A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ésther, Angelo Brigato
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues, Isabella Stroppa, Freire, Elaine Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24
Resumo: As publicações acerca da identidade empreendedora ainda são incipientes. Nesse sentido, utilizaram-se conceitos-chave da psicologia social, notadamente da teoria da identidade social e da teoria da categorização social, bem como a perspectiva de Ciampa, especialmente a ideia de que as identidades são, antes de tudo, políticas e, portanto, construídas num contexto de relações sociais e de poder. Foi conduzida uma pesquisa com quatro sujeitos, proprietários de suas empresas, com o objetivo de compreender como eles constroem sua identidade empreendedora, privilegiando-se o ponto de vista do sujeito, a partir de sua experiência vivida. Foi realizada a análise temática das entrevistas. Os resultados apontam contradições e fragmentações nos discursos dos entrevistados, porém coerentes com a perspectiva de Ciampa de que o Eu de cada empreendedor, como pessoa, não precisa, nem pode, limitar-se a uma única definição de identidade.
id ANEGEPE_5b40a2f661581d230fced84d14aab19e
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/24
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porteidentidade empreendedoraidentidade As publicações acerca da identidade empreendedora ainda são incipientes. Nesse sentido, utilizaram-se conceitos-chave da psicologia social, notadamente da teoria da identidade social e da teoria da categorização social, bem como a perspectiva de Ciampa, especialmente a ideia de que as identidades são, antes de tudo, políticas e, portanto, construídas num contexto de relações sociais e de poder. Foi conduzida uma pesquisa com quatro sujeitos, proprietários de suas empresas, com o objetivo de compreender como eles constroem sua identidade empreendedora, privilegiando-se o ponto de vista do sujeito, a partir de sua experiência vivida. Foi realizada a análise temática das entrevistas. Os resultados apontam contradições e fragmentações nos discursos dos entrevistados, porém coerentes com a perspectiva de Ciampa de que o Eu de cada empreendedor, como pessoa, não precisa, nem pode, limitar-se a uma única definição de identidade. ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2013-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/2410.14211/regepe.v1i2.24REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 No. 2 (2012): May/Aug.; 90-116REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 Núm. 2 (2012): mayo/ago.; 90-116REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 1 n. 2 (2012): maio/ago.; 90-1162965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24/20Ésther, Angelo BrigatoRodrigues, Isabella StroppaFreire, Elaine Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:00:54Zoai:ojs.regepe.org.br:article/24Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:00:54Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte
title A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte
spellingShingle A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte
Ésther, Angelo Brigato
identidade empreendedora
identidade
title_short A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte
title_full A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte
title_fullStr A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte
title_full_unstemmed A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte
title_sort A Identidade Empreendedora no Contexto de Empresas de Pequeno Porte
author Ésther, Angelo Brigato
author_facet Ésther, Angelo Brigato
Rodrigues, Isabella Stroppa
Freire, Elaine Santos
author_role author
author2 Rodrigues, Isabella Stroppa
Freire, Elaine Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ésther, Angelo Brigato
Rodrigues, Isabella Stroppa
Freire, Elaine Santos
dc.subject.por.fl_str_mv identidade empreendedora
identidade
topic identidade empreendedora
identidade
description As publicações acerca da identidade empreendedora ainda são incipientes. Nesse sentido, utilizaram-se conceitos-chave da psicologia social, notadamente da teoria da identidade social e da teoria da categorização social, bem como a perspectiva de Ciampa, especialmente a ideia de que as identidades são, antes de tudo, políticas e, portanto, construídas num contexto de relações sociais e de poder. Foi conduzida uma pesquisa com quatro sujeitos, proprietários de suas empresas, com o objetivo de compreender como eles constroem sua identidade empreendedora, privilegiando-se o ponto de vista do sujeito, a partir de sua experiência vivida. Foi realizada a análise temática das entrevistas. Os resultados apontam contradições e fragmentações nos discursos dos entrevistados, porém coerentes com a perspectiva de Ciampa de que o Eu de cada empreendedor, como pessoa, não precisa, nem pode, limitar-se a uma única definição de identidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24
10.14211/regepe.v1i2.24
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v1i2.24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/24/20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 No. 2 (2012): May/Aug.; 90-116
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 1 Núm. 2 (2012): mayo/ago.; 90-116
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 1 n. 2 (2012): maio/ago.; 90-116
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580217243992064