Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
Texto Completo: | https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1633 |
Resumo: | Objetivo do estudo: o presente artigo tem como objetivo analisar o panorama da literatura acadêmica em ensino de empreendedorismo, identificando tópicos de concentração e tendências para estudos futuros. Metodologia: este trabalho adotou como método a Revisão Sistemática de Literatura, implementando um algoritmo de ranqueamento para organização de relevância de uma amostra de 934 trabalhos sobre ensino de empreendedorismo. Principais resultados: com o algoritmo, foram identificados 54 artigos correspondentes a 50% do volume total de citações médias acumuladas em toda a amostra, o que permitiu uma análise de conteúdo e organização de tópicos e tendências. Foram identificados 9 grupos principais, com grande concentração de trabalhos no tópico “intenção empreendedora”. Três horizontes de pesquisa ainda a serem explorados emergiram da análise: a) ensino de empreendedorismo e novas abordagens em sala de aula; b) a ótica de ecossistemas de empreendedorismo no ensino e estudantes como atores no processo de formação; c) temas emergentes, como cultura, gênero e negócios sociais. Contribuições teóricas/metodológicas: o trabalho contribui em apresentar um método diferenciado para definição de relevância de artigos em estudos bibliométricos, método este não encontrado nas revisões anteriores sobre ensino de empreendedorismo. Além disso, dos resultados emergiram provocações para estudos robustos, tais como estudos qualitativos que permitam a identificação de variáveis moderadoras relevantes para o tema. Relevância/originalidade: além do diferencial metodológico, esta pesquisa mostra-se original pela organização dos diversos trabalhos em ensino de empreendedorismo, podendo ser um material de consulta sobre referências fundamentais para diferentes pesquisadores no tema em começo de jornada. |
id |
ANEGEPE_722669626e10c034f05aa2bec0577ad0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.regepe.org.br:article/1633 |
network_acronym_str |
ANEGEPE |
network_name_str |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa.Educação EmpreendedoraEnsino de EmpreendedorismoRevisão Sistemática de LiteraturaEstudos BibliométricosEmpreendedorismoObjetivo do estudo: o presente artigo tem como objetivo analisar o panorama da literatura acadêmica em ensino de empreendedorismo, identificando tópicos de concentração e tendências para estudos futuros. Metodologia: este trabalho adotou como método a Revisão Sistemática de Literatura, implementando um algoritmo de ranqueamento para organização de relevância de uma amostra de 934 trabalhos sobre ensino de empreendedorismo. Principais resultados: com o algoritmo, foram identificados 54 artigos correspondentes a 50% do volume total de citações médias acumuladas em toda a amostra, o que permitiu uma análise de conteúdo e organização de tópicos e tendências. Foram identificados 9 grupos principais, com grande concentração de trabalhos no tópico “intenção empreendedora”. Três horizontes de pesquisa ainda a serem explorados emergiram da análise: a) ensino de empreendedorismo e novas abordagens em sala de aula; b) a ótica de ecossistemas de empreendedorismo no ensino e estudantes como atores no processo de formação; c) temas emergentes, como cultura, gênero e negócios sociais. Contribuições teóricas/metodológicas: o trabalho contribui em apresentar um método diferenciado para definição de relevância de artigos em estudos bibliométricos, método este não encontrado nas revisões anteriores sobre ensino de empreendedorismo. Além disso, dos resultados emergiram provocações para estudos robustos, tais como estudos qualitativos que permitam a identificação de variáveis moderadoras relevantes para o tema. Relevância/originalidade: além do diferencial metodológico, esta pesquisa mostra-se original pela organização dos diversos trabalhos em ensino de empreendedorismo, podendo ser um material de consulta sobre referências fundamentais para diferentes pesquisadores no tema em começo de jornada.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2020-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/163310.14211/regepe.v9i1.1633REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 No. 1 (2020): Jan./Special Issue; 10-41REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 Núm. 1 (2020): ene./Edición Especial; 10-41REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 9 n. 1 (2020): Jan./Edição Especial; 10-412965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporenghttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1633/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1633/pdf_1Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Businessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Artur Tavares Vilas BoasPlonski, Guilherme Ary2024-05-23T19:57:49Zoai:ojs.regepe.org.br:article/1633Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2024-05-23T19:57:49Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. |
title |
Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. |
spellingShingle |
Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. Ribeiro, Artur Tavares Vilas Boas Educação Empreendedora Ensino de Empreendedorismo Revisão Sistemática de Literatura Estudos Bibliométricos Empreendedorismo |
title_short |
Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. |
title_full |
Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. |
title_fullStr |
Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. |
title_full_unstemmed |
Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. |
title_sort |
Educação Empreendedora: o que dizem os artigos mais relevantes? Proposição de uma revisão de literatura e panorama de pesquisa. |
author |
Ribeiro, Artur Tavares Vilas Boas |
author_facet |
Ribeiro, Artur Tavares Vilas Boas Plonski, Guilherme Ary |
author_role |
author |
author2 |
Plonski, Guilherme Ary |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Artur Tavares Vilas Boas Plonski, Guilherme Ary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Empreendedora Ensino de Empreendedorismo Revisão Sistemática de Literatura Estudos Bibliométricos Empreendedorismo |
topic |
Educação Empreendedora Ensino de Empreendedorismo Revisão Sistemática de Literatura Estudos Bibliométricos Empreendedorismo |
description |
Objetivo do estudo: o presente artigo tem como objetivo analisar o panorama da literatura acadêmica em ensino de empreendedorismo, identificando tópicos de concentração e tendências para estudos futuros. Metodologia: este trabalho adotou como método a Revisão Sistemática de Literatura, implementando um algoritmo de ranqueamento para organização de relevância de uma amostra de 934 trabalhos sobre ensino de empreendedorismo. Principais resultados: com o algoritmo, foram identificados 54 artigos correspondentes a 50% do volume total de citações médias acumuladas em toda a amostra, o que permitiu uma análise de conteúdo e organização de tópicos e tendências. Foram identificados 9 grupos principais, com grande concentração de trabalhos no tópico “intenção empreendedora”. Três horizontes de pesquisa ainda a serem explorados emergiram da análise: a) ensino de empreendedorismo e novas abordagens em sala de aula; b) a ótica de ecossistemas de empreendedorismo no ensino e estudantes como atores no processo de formação; c) temas emergentes, como cultura, gênero e negócios sociais. Contribuições teóricas/metodológicas: o trabalho contribui em apresentar um método diferenciado para definição de relevância de artigos em estudos bibliométricos, método este não encontrado nas revisões anteriores sobre ensino de empreendedorismo. Além disso, dos resultados emergiram provocações para estudos robustos, tais como estudos qualitativos que permitam a identificação de variáveis moderadoras relevantes para o tema. Relevância/originalidade: além do diferencial metodológico, esta pesquisa mostra-se original pela organização dos diversos trabalhos em ensino de empreendedorismo, podendo ser um material de consulta sobre referências fundamentais para diferentes pesquisadores no tema em começo de jornada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1633 10.14211/regepe.v9i1.1633 |
url |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1633 |
identifier_str_mv |
10.14211/regepe.v9i1.1633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1633/pdf https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/1633/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 No. 1 (2020): Jan./Special Issue; 10-41 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 9 Núm. 1 (2020): ene./Edición Especial; 10-41 REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 9 n. 1 (2020): Jan./Edição Especial; 10-41 2965-1506 reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) instacron:ANEGEPE |
instname_str |
Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
instacron_str |
ANEGEPE |
institution |
ANEGEPE |
reponame_str |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
collection |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
editorialregep@gmail.com |
_version_ |
1803580218482360320 |