Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabela Habib Canaan da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: SILVA, Telma Mendes da, Almeida, Renato Miranda Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12108
Resumo: O artigo apresenta uma contribuição para avaliação da suscetibilidade de bacias hidrográficas à ocorrência de inundações, embasada preferencialmente em análise de aspectos geomorfológicos. A área de estudo corresponde à bacia Grijalva-Villahermosa, situada no entorno da cidade de Villahermosa, México, onde há ocorrência de inundações periódicas. Foram utilizados dados de altimetria e hidrografia para a construção do MDT, a partir do qual foi delimitada a bacia e feitas as análises referentes à compartimentação geomorfológica e a análise morfométrica. Posteriormente, foi efetuada a integração dos resultados obtidos, compondo a caracterização do meio físico da bacia hidrográfica e através de ferramentas de análise espacial em ambiente SIG gerou-se um mapa de susceptibilidade do meio físico ao desenvolvimento de inundações. Tal mapa foi analisado em conjunto com os limites de área urbana para que fossem feitas considerações para a melhor gestão da bacia hidrográfica. A mesma metodologia pode ser aplicada em outras bacias hidrográficas.
id ANPEGE-1_73a84fb530c69ee1076f9cbb8b166a96
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12108
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.geomorfologiabacias hidrográficasinundaçãosistema de informação geográficaO artigo apresenta uma contribuição para avaliação da suscetibilidade de bacias hidrográficas à ocorrência de inundações, embasada preferencialmente em análise de aspectos geomorfológicos. A área de estudo corresponde à bacia Grijalva-Villahermosa, situada no entorno da cidade de Villahermosa, México, onde há ocorrência de inundações periódicas. Foram utilizados dados de altimetria e hidrografia para a construção do MDT, a partir do qual foi delimitada a bacia e feitas as análises referentes à compartimentação geomorfológica e a análise morfométrica. Posteriormente, foi efetuada a integração dos resultados obtidos, compondo a caracterização do meio físico da bacia hidrográfica e através de ferramentas de análise espacial em ambiente SIG gerou-se um mapa de susceptibilidade do meio físico ao desenvolvimento de inundações. Tal mapa foi analisado em conjunto com os limites de área urbana para que fossem feitas considerações para a melhor gestão da bacia hidrográfica. A mesma metodologia pode ser aplicada em outras bacias hidrográficas.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2021-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1210810.5418/ra2021.v17i33.12108Revista da ANPEGE; v. 17 n. 33 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 33; 271 - 295Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 33 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 33; 271 - 2951679-768X10.5418/ra2021.v17i33reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12108/pdfCopyright (c) 2021 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isabela Habib Canaan daSILVA, Telma Mendes daAlmeida, Renato Miranda Ribeiro de2022-04-05T19:18:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12108Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2022-04-05T19:18:32Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.
title Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.
spellingShingle Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.
Silva, Isabela Habib Canaan da
geomorfologia
bacias hidrográficas
inundação
sistema de informação geográfica
title_short Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.
title_full Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.
title_fullStr Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.
title_full_unstemmed Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.
title_sort Análise geomorfológica como insumo para gestão de bacias hidrográficas:o caso das inundações na bacia Grijalva-Villahermosa, México.
author Silva, Isabela Habib Canaan da
author_facet Silva, Isabela Habib Canaan da
SILVA, Telma Mendes da
Almeida, Renato Miranda Ribeiro de
author_role author
author2 SILVA, Telma Mendes da
Almeida, Renato Miranda Ribeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabela Habib Canaan da
SILVA, Telma Mendes da
Almeida, Renato Miranda Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv geomorfologia
bacias hidrográficas
inundação
sistema de informação geográfica
topic geomorfologia
bacias hidrográficas
inundação
sistema de informação geográfica
description O artigo apresenta uma contribuição para avaliação da suscetibilidade de bacias hidrográficas à ocorrência de inundações, embasada preferencialmente em análise de aspectos geomorfológicos. A área de estudo corresponde à bacia Grijalva-Villahermosa, situada no entorno da cidade de Villahermosa, México, onde há ocorrência de inundações periódicas. Foram utilizados dados de altimetria e hidrografia para a construção do MDT, a partir do qual foi delimitada a bacia e feitas as análises referentes à compartimentação geomorfológica e a análise morfométrica. Posteriormente, foi efetuada a integração dos resultados obtidos, compondo a caracterização do meio físico da bacia hidrográfica e através de ferramentas de análise espacial em ambiente SIG gerou-se um mapa de susceptibilidade do meio físico ao desenvolvimento de inundações. Tal mapa foi analisado em conjunto com os limites de área urbana para que fossem feitas considerações para a melhor gestão da bacia hidrográfica. A mesma metodologia pode ser aplicada em outras bacias hidrográficas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12108
10.5418/ra2021.v17i33.12108
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12108
identifier_str_mv 10.5418/ra2021.v17i33.12108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12108/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 17 n. 33 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 33; 271 - 295
Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 33 (2021): Revista da ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 33; 271 - 295
1679-768X
10.5418/ra2021.v17i33
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209134827274240