TEMAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS DA GEOGRAFIA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6608 |
Resumo: | A formação em nível de pós-graduação brasileira tem uma historia muito curta e muito recente. Ela apresenta aspectos contraditórios que revelam ao mesmo tempo boa qualidade de formação, alta concentração espacial e considerável rigidez no sistema de avaliação. A geografia, neste contexto, repercute problemas e vantagens que refletem o geral deste nivel de formação, além de aspectos próprios de sua identidade disciplinar. Uma reflexão acerca das categorias e dos processos de analise geográfica evocados pelos cursos e programas stritu sensu em desenvolvimento no Brasil possibilitaram traçar um perfil da abordagem geográfica na pós-graduação no país. ‘As categorias ambiente, espaço e território, as mais evocadas, associam-se processos tais como gestão, desenvolvimento, organização, ordenamento e planejamento, o que revela uma clara resposta da academia às preocupações atuais da sociedade. Como principaís desafios ao aperfeiçoamento da geografia na pós-graduação aparecem, dentre outros, a busca por caminhos alternativos para atender à demanda do hinterland brasileiro, particularmente da Amazônia, e a criação de cursos voltados à analise geográfica na escala da nação |
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TEMAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS DA GEOGRAFIA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRAA formação em nível de pós-graduação brasileira tem uma historia muito curta e muito recente. Ela apresenta aspectos contraditórios que revelam ao mesmo tempo boa qualidade de formação, alta concentração espacial e considerável rigidez no sistema de avaliação. A geografia, neste contexto, repercute problemas e vantagens que refletem o geral deste nivel de formação, além de aspectos próprios de sua identidade disciplinar. Uma reflexão acerca das categorias e dos processos de analise geográfica evocados pelos cursos e programas stritu sensu em desenvolvimento no Brasil possibilitaram traçar um perfil da abordagem geográfica na pós-graduação no país. ‘As categorias ambiente, espaço e território, as mais evocadas, associam-se processos tais como gestão, desenvolvimento, organização, ordenamento e planejamento, o que revela uma clara resposta da academia às preocupações atuais da sociedade. Como principaís desafios ao aperfeiçoamento da geografia na pós-graduação aparecem, dentre outros, a busca por caminhos alternativos para atender à demanda do hinterland brasileiro, particularmente da Amazônia, e a criação de cursos voltados à analise geográfica na escala da naçãoAssociação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/660810.5418/RA2005.0202.0001Revista da ANPEGE; v. 2 n. 02 (2005); 7-20Revista da ANPEGE; Vol. 2 No. 02 (2005); 7-201679-768X10.5418/RAanpege2005.202reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6608/3608Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Francisco2018-02-10T21:35:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6608Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-02-10T21:35:15Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
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