PERCEPÇÕES ÉTICAS DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Administração (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/179 |
Resumo: | Este artigo analisou a percepção de estudantes de cursos de administração sobre a importância da ética nos negócios e a adesão deste público ao relativismo moral ou ao idealismo. Avaliou também intensidade moral e a intenção ética. Foi feita uma revisão da literatura sobre estes conceitos e um trabalho de campo, cuja coleta de dados se deu por meio de um questionário estruturado. Os dados foram coletados junto a 166 estudantes nas cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte, ambas no Ceará. Para a análise dos resultados, foram utilizados procedimentos de estatística descritiva. Os resultados apontaram que: os estudantes atribuem importância para a ética; são mais tendenciosos a uma postura idealista que relativista; são bastante sensíveis na avaliação da intensidade moral; e possuem uma forte indisposição para agirem de forma antiética. Acredita-se que os resultados podem contribuir para o aprofundamento do tema ética e servir como base comparativa para outros estudos. |
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