AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8992 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é compreender, no contexto histórico brasileiro da Era Vargas (1930-1945), o papel político das temáticas físico-naturais enquanto saberes e práticas constituintes das articulações discursivas que operacionalizam, no pós 1930, os pressupostos da orientação moderna da Geografia Escolar. Metodologicamente, será operacionalizada uma análise dos discursos dos principais grupos políticos e sujeitos disciplinares que orbitam em torno de práticas discursivas ligadas às temáticas físico-naturais, com vistas à tentativa de fixar sentidos de conhecimento escolar na Geografia, especialmente no âmbito da discussão curricular pós 1930. O referido procedimento metodológico terá como suporte os pressupostos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau. Em termos do corpus discursivo alvo deste trabalho, buscou-se recolher e analisar materiais da Geografia Escolar alinhados à orientação moderna para, então, apresentar as relações políticas de equivalência que são fundamentais à discussão curricular da disciplina no período histórico em questão (1930-1945). |
id |
ANPEGE-1_516eb70a526eae8a18d379b117f85e50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8992 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945)Temáticas físico-naturaisDiscursoGeografia Escolar ModernaEra VargasCurrículo.O objetivo deste trabalho é compreender, no contexto histórico brasileiro da Era Vargas (1930-1945), o papel político das temáticas físico-naturais enquanto saberes e práticas constituintes das articulações discursivas que operacionalizam, no pós 1930, os pressupostos da orientação moderna da Geografia Escolar. Metodologicamente, será operacionalizada uma análise dos discursos dos principais grupos políticos e sujeitos disciplinares que orbitam em torno de práticas discursivas ligadas às temáticas físico-naturais, com vistas à tentativa de fixar sentidos de conhecimento escolar na Geografia, especialmente no âmbito da discussão curricular pós 1930. O referido procedimento metodológico terá como suporte os pressupostos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau. Em termos do corpus discursivo alvo deste trabalho, buscou-se recolher e analisar materiais da Geografia Escolar alinhados à orientação moderna para, então, apresentar as relações políticas de equivalência que são fundamentais à discussão curricular da disciplina no período histórico em questão (1930-1945).Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/899210.5418/RA2018.1425.0005Revista da ANPEGE; v. 14 n. 25 (2018); 123-157Revista da ANPEGE; Vol. 14 No. 25 (2018); 123-1571679-768X10.5418/ra2018.v14i25reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8992/pdf_8992Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCABRAL, THIAGO MANHÃES2020-05-02T19:11:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8992Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2020-05-02T19:11:12Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945) |
title |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945) |
spellingShingle |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945) CABRAL, THIAGO MANHÃES Temáticas físico-naturais Discurso Geografia Escolar Moderna Era Vargas Currículo. |
title_short |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945) |
title_full |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945) |
title_fullStr |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945) |
title_full_unstemmed |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945) |
title_sort |
AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA: GRUPOS POLÍTICOS, DEMANDAS E LUTAS PELA SIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NA ERA VARGAS (1930-1945) |
author |
CABRAL, THIAGO MANHÃES |
author_facet |
CABRAL, THIAGO MANHÃES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CABRAL, THIAGO MANHÃES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temáticas físico-naturais Discurso Geografia Escolar Moderna Era Vargas Currículo. |
topic |
Temáticas físico-naturais Discurso Geografia Escolar Moderna Era Vargas Currículo. |
description |
O objetivo deste trabalho é compreender, no contexto histórico brasileiro da Era Vargas (1930-1945), o papel político das temáticas físico-naturais enquanto saberes e práticas constituintes das articulações discursivas que operacionalizam, no pós 1930, os pressupostos da orientação moderna da Geografia Escolar. Metodologicamente, será operacionalizada uma análise dos discursos dos principais grupos políticos e sujeitos disciplinares que orbitam em torno de práticas discursivas ligadas às temáticas físico-naturais, com vistas à tentativa de fixar sentidos de conhecimento escolar na Geografia, especialmente no âmbito da discussão curricular pós 1930. O referido procedimento metodológico terá como suporte os pressupostos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau. Em termos do corpus discursivo alvo deste trabalho, buscou-se recolher e analisar materiais da Geografia Escolar alinhados à orientação moderna para, então, apresentar as relações políticas de equivalência que são fundamentais à discussão curricular da disciplina no período histórico em questão (1930-1945). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8992 10.5418/RA2018.1425.0005 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8992 |
identifier_str_mv |
10.5418/RA2018.1425.0005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/8992/pdf_8992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 14 n. 25 (2018); 123-157 Revista da ANPEGE; Vol. 14 No. 25 (2018); 123-157 1679-768X 10.5418/ra2018.v14i25 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1754209134353317888 |