Imagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moya, Iara Maria da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
Texto Completo: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1457
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id ANHE_e6ccc6ab770b40e4efd14f9775793656
oai_identifier_str oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1457
network_acronym_str ANHE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
spelling Dencker, Ada de Freitas ManetiDencker, A. F. M.CPF:67086489891http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268683D6Moya, Iara Maria da Silva2015-08-18T17:46:26Z2008-07-022008-03-25http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1457Made available in DSpace on 2015-08-18T17:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-03-25Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA hospitalidade se configura como um novo campo de saber, demandado em um mundo plural onde movimentos globalizantes exigem o aprendizado do viver junto. Nessa diversidade de recortes possíveis percebe-se uma pluralidade que torna pertinente questionar: existe uma imagem da hospitalidade? A questão central deste trabalho é, a partir do olhar sociológico, conhecer as imagens da hospitalidade, os significados atribuídos a ela e suas relações com a dimensão simbólica e arquetípica. Essa colocação se justifica dada a atualidade do tema. A discussão da imagem requer entender esta sociedade contemporânea, onde se consome, mais que objetos, imagens. Na perspectiva da modernidade, entende-se imagens como representações, no contexto de um imaginário resultante do discurso ideológico produzido na globalização do capitalismo. Nessa discussão, duas visões mostram-se fundamentais: ideologia, porque imagem, e encontro, porque hospitalidade. Tomou-se como evidência empírica a percepção de alunos do Mestrado em Hospitalidade da UAM, representantes do pensamento acadêmico e, em uma proposta de confrontação, buscou-se o entendimento de senso comum, a partir de pessoas da população da cidade de São Paulo de modo geral. As imagens foram obtidas com base na associação da hospitalidade com a imagem de um animal, uma personalidade, um lugar, um objeto. A análise dos resultados mostrou vinculações entre as imagens atribuídas à hospitalidade e os conteúdos simbólicos, míticos e arquetípicos associados a ela, já presentes em diversas literaturas. Essa reflexão possibilitou desenhar um novo entendimento da hospitalidade na relação de quatro elementos fundantes: limite, alteridade, identidade e encontro.porUniversidade Anhembi MorumbiMestrado em HospitalidadeUAMBRPlanejamento e Gestão Estratégica em HospitalidadeHotelariaHospitalidadeIdeologiaImagemImaginário socialEpistemologiaRelação socialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOImagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBITEDE/1457oai:sitios.anhembi.br:TEDE/14572015-08-18 14:46:26.707http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:53:42.337Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse
dc.title.por.fl_str_mv Imagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológico
title Imagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológico
spellingShingle Imagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológico
Moya, Iara Maria da Silva
Hotelaria
Hospitalidade
Ideologia
Imagem
Imaginário social
Epistemologia
Relação social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
title_short Imagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológico
title_full Imagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológico
title_fullStr Imagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológico
title_full_unstemmed Imagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológico
title_sort Imagens da hospitalidade : ideologia e encontro: um olhar sociológico
author Moya, Iara Maria da Silva
author_facet Moya, Iara Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dencker, Ada de Freitas Maneti
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv Dencker, A. F. M.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:67086489891
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268683D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Moya, Iara Maria da Silva
contributor_str_mv Dencker, Ada de Freitas Maneti
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Hospitalidade
Ideologia
Imagem
Imaginário social
Epistemologia
Relação social
topic Hotelaria
Hospitalidade
Ideologia
Imagem
Imaginário social
Epistemologia
Relação social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A hospitalidade se configura como um novo campo de saber, demandado em um mundo plural onde movimentos globalizantes exigem o aprendizado do viver junto. Nessa diversidade de recortes possíveis percebe-se uma pluralidade que torna pertinente questionar: existe uma imagem da hospitalidade? A questão central deste trabalho é, a partir do olhar sociológico, conhecer as imagens da hospitalidade, os significados atribuídos a ela e suas relações com a dimensão simbólica e arquetípica. Essa colocação se justifica dada a atualidade do tema. A discussão da imagem requer entender esta sociedade contemporânea, onde se consome, mais que objetos, imagens. Na perspectiva da modernidade, entende-se imagens como representações, no contexto de um imaginário resultante do discurso ideológico produzido na globalização do capitalismo. Nessa discussão, duas visões mostram-se fundamentais: ideologia, porque imagem, e encontro, porque hospitalidade. Tomou-se como evidência empírica a percepção de alunos do Mestrado em Hospitalidade da UAM, representantes do pensamento acadêmico e, em uma proposta de confrontação, buscou-se o entendimento de senso comum, a partir de pessoas da população da cidade de São Paulo de modo geral. As imagens foram obtidas com base na associação da hospitalidade com a imagem de um animal, uma personalidade, um lugar, um objeto. A análise dos resultados mostrou vinculações entre as imagens atribuídas à hospitalidade e os conteúdos simbólicos, míticos e arquetípicos associados a ela, já presentes em diversas literaturas. Essa reflexão possibilitou desenhar um novo entendimento da hospitalidade na relação de quatro elementos fundantes: limite, alteridade, identidade e encontro.
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-07-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-18T17:46:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1457
url http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Hospitalidade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UAM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Planejamento e Gestão Estratégica em Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname:Universidade Anhembi Morumbi
instacron:ANHEMBI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1668889688951226368