BALANÇO E PERSPECTIVAS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO BRASIL – CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO TRIENAL DE 2010/2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant´Anna Neto, João Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Márcio Piñon de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6458
Resumo: Este artigo apresenta um balanço da pós-graduação em Geografia no Brasil, por meio de um resgate histórico da institucionalização da CAPES, como órgão responsável pelo estabelecimento de política pública de gestão e ­ financiamento do sistema nacional de pós-graduação. Considerando este marco legal, o objetivo deste texto é o de demonstrar e discutir os critérios envolvidos no processo de avaliação, no contexto dos avanços que permitiram à área de Geografia implementar uma série de inovações no sentido de se construir uma avaliação pautada em aspectos qualitativos e adequados para a cultura acadêmica das ciências humanas. Utilizando-se do banco de dados da Capes (Geocapes) e dos relatórios trienais da avaliação de 2010/2012, apresentam-se e discutem-se os quesitos e itens constantes do processo de avaliação, a partir do qual, apontam-se os avanços alcançados, as limitações que ainda se impõem e os problemas a serem enfrentados. Conclui-se que a área de Geografia­ a avançou quantitativamente e distribuiu-se pelo território brasileiro, permitindo a descentralização da formação de mestres e doutores. Por outro lado, o principal desafio a ser enfrentado é o de continuar se quali­ficando até atingir um nível de maturidade acadêmica que possibilite alcançar um estágio de excelência.
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