A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEDER, Rafael
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
Texto Completo: http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1629
Resumo: This research focuses on the contemporary practice of letterpress printing in Brazilian graphic design. Regarded as commercially obsolete technology, letterpress is rescued by a significant number of designers during the 1990s. They use it as a distinctive aspect of their projects. This thesis means to investigate the key aspects of this work, its several manifestations and relevance regarding the contemporary Brazilian graphic design. As an exploratory and qualitative research, it was necessary to make use of different methodological procedures to reach its conclusion. Oral history was the main method for collecting and analyzing data. Of all 13 printing groups identified throughout the country, eight were interviewed, which enabled a broad understanding of the phenomenon, and the identification of relevant topics. More than a romantic revival, it was realized in this practice a resonance with another contemporaneous manifestations of graphic design, once the phenomenon relies upon a pluralistic strategy where different issues and aspects are combined reinventing letterpress printing.
id ANHE_f2877b38fd674043bf09856632d475ff
oai_identifier_str oai:sitios.anhembi.br:TEDE/1629
network_acronym_str ANHE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
spelling Campos, Gisela Belluzzo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257268J2NEDER, Rafael2016-10-18T20:00:43Z2014-08-21NEDER, Rafael. A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro. 2014. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1629This research focuses on the contemporary practice of letterpress printing in Brazilian graphic design. Regarded as commercially obsolete technology, letterpress is rescued by a significant number of designers during the 1990s. They use it as a distinctive aspect of their projects. This thesis means to investigate the key aspects of this work, its several manifestations and relevance regarding the contemporary Brazilian graphic design. As an exploratory and qualitative research, it was necessary to make use of different methodological procedures to reach its conclusion. Oral history was the main method for collecting and analyzing data. Of all 13 printing groups identified throughout the country, eight were interviewed, which enabled a broad understanding of the phenomenon, and the identification of relevant topics. More than a romantic revival, it was realized in this practice a resonance with another contemporaneous manifestations of graphic design, once the phenomenon relies upon a pluralistic strategy where different issues and aspects are combined reinventing letterpress printing.A presente pesquisa, tem como objeto a prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro. Embora comercialmente obsoleta percebe-se, a partir dos anos 1990 e 2000, um resgate dessa tecnologia por meio de uma parcela significativa de designers que a utilizaram como um diferencial para a produção de seus projetos. Nesta dissertação buscou-se investigar as características dessa produção, suas diferentes manifestações e sua relevância no contexto do design gráfico brasileiro contemporâneo. Por se tratar de uma pesquisa exploratória e de caráter qualitativo, para sua conclusão foi necessário a combinação de diferentes procedimentos metodológicos, dos quais destaca-se a utilização da metodologia da História Oral para a coleta e análise dos dados. Ao todo foram identificados treze grupos, distribuídos em diferentes estados, e dos quais oito foram analisados. Ao todo foram registrados cerca de oito horas de depoimentos o que permitiu uma melhor compreensão do fenômeno e a identificação de temas relevantes. Mais do que um revivalismo romântico, percebeu-se nessa prática uma consonância com outras manifestações do design gráfico na contemporaneidade uma vez que o fenômeno se vale de uma estratégia pluralista onde diferentes questões e aspectos se misturam reinventando a impressão tipográfica.Submitted by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2016-10-18T18:58:06Z No. of bitstreams: 1 Rafael Neder.pdf: 4552404 bytes, checksum: f06818e11fdfce78d0ed2032e5138388 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2016-10-18T19:54:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rafael Neder.pdf: 4552404 bytes, checksum: f06818e11fdfce78d0ed2032e5138388 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Figuti Venturini (pfiguti@anhembi.br) on 2016-10-18T19:59:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rafael Neder.pdf: 4552404 bytes, checksum: f06818e11fdfce78d0ed2032e5138388 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-18T20:00:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael Neder.pdf: 4552404 bytes, checksum: f06818e11fdfce78d0ed2032e5138388 (MD5) Previous issue date: 2014-08-21application/pdfporUniversidade Anhembi MorumbiPrograma de Pós-Graduação Mestrado em DesignUAMBrasilUniversidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto SensuDesign gráfico; Designer gráfico; Design contemporâneo; Tipografia; Impressão - História; Design brasileiro; Design - TecnologiaLINGUISTICA, LETRAS E ARTESA prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-501690507660567813660060060039301588607127395244828026023044017992info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBIinstname:Universidade Anhembi Morumbiinstacron:ANHEMBILICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1629/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALRafael Neder.pdfRafael Neder.pdfapplication/pdf4552404http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1629/2/Rafael+Neder.pdff06818e11fdfce78d0ed2032e5138388MD52TEDE/1629oai:sitios.anhembi.br:TEDE/16292016-10-18 18:00:43.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http://sitios.anhembi.br/oai/requestopendoar:null2020-06-06 09:54:11.766Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbifalse
dc.title.por.fl_str_mv A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro
title A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro
spellingShingle A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro
NEDER, Rafael
Design gráfico; Designer gráfico; Design contemporâneo; Tipografia; Impressão - História; Design brasileiro; Design - Tecnologia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro
title_full A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro
title_fullStr A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro
title_full_unstemmed A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro
title_sort A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro
author NEDER, Rafael
author_facet NEDER, Rafael
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Gisela Belluzzo de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257268J2
dc.contributor.author.fl_str_mv NEDER, Rafael
contributor_str_mv Campos, Gisela Belluzzo de
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico; Designer gráfico; Design contemporâneo; Tipografia; Impressão - História; Design brasileiro; Design - Tecnologia
topic Design gráfico; Designer gráfico; Design contemporâneo; Tipografia; Impressão - História; Design brasileiro; Design - Tecnologia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv This research focuses on the contemporary practice of letterpress printing in Brazilian graphic design. Regarded as commercially obsolete technology, letterpress is rescued by a significant number of designers during the 1990s. They use it as a distinctive aspect of their projects. This thesis means to investigate the key aspects of this work, its several manifestations and relevance regarding the contemporary Brazilian graphic design. As an exploratory and qualitative research, it was necessary to make use of different methodological procedures to reach its conclusion. Oral history was the main method for collecting and analyzing data. Of all 13 printing groups identified throughout the country, eight were interviewed, which enabled a broad understanding of the phenomenon, and the identification of relevant topics. More than a romantic revival, it was realized in this practice a resonance with another contemporaneous manifestations of graphic design, once the phenomenon relies upon a pluralistic strategy where different issues and aspects are combined reinventing letterpress printing.
A presente pesquisa, tem como objeto a prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro. Embora comercialmente obsoleta percebe-se, a partir dos anos 1990 e 2000, um resgate dessa tecnologia por meio de uma parcela significativa de designers que a utilizaram como um diferencial para a produção de seus projetos. Nesta dissertação buscou-se investigar as características dessa produção, suas diferentes manifestações e sua relevância no contexto do design gráfico brasileiro contemporâneo. Por se tratar de uma pesquisa exploratória e de caráter qualitativo, para sua conclusão foi necessário a combinação de diferentes procedimentos metodológicos, dos quais destaca-se a utilização da metodologia da História Oral para a coleta e análise dos dados. Ao todo foram identificados treze grupos, distribuídos em diferentes estados, e dos quais oito foram analisados. Ao todo foram registrados cerca de oito horas de depoimentos o que permitiu uma melhor compreensão do fenômeno e a identificação de temas relevantes. Mais do que um revivalismo romântico, percebeu-se nessa prática uma consonância com outras manifestações do design gráfico na contemporaneidade uma vez que o fenômeno se vale de uma estratégia pluralista onde diferentes questões e aspectos se misturam reinventando a impressão tipográfica.
description This research focuses on the contemporary practice of letterpress printing in Brazilian graphic design. Regarded as commercially obsolete technology, letterpress is rescued by a significant number of designers during the 1990s. They use it as a distinctive aspect of their projects. This thesis means to investigate the key aspects of this work, its several manifestations and relevance regarding the contemporary Brazilian graphic design. As an exploratory and qualitative research, it was necessary to make use of different methodological procedures to reach its conclusion. Oral history was the main method for collecting and analyzing data. Of all 13 printing groups identified throughout the country, eight were interviewed, which enabled a broad understanding of the phenomenon, and the identification of relevant topics. More than a romantic revival, it was realized in this practice a resonance with another contemporaneous manifestations of graphic design, once the phenomenon relies upon a pluralistic strategy where different issues and aspects are combined reinventing letterpress printing.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-18T20:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEDER, Rafael. A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro. 2014. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1629
identifier_str_mv NEDER, Rafael. A prática contemporânea da impressão tipográfica no design gráfico brasileiro. 2014. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
url http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/TEDE/1629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -5016905076605678136
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
600
dc.relation.department.fl_str_mv 3930158860712739524
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 4828026023044017992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UAM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi::Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname:Universidade Anhembi Morumbi
instacron:ANHEMBI
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI
instname_str Universidade Anhembi Morumbi
instacron_str ANHEMBI
institution ANHEMBI
bitstream.url.fl_str_mv http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1629/1/license.txt
http://D1-ADM-SIT-01:8080/solr/oai/bitstream/TEDE/1629/2/Rafael+Neder.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
f06818e11fdfce78d0ed2032e5138388
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ANHEMBI - Universidade Anhembi Morumbi
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1668889958765559808