INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zica, Roberto Marinho Figueiroa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Carlos Alberto, Martins, Henrique Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/398
Resumo: Com o aumento da competição das empresas por novos mercados e a manutenção das posições conquistadas nos nichos em que atuam, os executivos têm buscado formas de atuar em mercados ainda pouco explorados, bem como refinar modelos de gestão já utilizados, de modo a superar os desafios impostos. Em âmbito mundial, esse aceleramento da competição estimula a adoção de novas ferramentas de gestão, ações de exploitation e exploration, a flexibilização de barreiras para produtos e serviços, a customização de bens e a melhor interface com os novos mercados consumidores. Com o acesso viabilizado aos mercados internacionais, determinados tipos de empresas optam pela estratégia de expandirem suas operações a outros países, o que pode ocorrer em várias formas diferentes, podendo se constituir como a maior dimensão do processo contínuo de estratégia. Embora a internacionalização seja historicamente associada a empresas multinacionais, tendências mais recentes sugerem que o mercado internacional está cada vez mais povoado por micro, pequenas e médias empresas. A questão proeminente para este trabalho é a compreensão sobre quais razões motivam ou desmotivam os empresários de pequenos negócios a expandirem suas operações a outros países e, sobretudo, como ocorre o processo desta decisão na ação de internacionalizar seus negócios.  
id ANEGEPE_b41d81568631e482164a08ef9a277620
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/398
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICOProcesso Decisório EstratégicoInternacionalizaçãoMicroPequenas e Médias EmpresasCom o aumento da competição das empresas por novos mercados e a manutenção das posições conquistadas nos nichos em que atuam, os executivos têm buscado formas de atuar em mercados ainda pouco explorados, bem como refinar modelos de gestão já utilizados, de modo a superar os desafios impostos. Em âmbito mundial, esse aceleramento da competição estimula a adoção de novas ferramentas de gestão, ações de exploitation e exploration, a flexibilização de barreiras para produtos e serviços, a customização de bens e a melhor interface com os novos mercados consumidores. Com o acesso viabilizado aos mercados internacionais, determinados tipos de empresas optam pela estratégia de expandirem suas operações a outros países, o que pode ocorrer em várias formas diferentes, podendo se constituir como a maior dimensão do processo contínuo de estratégia. Embora a internacionalização seja historicamente associada a empresas multinacionais, tendências mais recentes sugerem que o mercado internacional está cada vez mais povoado por micro, pequenas e médias empresas. A questão proeminente para este trabalho é a compreensão sobre quais razões motivam ou desmotivam os empresários de pequenos negócios a expandirem suas operações a outros países e, sobretudo, como ocorre o processo desta decisão na ação de internacionalizar seus negócios.  ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/39810.14211/regepe.v5i3.398REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 No. 3 (2016): Sept./Dec.; 30-58REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 Núm. 3 (2016): sept./dic.; 30-58REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 5 n. 3 (2016): set./dez.; 30-582965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/398/pdfZica, Roberto Marinho FigueiroaGonçalves, Carlos AlbertoMartins, Henrique Cordeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T12:52:45Zoai:ojs.regepe.org.br:article/398Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T12:52:45Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO
title INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO
spellingShingle INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO
Zica, Roberto Marinho Figueiroa
Processo Decisório Estratégico
Internacionalização
Micro
Pequenas e Médias Empresas
title_short INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO
title_full INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO
title_fullStr INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO
title_full_unstemmed INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO
title_sort INTERNACIONALIZAÇÃO DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA AVALIAÇÃO SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO ESTRATÉGICO
author Zica, Roberto Marinho Figueiroa
author_facet Zica, Roberto Marinho Figueiroa
Gonçalves, Carlos Alberto
Martins, Henrique Cordeiro
author_role author
author2 Gonçalves, Carlos Alberto
Martins, Henrique Cordeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zica, Roberto Marinho Figueiroa
Gonçalves, Carlos Alberto
Martins, Henrique Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Processo Decisório Estratégico
Internacionalização
Micro
Pequenas e Médias Empresas
topic Processo Decisório Estratégico
Internacionalização
Micro
Pequenas e Médias Empresas
description Com o aumento da competição das empresas por novos mercados e a manutenção das posições conquistadas nos nichos em que atuam, os executivos têm buscado formas de atuar em mercados ainda pouco explorados, bem como refinar modelos de gestão já utilizados, de modo a superar os desafios impostos. Em âmbito mundial, esse aceleramento da competição estimula a adoção de novas ferramentas de gestão, ações de exploitation e exploration, a flexibilização de barreiras para produtos e serviços, a customização de bens e a melhor interface com os novos mercados consumidores. Com o acesso viabilizado aos mercados internacionais, determinados tipos de empresas optam pela estratégia de expandirem suas operações a outros países, o que pode ocorrer em várias formas diferentes, podendo se constituir como a maior dimensão do processo contínuo de estratégia. Embora a internacionalização seja historicamente associada a empresas multinacionais, tendências mais recentes sugerem que o mercado internacional está cada vez mais povoado por micro, pequenas e médias empresas. A questão proeminente para este trabalho é a compreensão sobre quais razões motivam ou desmotivam os empresários de pequenos negócios a expandirem suas operações a outros países e, sobretudo, como ocorre o processo desta decisão na ação de internacionalizar seus negócios.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/398
10.14211/regepe.v5i3.398
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/398
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v5i3.398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/398/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 No. 3 (2016): Sept./Dec.; 30-58
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 5 Núm. 3 (2016): sept./dic.; 30-58
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 5 n. 3 (2016): set./dez.; 30-58
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580217877331968