O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Administração (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1290 |
Resumo: | Embora a articulação entre ensino e pesquisa seja um preceito construtivo da universidade brasileira, nota-se um distanciamento entre a graduação com seu foco no ensino e a pós-graduação com seu foco na pesquisa. Considerando a potencialidade que os jogos de empresas apresentam para a formação gerencial, permitindo a prática (sob risco e incerteza controlados) e a pesquisa, dentro dos preceitos do Laboratório de Gestão, há que se considerar o uso dessa proposta metodológica em diferentes níveis educacionais com vistas à integração de graduandos e pós-graduandos. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compreender o processo de integração entre estudantes de níveis educacionais diferentes por meio dos jogos de empresas. O estudo tem caráter qualitativo, de nível exploratório-descritivo, baseando-se na experiência da disciplina de Gestão Empresarial Simulada em um curso de pós-graduação, em uma instituição federal, na região sul do estado do Rio de Janeiro. Durante a aplicação do jogo de empresas, os estudantes da pós-graduação foram convidados a integrarem-se aos estudantes da graduação matriculados na disciplina de Laboratório de Gestão II, do curso de graduação em Administração. Após a vivência, os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com uma amostra de estudantes e, posteriormente, analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que a integração entre pós-graduação e graduação durante a vivência gerencial, permitiu a manutenção ou melhora da qualidade do aprendizado social no jogo de empresas. Indicam, também, que a articulação entre ensino e pesquisa em níveis de ensino diferentes, por meio dos jogos de empresas, pode contribuir para uma relação mais virtuosa entre graduação e pós-graduação. |
id |
ANGRAD-1_37f291a67e8c3aa013620128945020ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/1290 |
network_acronym_str |
ANGRAD-1 |
network_name_str |
Administração (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administraçãojogos de empresasintegraçãograduaçãopós-graduaçãoEmbora a articulação entre ensino e pesquisa seja um preceito construtivo da universidade brasileira, nota-se um distanciamento entre a graduação com seu foco no ensino e a pós-graduação com seu foco na pesquisa. Considerando a potencialidade que os jogos de empresas apresentam para a formação gerencial, permitindo a prática (sob risco e incerteza controlados) e a pesquisa, dentro dos preceitos do Laboratório de Gestão, há que se considerar o uso dessa proposta metodológica em diferentes níveis educacionais com vistas à integração de graduandos e pós-graduandos. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compreender o processo de integração entre estudantes de níveis educacionais diferentes por meio dos jogos de empresas. O estudo tem caráter qualitativo, de nível exploratório-descritivo, baseando-se na experiência da disciplina de Gestão Empresarial Simulada em um curso de pós-graduação, em uma instituição federal, na região sul do estado do Rio de Janeiro. Durante a aplicação do jogo de empresas, os estudantes da pós-graduação foram convidados a integrarem-se aos estudantes da graduação matriculados na disciplina de Laboratório de Gestão II, do curso de graduação em Administração. Após a vivência, os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com uma amostra de estudantes e, posteriormente, analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que a integração entre pós-graduação e graduação durante a vivência gerencial, permitiu a manutenção ou melhora da qualidade do aprendizado social no jogo de empresas. Indicam, também, que a articulação entre ensino e pesquisa em níveis de ensino diferentes, por meio dos jogos de empresas, pode contribuir para uma relação mais virtuosa entre graduação e pós-graduação.Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)2019-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/129010.13058/raep.2019.v20n1.1290Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 20 No. 1 (2019): January-April; 147-183Administração: Ensino e Pesquisa; v. 20 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 147-1832358-09172177-6083reponame:Administração (São Paulo. Online)instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)instacron:ANGRADporenghttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1290/pdfhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1290/pdf_1Santos-Souza, Humberto Reis dosOliveira, Murilo Alvarengainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-29T14:42:56Zoai:ojs.raep.emnuvens.com.br:article/1290Revistahttp://angrad.org.br/revistaPRIhttps://raep.emnuvens.com.br/raep/oaiangrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br2358-09172177-6083opendoar:2020-10-29T14:42:56Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração |
title |
O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração |
spellingShingle |
O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração Santos-Souza, Humberto Reis dos jogos de empresas integração graduação pós-graduação |
title_short |
O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração |
title_full |
O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração |
title_fullStr |
O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração |
title_full_unstemmed |
O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração |
title_sort |
O Uso de Jogos de Empresas em Diferentes Níveis Educacionais: Integração, Prática e Pesquisa Envolvendo Estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Administração |
author |
Santos-Souza, Humberto Reis dos |
author_facet |
Santos-Souza, Humberto Reis dos Oliveira, Murilo Alvarenga |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Murilo Alvarenga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos-Souza, Humberto Reis dos Oliveira, Murilo Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos de empresas integração graduação pós-graduação |
topic |
jogos de empresas integração graduação pós-graduação |
description |
Embora a articulação entre ensino e pesquisa seja um preceito construtivo da universidade brasileira, nota-se um distanciamento entre a graduação com seu foco no ensino e a pós-graduação com seu foco na pesquisa. Considerando a potencialidade que os jogos de empresas apresentam para a formação gerencial, permitindo a prática (sob risco e incerteza controlados) e a pesquisa, dentro dos preceitos do Laboratório de Gestão, há que se considerar o uso dessa proposta metodológica em diferentes níveis educacionais com vistas à integração de graduandos e pós-graduandos. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compreender o processo de integração entre estudantes de níveis educacionais diferentes por meio dos jogos de empresas. O estudo tem caráter qualitativo, de nível exploratório-descritivo, baseando-se na experiência da disciplina de Gestão Empresarial Simulada em um curso de pós-graduação, em uma instituição federal, na região sul do estado do Rio de Janeiro. Durante a aplicação do jogo de empresas, os estudantes da pós-graduação foram convidados a integrarem-se aos estudantes da graduação matriculados na disciplina de Laboratório de Gestão II, do curso de graduação em Administração. Após a vivência, os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada realizada com uma amostra de estudantes e, posteriormente, analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que a integração entre pós-graduação e graduação durante a vivência gerencial, permitiu a manutenção ou melhora da qualidade do aprendizado social no jogo de empresas. Indicam, também, que a articulação entre ensino e pesquisa em níveis de ensino diferentes, por meio dos jogos de empresas, pode contribuir para uma relação mais virtuosa entre graduação e pós-graduação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1290 10.13058/raep.2019.v20n1.1290 |
url |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1290 |
identifier_str_mv |
10.13058/raep.2019.v20n1.1290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1290/pdf https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1290/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Administração: Ensino e Pesquisa; Vol. 20 No. 1 (2019): January-April; 147-183 Administração: Ensino e Pesquisa; v. 20 n. 1 (2019): Janeiro-Abril; 147-183 2358-0917 2177-6083 reponame:Administração (São Paulo. Online) instname:Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) instacron:ANGRAD |
instname_str |
Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
instacron_str |
ANGRAD |
institution |
ANGRAD |
reponame_str |
Administração (São Paulo. Online) |
collection |
Administração (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Administração (São Paulo. Online) - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
angrad@angrad.org.br||raep@angrad.org.br |
_version_ |
1754212519347486721 |