O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Carolina dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fonseca, Ricardo Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10104
Resumo: A educação se evidencia como um dos instrumentos com maior potencial na luta pela superação do racismo. Ao pensarmos no ensino de geografia, defendemos que ele pode contribuir para o debate racial e a busca pela igualdade racial. Compreender como este debate tem sido feito, no Brasil, é fundamental. Assim, esta pesquisa objetiva realizar o estado da arte da questão racial no ensino de geografia a fim de compreender de que forma esta questão tem sido discutida, nos artigos publicados em periódicos, dissertações e teses de ensino de geografia. Este estado da arte foi realizado por meio da verificação em periódicos nacionais e de uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. As pesquisas encontradas foram analisadas e categorizadas, com base na análise textual discursiva (SOUSA, GALIAZZI, 2017) e na análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O panorama da produção científica investigada revela uma escassez da discussão racial no ensino de geografia, no Brasil, sendo encontradas 29 pesquisas apontando para a emergência desta discussão.
id ANPEGE-1_5441e410e667819adbccddfcf3d2c917
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10104
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no BrasilQuestão racialEnsino de GeografiaEstado da arteBrasilA educação se evidencia como um dos instrumentos com maior potencial na luta pela superação do racismo. Ao pensarmos no ensino de geografia, defendemos que ele pode contribuir para o debate racial e a busca pela igualdade racial. Compreender como este debate tem sido feito, no Brasil, é fundamental. Assim, esta pesquisa objetiva realizar o estado da arte da questão racial no ensino de geografia a fim de compreender de que forma esta questão tem sido discutida, nos artigos publicados em periódicos, dissertações e teses de ensino de geografia. Este estado da arte foi realizado por meio da verificação em periódicos nacionais e de uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. As pesquisas encontradas foram analisadas e categorizadas, com base na análise textual discursiva (SOUSA, GALIAZZI, 2017) e na análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O panorama da produção científica investigada revela uma escassez da discussão racial no ensino de geografia, no Brasil, sendo encontradas 29 pesquisas apontando para a emergência desta discussão.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1010410.5418/RA2019.1528.0004Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 86-122Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 86-1221679-768X10.5418/RAanpege2019.1528reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10104/pdf_1528-0004Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Ana Carolina dos SantosFonseca, Ricardo Lopes2020-11-30T11:19:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10104Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2020-11-30T11:19:36Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil
title O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil
spellingShingle O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil
Marques, Ana Carolina dos Santos
Questão racial
Ensino de Geografia
Estado da arte
Brasil
title_short O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil
title_full O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil
title_fullStr O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil
title_full_unstemmed O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil
title_sort O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil
author Marques, Ana Carolina dos Santos
author_facet Marques, Ana Carolina dos Santos
Fonseca, Ricardo Lopes
author_role author
author2 Fonseca, Ricardo Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Carolina dos Santos
Fonseca, Ricardo Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Questão racial
Ensino de Geografia
Estado da arte
Brasil
topic Questão racial
Ensino de Geografia
Estado da arte
Brasil
description A educação se evidencia como um dos instrumentos com maior potencial na luta pela superação do racismo. Ao pensarmos no ensino de geografia, defendemos que ele pode contribuir para o debate racial e a busca pela igualdade racial. Compreender como este debate tem sido feito, no Brasil, é fundamental. Assim, esta pesquisa objetiva realizar o estado da arte da questão racial no ensino de geografia a fim de compreender de que forma esta questão tem sido discutida, nos artigos publicados em periódicos, dissertações e teses de ensino de geografia. Este estado da arte foi realizado por meio da verificação em periódicos nacionais e de uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. As pesquisas encontradas foram analisadas e categorizadas, com base na análise textual discursiva (SOUSA, GALIAZZI, 2017) e na análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O panorama da produção científica investigada revela uma escassez da discussão racial no ensino de geografia, no Brasil, sendo encontradas 29 pesquisas apontando para a emergência desta discussão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10104
10.5418/RA2019.1528.0004
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10104
identifier_str_mv 10.5418/RA2019.1528.0004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10104/pdf_1528-0004
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 86-122
Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 86-122
1679-768X
10.5418/RAanpege2019.1528
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209134660550656