GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França Coelho, Ricardo Limongi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Miranda, Jaquelyne Resende de, Filho, Altair Camargo, Freitag, Maria Salete Batista, Almeida, Marcos Inácio Severo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
Texto Completo: https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/197
Resumo: A literatura acerca de marketing empreendedor apresenta como o marketing pode contribuir na gestão das micro e pequenas empresas (MPEs) (CARSON, 1990; STOKES, 2000). Dessa forma, este estudo identificou as estratégias da gestão de marketing em MPEs a partir da aprendizagem dos gerentes-proprietários de 40 empresas localizadas em Goiânia e região metropolitana. A análise de dados ocorreu por meio da análise de discurso e a análise de conglomerados. Foi identificado que a aprendizagem dos gerentes-proprietários ocorre por meio da observação da dinâmica do mercado e por meio de experiências realizadas no cotidiano. Concluiu-se, ainda, que os aspectos como o relacionamento, comunicação boca a boca e o diálogo com o cliente são praticados nas MPEs sem a consciência de serem ações de marketing sistematizadas.
id ANEGEPE_b4304d245e210406cb0000adda10e382
oai_identifier_str oai:ojs.regepe.org.br:article/197
network_acronym_str ANEGEPE
network_name_str REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal
repository_id_str
spelling GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESASMarketingMarketing EmpreendedorAprendizagem GerencialMétodo MistoMPEA literatura acerca de marketing empreendedor apresenta como o marketing pode contribuir na gestão das micro e pequenas empresas (MPEs) (CARSON, 1990; STOKES, 2000). Dessa forma, este estudo identificou as estratégias da gestão de marketing em MPEs a partir da aprendizagem dos gerentes-proprietários de 40 empresas localizadas em Goiânia e região metropolitana. A análise de dados ocorreu por meio da análise de discurso e a análise de conglomerados. Foi identificado que a aprendizagem dos gerentes-proprietários ocorre por meio da observação da dinâmica do mercado e por meio de experiências realizadas no cotidiano. Concluiu-se, ainda, que os aspectos como o relacionamento, comunicação boca a boca e o diálogo com o cliente são praticados nas MPEs sem a consciência de serem ações de marketing sistematizadas.ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas2015-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/19710.14211/regepe.v4i2.197REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 4 No. 2 (2015): May/Aug.; 219-250REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 4 Núm. 2 (2015): mayo/ago.; 219-250REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 4 n. 2 (2015): maio/ago.; 219-2502965-1506reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPEinstname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)instacron:ANEGEPEporhttps://www.regepe.org.br/regepe/article/view/197/pdfFrança Coelho, Ricardo LimongiMiranda, Jaquelyne Resende deFilho, Altair CamargoFreitag, Maria Salete BatistaAlmeida, Marcos Inácio Severo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-14T13:09:23Zoai:ojs.regepe.org.br:article/197Revistahttps://www.regepe.org.br/regepe/indexPRIhttps://www.regepe.org.br/regepe/oaieditorialregep@gmail.com2316-20582316-2058opendoar:2023-03-14T13:09:23Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
spellingShingle GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
França Coelho, Ricardo Limongi
Marketing
Marketing Empreendedor
Aprendizagem Gerencial
Método Misto
MPE
title_short GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_full GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_fullStr GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_full_unstemmed GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_sort GESTÃO DO MARKETING EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
author França Coelho, Ricardo Limongi
author_facet França Coelho, Ricardo Limongi
Miranda, Jaquelyne Resende de
Filho, Altair Camargo
Freitag, Maria Salete Batista
Almeida, Marcos Inácio Severo de
author_role author
author2 Miranda, Jaquelyne Resende de
Filho, Altair Camargo
Freitag, Maria Salete Batista
Almeida, Marcos Inácio Severo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França Coelho, Ricardo Limongi
Miranda, Jaquelyne Resende de
Filho, Altair Camargo
Freitag, Maria Salete Batista
Almeida, Marcos Inácio Severo de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing Empreendedor
Aprendizagem Gerencial
Método Misto
MPE
topic Marketing
Marketing Empreendedor
Aprendizagem Gerencial
Método Misto
MPE
description A literatura acerca de marketing empreendedor apresenta como o marketing pode contribuir na gestão das micro e pequenas empresas (MPEs) (CARSON, 1990; STOKES, 2000). Dessa forma, este estudo identificou as estratégias da gestão de marketing em MPEs a partir da aprendizagem dos gerentes-proprietários de 40 empresas localizadas em Goiânia e região metropolitana. A análise de dados ocorreu por meio da análise de discurso e a análise de conglomerados. Foi identificado que a aprendizagem dos gerentes-proprietários ocorre por meio da observação da dinâmica do mercado e por meio de experiências realizadas no cotidiano. Concluiu-se, ainda, que os aspectos como o relacionamento, comunicação boca a boca e o diálogo com o cliente são praticados nas MPEs sem a consciência de serem ações de marketing sistematizadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/197
10.14211/regepe.v4i2.197
url https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/197
identifier_str_mv 10.14211/regepe.v4i2.197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.regepe.org.br/regepe/article/view/197/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
publisher.none.fl_str_mv ANEGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas
dc.source.none.fl_str_mv REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 4 No. 2 (2015): May/Aug.; 219-250
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; Vol. 4 Núm. 2 (2015): mayo/ago.; 219-250
REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal; v. 4 n. 2 (2015): maio/ago.; 219-250
2965-1506
reponame:Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
instname:Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron:ANEGEPE
instname_str Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
instacron_str ANEGEPE
institution ANEGEPE
reponame_str Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
collection Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE
repository.name.fl_str_mv Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE - Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE)
repository.mail.fl_str_mv editorialregep@gmail.com
_version_ 1803580217344655360