Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
Texto Completo: | http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1595 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
ANHE_b9adc24bd9cb726cb868391284ffebf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1595 |
network_acronym_str |
ANHE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
spelling |
Cunha, Kathia CastilhoCPF:3921466814http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744422A0CPF:51866072820http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482378E8Esaú, Wilson2015-08-18T17:47:38Z2012-03-202011-09-08ESAÚ, Wilson. Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1595Made available in DSpace on 2015-08-18T17:47:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wilson Esau.pdf: 2859753 bytes, checksum: 0b4cd9eb1cea6609dc3852f8bbc62787 (MD5) Previous issue date: 2011-09-08Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA publicação de livros de Design no país é ainda recente e dispomos de pouquíssimos dados acerca de sua situação de mercado. Essas publicações figuram muitas vezes, na verdade, como apêndice dos catálogos das grandes editoras, que tratam o segmento como subsegmento de áreas mais amplas, como Artes ou Arquitetura e Urbanismo. Em contrapartida, é notável o crescimento das vagas de cursos de nível superior e de pós-graduação, bem como a ampliação do número de instituições de ensino que oferecem cursos nessa área, uma vez que cresceu, também, a abrangência de áreas de atuação do designer no mercado de trabalho. Nosso estudo busca identificar se existe realmente aumento do interesse na edição de livros nessa área e qual seria uma possível demanda desse nicho do mercado consumidor de livros no Brasil, levando-se em consideração, também, a chegada do livro digital ao país. Entendemos, na verdade, que o nicho das publicações de Design aqui vem sendo insuficientemente explorado, se considerarmos a crescente demanda acadêmica por publicações que reflitam e estruturem o pensamento do Design no Brasil e no mundo. Dai decorre que as pequenas e médias editoras ou, mesmo, as grandes editoras e as universitárias deveriam buscar conhecer um pouco melhor o interesse do leitor especializado, mas também do leigo - pela publicação de estudos ou pesquisas sobre o tema, revendo suas prioridades nos próximos anos e atendendo a esse mercado crescente, inclusive em constante diálogo com o professor dos cursos de Design, que, além de formador de opinião, é um canal de divulgação das obras de qualidade na área.application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em DesignUAMBRDesignDesignMercado editorial - BrasilLivros digitaisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHODesign, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBIORIGINALWilson Esau.pdfapplication/pdf2859753http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1595/1/Wilson+Esau.pdf0b4cd9eb1cea6609dc3852f8bbc62787MD51TEDE/1595oai:sitios.anhembi.br:TEDE/15952015-08-18 14:47:38.942http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:56.196Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse |
dc.title.por.fl_str_mv |
Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro |
title |
Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro |
spellingShingle |
Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro Esaú, Wilson Design Mercado editorial - Brasil Livros digitais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO |
title_short |
Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro |
title_full |
Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro |
title_fullStr |
Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro |
title_full_unstemmed |
Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro |
title_sort |
Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro |
author |
Esaú, Wilson |
author_facet |
Esaú, Wilson |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Kathia Castilho |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:3921466814 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744422A0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:51866072820 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482378E8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esaú, Wilson |
contributor_str_mv |
Cunha, Kathia Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Mercado editorial - Brasil Livros digitais |
topic |
Design Mercado editorial - Brasil Livros digitais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::DESENHO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
A publicação de livros de Design no país é ainda recente e dispomos de pouquíssimos dados acerca de sua situação de mercado. Essas publicações figuram muitas vezes, na verdade, como apêndice dos catálogos das grandes editoras, que tratam o segmento como subsegmento de áreas mais amplas, como Artes ou Arquitetura e Urbanismo. Em contrapartida, é notável o crescimento das vagas de cursos de nível superior e de pós-graduação, bem como a ampliação do número de instituições de ensino que oferecem cursos nessa área, uma vez que cresceu, também, a abrangência de áreas de atuação do designer no mercado de trabalho. Nosso estudo busca identificar se existe realmente aumento do interesse na edição de livros nessa área e qual seria uma possível demanda desse nicho do mercado consumidor de livros no Brasil, levando-se em consideração, também, a chegada do livro digital ao país. Entendemos, na verdade, que o nicho das publicações de Design aqui vem sendo insuficientemente explorado, se considerarmos a crescente demanda acadêmica por publicações que reflitam e estruturem o pensamento do Design no Brasil e no mundo. Dai decorre que as pequenas e médias editoras ou, mesmo, as grandes editoras e as universitárias deveriam buscar conhecer um pouco melhor o interesse do leitor especializado, mas também do leigo - pela publicação de estudos ou pesquisas sobre o tema, revendo suas prioridades nos próximos anos e atendendo a esse mercado crescente, inclusive em constante diálogo com o professor dos cursos de Design, que, além de formador de opinião, é um canal de divulgação das obras de qualidade na área. |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-18T17:47:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ESAÚ, Wilson. Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1595 |
identifier_str_mv |
ESAÚ, Wilson. Design, uma área editorial de interese: o segmento de design no mercado editorial brasileiro. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2011. |
url |
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Design |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UAM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Anhembi Morumbi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI instname:Universidade Anhembi Morumbi instacron:ANHEMBI |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI |
instname_str |
Universidade Anhembi Morumbi |
instacron_str |
ANHEMBI |
institution |
ANHEMBI |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1595/1/Wilson+Esau.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b4cd9eb1cea6609dc3852f8bbc62787 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1668889823517081600 |