A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8292 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, discutindo a importância da análise espacial nas/das políticas educacionais. Para tanto, analisamos duas políticas educacionais implementadas pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP), baseadas no princípio da Nova Gestão Pública. Trata-se do Programa de Ensino Integral (PEI), iniciado em 2012, e do Projeto de Reorganização Escolar, de 2015. Nesta análise, elaboramos uma série de mapas, espacializando as duas políticas no município de São Paulo, recorte investigativo desta pesquisa, que demonstram como estas têm ampliado as desigualdades espaciais e educacionais, na contramão da efetivação do direito à educação. Utilizando dados públicos, concluímos que, no caso da Reorganização Escolar, o argumento defendido pelo governo de decréscimo demográfico para o fechamento de escolas não se sustenta, uma vez que tal fenômeno não se converte automaticamente em diminuição de matrículas. Já sobre o Programa de Ensino Integral, reconhecemos que se baseia numa lógica insularizante, produzindo unidades escolares privilegiadas destinadas a alunos que moram nas regiões com as melhores condições estruturais da cidade. De forma geral, as análises apresentadas revelam a lógica de racionalização gerencial dos recursos da rede estadual de educação, que pouco dialoga com a desigualdade espacial da escola pública e do território paulistano. Nesse sentido, nota-se a permanência do abstracionismo pedagógico como norteadora das políticas educacionais no estado de São Paulo, sob a lógica da Nova Gestão Pública, em que as condições de desigualdade socioespacial encontradas na referida rede são pouco problematizadas pelas políticas educacionais propostas. |
id |
ANPEGE-1_358b0fd22b6587a98c03ae1eed629283 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8292 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulodesigualdade espacialreorganização escolarprograma de ensino integralestado de São Paulo.Este artigo apresenta resultados do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, discutindo a importância da análise espacial nas/das políticas educacionais. Para tanto, analisamos duas políticas educacionais implementadas pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP), baseadas no princípio da Nova Gestão Pública. Trata-se do Programa de Ensino Integral (PEI), iniciado em 2012, e do Projeto de Reorganização Escolar, de 2015. Nesta análise, elaboramos uma série de mapas, espacializando as duas políticas no município de São Paulo, recorte investigativo desta pesquisa, que demonstram como estas têm ampliado as desigualdades espaciais e educacionais, na contramão da efetivação do direito à educação. Utilizando dados públicos, concluímos que, no caso da Reorganização Escolar, o argumento defendido pelo governo de decréscimo demográfico para o fechamento de escolas não se sustenta, uma vez que tal fenômeno não se converte automaticamente em diminuição de matrículas. Já sobre o Programa de Ensino Integral, reconhecemos que se baseia numa lógica insularizante, produzindo unidades escolares privilegiadas destinadas a alunos que moram nas regiões com as melhores condições estruturais da cidade. De forma geral, as análises apresentadas revelam a lógica de racionalização gerencial dos recursos da rede estadual de educação, que pouco dialoga com a desigualdade espacial da escola pública e do território paulistano. Nesse sentido, nota-se a permanência do abstracionismo pedagógico como norteadora das políticas educacionais no estado de São Paulo, sob a lógica da Nova Gestão Pública, em que as condições de desigualdade socioespacial encontradas na referida rede são pouco problematizadas pelas políticas educacionais propostas.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/829210.5418/RA2018.1423.0006Revista da ANPEGE; v. 14 n. 23 (2018); 158-190Revista da ANPEGE; Vol. 14 No. 23 (2018); 158-1901679-768X10.5418/ra2018.v14i23reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8292/pdfCopyright (c) 2018 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessGirotto, Eduardo DonizetiPavesi de Oliveira, João VictorPassos, Felipe GarciaCampos, Larissa dede Oliveira Souza, Jaqueline Marinho2022-03-11T20:57:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8292Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2022-03-11T20:57:16Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo |
title |
A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo |
spellingShingle |
A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo Girotto, Eduardo Donizeti desigualdade espacial reorganização escolar programa de ensino integral estado de São Paulo. |
title_short |
A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo |
title_full |
A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo |
title_fullStr |
A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo |
title_sort |
A geografia importa: análise da dimensão espacial de duas políticas educacionais no estado de São Paulo |
author |
Girotto, Eduardo Donizeti |
author_facet |
Girotto, Eduardo Donizeti Pavesi de Oliveira, João Victor Passos, Felipe Garcia Campos, Larissa de de Oliveira Souza, Jaqueline Marinho |
author_role |
author |
author2 |
Pavesi de Oliveira, João Victor Passos, Felipe Garcia Campos, Larissa de de Oliveira Souza, Jaqueline Marinho |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Eduardo Donizeti Pavesi de Oliveira, João Victor Passos, Felipe Garcia Campos, Larissa de de Oliveira Souza, Jaqueline Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desigualdade espacial reorganização escolar programa de ensino integral estado de São Paulo. |
topic |
desigualdade espacial reorganização escolar programa de ensino integral estado de São Paulo. |
description |
Este artigo apresenta resultados do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, discutindo a importância da análise espacial nas/das políticas educacionais. Para tanto, analisamos duas políticas educacionais implementadas pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP), baseadas no princípio da Nova Gestão Pública. Trata-se do Programa de Ensino Integral (PEI), iniciado em 2012, e do Projeto de Reorganização Escolar, de 2015. Nesta análise, elaboramos uma série de mapas, espacializando as duas políticas no município de São Paulo, recorte investigativo desta pesquisa, que demonstram como estas têm ampliado as desigualdades espaciais e educacionais, na contramão da efetivação do direito à educação. Utilizando dados públicos, concluímos que, no caso da Reorganização Escolar, o argumento defendido pelo governo de decréscimo demográfico para o fechamento de escolas não se sustenta, uma vez que tal fenômeno não se converte automaticamente em diminuição de matrículas. Já sobre o Programa de Ensino Integral, reconhecemos que se baseia numa lógica insularizante, produzindo unidades escolares privilegiadas destinadas a alunos que moram nas regiões com as melhores condições estruturais da cidade. De forma geral, as análises apresentadas revelam a lógica de racionalização gerencial dos recursos da rede estadual de educação, que pouco dialoga com a desigualdade espacial da escola pública e do território paulistano. Nesse sentido, nota-se a permanência do abstracionismo pedagógico como norteadora das políticas educacionais no estado de São Paulo, sob a lógica da Nova Gestão Pública, em que as condições de desigualdade socioespacial encontradas na referida rede são pouco problematizadas pelas políticas educacionais propostas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8292 10.5418/RA2018.1423.0006 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8292 |
identifier_str_mv |
10.5418/RA2018.1423.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8292/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 14 n. 23 (2018); 158-190 Revista da ANPEGE; Vol. 14 No. 23 (2018); 158-190 1679-768X 10.5418/ra2018.v14i23 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1754209134330249216 |