A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
Texto Completo: | https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24 |
Resumo: | As publicações acerca da identidade empreendedora ainda são incipientes. Nesse sentido, utilizaram-se conceitos-chave da psicologia social, notadamente da teoria da identidade social e da teoria da categorização social, bem como a perspectiva de Ciampa, especialmente a ideia de que as identidades são, antes de tudo, políticas e, portanto, construídas num contexto de relações sociais e de poder. Foi conduzida uma pesquisa com quatro sujeitos, proprietários de suas empresas, com o objetivo de compreender como eles constroem sua identidade empreendedora, privilegiando-se o ponto de vista do sujeito, a partir de sua experiência vivida. Foi realizada a análise temática das entrevistas. Os resultados apontam contradições e fragmentações nos discursos dos entrevistados, porém coerentes com a perspectiva de Ciampa de que o Eu de cada empreendedor, como pessoa, não precisa, nem pode, limitar-se a uma única definição de identidade. |
id |
ANEGEPE_5b40a2f661581d230fced84d14aab19e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.regepe.org.br:article/24 |
network_acronym_str |
ANEGEPE |
network_name_str |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porteidentidade empreendedoraidentidade As publicações acerca da identidade empreendedora ainda são incipientes. Nesse sentido, utilizaram-se conceitos-chave da psicologia social, notadamente da teoria da identidade social e da teoria da categorização social, bem como a perspectiva de Ciampa, especialmente a ideia de que as identidades são, antes de tudo, políticas e, portanto, construídas num contexto de relações sociais e de poder. Foi conduzida uma pesquisa com quatro sujeitos, proprietários de suas empresas, com o objetivo de compreender como eles constroem sua identidade empreendedora, privilegiando-se o ponto de vista do sujeito, a partir de sua experiência vivida. Foi realizada a análise temática das entrevistas. Os resultados apontam contradições e fragmentações nos discursos dos entrevistados, porém coerentes com a perspectiva de Ciampa de que o Eu de cada empreendedor, como pessoa, não precisa, nem pode, limitar-se a uma única definição de identidade. ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2013-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/2410.14211/regepe.v1i2.24REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 No. 2 (2012): May/Aug.; 90-116REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 Núm. 2 (2012): mayo/ago.; 90-116REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 1 n. 2 (2012): maio/ago.; 90-1162965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24/20Ésther, Angelo BrigatoRodrigues, Isabella StroppaFreire, Elaine Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:00:54Zoai:ojs.regepe.org.br:article/24Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:00:54Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte |
title |
A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte |
spellingShingle |
A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte Ésther, Angelo Brigato identidade empreendedora identidade |
title_short |
A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte |
title_full |
A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte |
title_fullStr |
A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte |
title_full_unstemmed |
A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte |
title_sort |
A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte |
author |
Ésther, Angelo Brigato |
author_facet |
Ésther, Angelo Brigato Rodrigues, Isabella Stroppa Freire, Elaine Santos |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Isabella Stroppa Freire, Elaine Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ésther, Angelo Brigato Rodrigues, Isabella Stroppa Freire, Elaine Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
identidade empreendedora identidade |
topic |
identidade empreendedora identidade |
description |
As publicações acerca da identidade empreendedora ainda são incipientes. Nesse sentido, utilizaram-se conceitos-chave da psicologia social, notadamente da teoria da identidade social e da teoria da categorização social, bem como a perspectiva de Ciampa, especialmente a ideia de que as identidades são, antes de tudo, políticas e, portanto, construídas num contexto de relações sociais e de poder. Foi conduzida uma pesquisa com quatro sujeitos, proprietários de suas empresas, com o objetivo de compreender como eles constroem sua identidade empreendedora, privilegiando-se o ponto de vista do sujeito, a partir de sua experiência vivida. Foi realizada a análise temática das entrevistas. Os resultados apontam contradições e fragmentações nos discursos dos entrevistados, porém coerentes com a perspectiva de Ciampa de que o Eu de cada empreendedor, como pessoa, não precisa, nem pode, limitar-se a uma única definição de identidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24 10.14211/regepe.v1i2.24 |
url |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24 |
identifier_str_mv |
10.14211/regepe.v1i2.24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 No. 2 (2012): May/Aug.; 90-116 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 Núm. 2 (2012): mayo/ago.; 90-116 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 1 n. 2 (2012): maio/ago.; 90-116 2965-1506 reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) instacron:ANEGEPE |
instname_str |
Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
instacron_str |
ANEGEPE |
institution |
ANEGEPE |
reponame_str |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
collection |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorialregep@gmail.com |
_version_ |
1803580217243992064 |