pelas empresas incubadas; b) falta de alinhamento com o mercado em geral resultando num retorno de muitas empresas para uma segunda reincubação e c) ineficiência na aplicação dos fomentos recebidos Parte deste problema está refletido nas deficiências das políticas de admissão e na falta de mecanismos que auxiliem na construção de comprometimento entre as empresas e os recursos de fundos perdidos, assim como as graduadas e as incubadoras industriais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/43
10.14211/regepe.v1i2.43
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/43
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v1i2.43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/43/18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 No. 2 (2012): May/Aug.; 33-59
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 Núm. 2 (2012): mayo/ago.; 33-59
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 1 n. 2 (2012): maio/ago.; 33-59
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580217262866432