Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
Texto Completo: | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
ANHE_4badff0144d6cc24ae4f9842b6e7bea3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1429 |
network_acronym_str |
ANHE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
spelling |
Gosciola, VicenteCPF:1294556878http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797262P0CPF:1724773950http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238289E3Nakad, Valeska Fonseca2015-08-18T17:46:10Z2010-05-042008-10-13NAKAD, Valeska Fonseca. Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 366060.pdf: 1016572 bytes, checksum: f6bc2cf2d201d09ba688515ac7c93609 (MD5) Previous issue date: 2008-10-13Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste estudo tem como objetivo apresentar a comunicação contemporânea, como foco de uma pesquisa que aborda a mídia, a moda, enquanto um processo de mudanças constantes. Com premissa o estudo da construção imagética do ícone Madonna por meio desses veículos. São abordadas hipóteses para a construção de sua persona, um construto que se deu pela inovação visual em seus produtos transmitidos nos meios massivos de comunicação. A moda é tratada como um processo mediático que transite e capta influências de estilo, comportamento, hábitos e atitudes. Para tanto a análise e pesquisa da obra da popstar Madonna que nesta pesquisa, toma corpo como um construto de sua personagem que se vale de tipologias em cada novo trabalho. Ao se debruçar na obra da megastar percebe-se a dimensão de seu trabalho, portanto para uma análise adequada, foi necessário de dividir o seu trabalho em partes. Assim ao fragmentar o conjunto de sua obra, optouse por estudar os videoclipes a fim de traçar um paralelo entre a comunicação, a moda e as personagens interpretadas para a construção da sua persona. Para se entender o contexto em que a diva pop consegue engendrar tamanha influência, o estudo dos paradigmas de Gumbrecht que caracterizam o contemporâneo. Neste estudo a destotalização foi comparado ao aspecto tribal da moda, isto é, a fragmentação da moda e uma construção de visuais sobrepõem estilos. A destemporalização, que aplicado a moda traz o conceito de mistura de estilos, em que a composição do visual parte de referências de ícones passados, misturados com ícones contemporâneos, todos em um tempo só. E a desreferencialização, que pressupõe que essa moda ao ser vista do ponto de vista da performance é criada no espaço mediático. Portanto constata-se que Madonna com sua estratégia de superexposição e mudanças em suas obras, neste estudo os seus videoclipes, afirma-se que estas estratégias se baseiam no sistema da moda, do sistema fashion em que impera o efêmero.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em ComunicaçãoUAMBRComunicação contemporâneaMeios de comunicaçãoModa - Comunicação visualVideoclipesMadonnaImagem e comunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMadonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma personainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINAL366060.pdfapplication/pdf1016572http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1429/1/366060.pdff6bc2cf2d201d09ba688515ac7c93609MD51TEDE/1429oai:sitios.anhembi.br:TEDE/14292015-08-18 14:46:10.345http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:41.605Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona |
title |
Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona |
spellingShingle |
Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona Nakad, Valeska Fonseca Meios de comunicação Moda - Comunicação visual Videoclipes Madonna Imagem e comunicação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona |
title_full |
Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona |
title_fullStr |
Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona |
title_full_unstemmed |
Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona |
title_sort |
Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona |
author |
Nakad, Valeska Fonseca |
author_facet |
Nakad, Valeska Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gosciola, Vicente |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:1294556878 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797262P0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:1724773950 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238289E3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakad, Valeska Fonseca |
contributor_str_mv |
Gosciola, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meios de comunicação Moda - Comunicação visual Videoclipes Madonna Imagem e comunicação |
topic |
Meios de comunicação Moda - Comunicação visual Videoclipes Madonna Imagem e comunicação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Este estudo tem como objetivo apresentar a comunicação contemporânea, como foco de uma pesquisa que aborda a mídia, a moda, enquanto um processo de mudanças constantes. Com premissa o estudo da construção imagética do ícone Madonna por meio desses veículos. São abordadas hipóteses para a construção de sua persona, um construto que se deu pela inovação visual em seus produtos transmitidos nos meios massivos de comunicação. A moda é tratada como um processo mediático que transite e capta influências de estilo, comportamento, hábitos e atitudes. Para tanto a análise e pesquisa da obra da popstar Madonna que nesta pesquisa, toma corpo como um construto de sua personagem que se vale de tipologias em cada novo trabalho. Ao se debruçar na obra da megastar percebe-se a dimensão de seu trabalho, portanto para uma análise adequada, foi necessário de dividir o seu trabalho em partes. Assim ao fragmentar o conjunto de sua obra, optouse por estudar os videoclipes a fim de traçar um paralelo entre a comunicação, a moda e as personagens interpretadas para a construção da sua persona. Para se entender o contexto em que a diva pop consegue engendrar tamanha influência, o estudo dos paradigmas de Gumbrecht que caracterizam o contemporâneo. Neste estudo a destotalização foi comparado ao aspecto tribal da moda, isto é, a fragmentação da moda e uma construção de visuais sobrepõem estilos. A destemporalização, que aplicado a moda traz o conceito de mistura de estilos, em que a composição do visual parte de referências de ícones passados, misturados com ícones contemporâneos, todos em um tempo só. E a desreferencialização, que pressupõe que essa moda ao ser vista do ponto de vista da performance é criada no espaço mediático. Portanto constata-se que Madonna com sua estratégia de superexposição e mudanças em suas obras, neste estudo os seus videoclipes, afirma-se que estas estratégias se baseiam no sistema da moda, do sistema fashion em que impera o efêmero. |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-10-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-05-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T17:46:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NAKAD, Valeska Fonseca. Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429 |
identifier_str_mv |
NAKAD, Valeska Fonseca. Madonna e os meios massivos de comunicação: pactos para a construção de uma persona. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação contemporânea) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008. |
url |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UAM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação contemporânea |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI instname:Universidade Anhembi Morumbi instacron:ANHEMBI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1429/1/366060.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6bc2cf2d201d09ba688515ac7c93609 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1668889688890408960 |