PERCEPÇÕES ÉTICAS DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisco José da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Lemos, Anderson Queiroz, Lôbo, Rodolfo Jakov Saraiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Administração (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/179
Resumo: Este artigo analisou a percepção de estudantes de cursos de administração sobre a importância da ética nos negócios e a adesão deste público ao relativismo moral ou ao idealismo. Avaliou também intensidade moral e a intenção ética. Foi feita uma revisão da literatura sobre estes conceitos e um trabalho de campo, cuja coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado. Os dados foram coletados junto a 166 estudantes nas cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte, ambas no Ceará. Para a análise dos resultados, foram utilizados procedimentos de estatística descritiva. Os resultados apontaram que: os estudantes atribuem importância para a ética; são mais tendenciosos a uma postura idealista que relativista; são bastante sensíveis na avaliação da intensidade moral; e possuem uma forte indisposição para agirem de forma antiética. Acredita-se que os resultados podem contribuir para o aprofundamento do tema ética e servir como base comparativa para outros estudos.
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