Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakad, Valeska Fonseca
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
Texto Completo: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id ANHE_4badff0144d6cc24ae4f9842b6e7bea3
oai_identifier_str oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1429
network_acronym_str ANHE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
spelling Gosciola, VicenteCPF:1294556878http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797262P0CPF:1724773950http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238289E3Nakad, Valeska Fonseca2015-08-18T17:46:10Z2010-05-042008-10-13NAKAD, Valeska Fonseca. Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 366060.pdf: 1016572 bytes, checksum: f6bc2cf2d201d09ba688515ac7c93609 (MD5) Previous issue date: 2008-10-13Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste estudo tem como objetivo apresentar a comunicação contemporânea, como foco de uma pesquisa que aborda a mídia, a moda, enquanto um processo de mudanças constantes. Com premissa o estudo da construção imagética do ícone Madonna por meio desses veículos. São abordadas hipóteses para a construção de sua persona, um construto que se deu pela inovação visual em seus produtos transmitidos nos meios massivos de comunicação. A moda é tratada como um processo mediático que transite e capta influências de estilo, comportamento, hábitos e atitudes. Para tanto a análise e pesquisa da obra da popstar Madonna que nesta pesquisa, toma corpo como um construto de sua personagem que se vale de tipologias em cada novo trabalho. Ao se debruçar na obra da megastar percebe-se a dimensão de seu trabalho, portanto para uma análise adequada, foi necessário de dividir o seu trabalho em partes. Assim ao fragmentar o conjunto de sua obra, optouse por estudar os videoclipes a fim de traçar um paralelo entre a comunicação, a moda e as personagens interpretadas para a construção da sua persona. Para se entender o contexto em que a diva pop consegue engendrar tamanha influência, o estudo dos paradigmas de Gumbrecht que caracterizam o contemporâneo. Neste estudo a destotalização foi comparado ao aspecto tribal da moda, isto é, a fragmentação da moda e uma construção de visuais sobrepõem estilos. A destemporalização, que aplicado a moda traz o conceito de mistura de estilos, em que a composição do visual parte de referências de ícones passados, misturados com ícones contemporâneos, todos em um tempo só. E a desreferencialização, que pressupõe que essa moda ao ser vista do ponto de vista da performance é criada no espaço mediático. Portanto constata-se que Madonna com sua estratégia de superexposição e mudanças em suas obras, neste estudo os seus videoclipes, afirma-se que estas estratégias se baseiam no sistema da moda, do sistema fashion em que impera o efêmero.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em ComunicaçãoUAMBRComunicação contemporâneaMeios de comunicaçãoModa - Comunicação visualVideoclipesMadonnaImagem e comunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMadonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma personainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINAL366060.pdfapplication/pdf1016572http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1429/1/366060.pdff6bc2cf2d201d09ba688515ac7c93609MD51TEDE/1429oai:sitios.anhembi.br:TEDE/14292015-08-18 14:46:10.345http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:41.605Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse
dc.title.por.fl_str_mv Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
title Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
spellingShingle Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
Nakad, Valeska Fonseca
Meios de comunicação
Moda - Comunicação visual
Videoclipes
Madonna
Imagem e comunicação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
title_full Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
title_fullStr Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
title_full_unstemmed Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
title_sort Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
author Nakad, Valeska Fonseca
author_facet Nakad, Valeska Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gosciola, Vicente
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:1294556878
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797262P0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:1724773950
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238289E3
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakad, Valeska Fonseca
contributor_str_mv Gosciola, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de comunicação
Moda - Comunicação visual
Videoclipes
Madonna
Imagem e comunicação
topic Meios de comunicação
Moda - Comunicação visual
Videoclipes
Madonna
Imagem e comunicação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este estudo tem como objetivo apresentar a comunicação contemporânea, como foco de uma pesquisa que aborda a mídia, a moda, enquanto um processo de mudanças constantes. Com premissa o estudo da construção imagética do ícone Madonna por meio desses veículos. São abordadas hipóteses para a construção de sua persona, um construto que se deu pela inovação visual em seus produtos transmitidos nos meios massivos de comunicação. A moda é tratada como um processo mediático que transite e capta influências de estilo, comportamento, hábitos e atitudes. Para tanto a análise e pesquisa da obra da popstar Madonna que nesta pesquisa, toma corpo como um construto de sua personagem que se vale de tipologias em cada novo trabalho. Ao se debruçar na obra da megastar percebe-se a dimensão de seu trabalho, portanto para uma análise adequada, foi necessário de dividir o seu trabalho em partes. Assim ao fragmentar o conjunto de sua obra, optouse por estudar os videoclipes a fim de traçar um paralelo entre a comunicação, a moda e as personagens interpretadas para a construção da sua persona. Para se entender o contexto em que a diva pop consegue engendrar tamanha influência, o estudo dos paradigmas de Gumbrecht que caracterizam o contemporâneo. Neste estudo a destotalização foi comparado ao aspecto tribal da moda, isto é, a fragmentação da moda e uma construção de visuais sobrepõem estilos. A destemporalização, que aplicado a moda traz o conceito de mistura de estilos, em que a composição do visual parte de referências de ícones passados, misturados com ícones contemporâneos, todos em um tempo só. E a desreferencialização, que pressupõe que essa moda ao ser vista do ponto de vista da performance é criada no espaço mediático. Portanto constata-se que Madonna com sua estratégia de superexposição e mudanças em suas obras, neste estudo os seus videoclipes, afirma-se que estas estratégias se baseiam no sistema da moda, do sistema fashion em que impera o efêmero.
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-13
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-18T17:46:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv NAKAD, Valeska Fonseca. Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429
identifier_str_mv NAKAD, Valeska Fonseca. Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008.
url http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UAM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação contemporânea
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname:Universidade Anhembi Morumbi
instacron:ANHEMBI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
bitstream.url.fl_str_mv http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1429/1/366060.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f6bc2cf2d201d09ba688515ac7c93609
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1668889688890408960