Análise geográfica dos sistemas portuários no Espírito Santo com repercussões na organização espacial terrestre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12861 |
Resumo: | Este artigo é um estudo de caracterização dos Sistemas Portuários do Espírito Santo a partir de uma abordagem geográfica. Entende-se, neste trabalho, por caracterização geográfica a descrição, localização e classificação de fatos sociais e físico-naturais da geografia em face do espaço estudado. Desta forma, Sistemas Portuários são definidos como o conjunto integrado dos elementos territoriais terrestres, marítimos e fluviais (sistemas técnicos) que podem sustentar ou não a movimentação de pessoas e/ou mercadorias produzidas nos continentes, destinadas a mercados e/ou lugares que dependem do uso do meio marítimo e fluvial como forma de transporte principal. A caracterização desses sistemas é realizada em termos de sua repercussão na hinterlândia dos territórios adjacentes ao litoral capixaba. Informações estatísticas e cartográficas foram utilizadas junto com dados aquaviários e geográficos, tais como a localização geográfica do sítio portuário, os arranjos espaciais, sistemas técnicos pertinentes, dados históricos de movimentação geral de cargas e mercadorias, quantidades de graneis sólidos e líquidos transportados e as principais mercadorias movimentadas. A principal conclusão dessa caracterização é que esses sistemas ainda servem como sustentação ao processo de reprodução ampliada de capital no território, seguindo diretrizes político econômicas dos anos 1950-1970 até os dias de hoje. |
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Análise geográfica dos sistemas portuários no Espírito Santo com repercussões na organização espacial terrestresistema portuárioterritóriocirculaçãocapitalEste artigo é um estudo de caracterização dos Sistemas Portuários do Espírito Santo a partir de uma abordagem geográfica. Entende-se, neste trabalho, por caracterização geográfica a descrição, localização e classificação de fatos sociais e físico-naturais da geografia em face do espaço estudado. Desta forma, Sistemas Portuários são definidos como o conjunto integrado dos elementos territoriais terrestres, marítimos e fluviais (sistemas técnicos) que podem sustentar ou não a movimentação de pessoas e/ou mercadorias produzidas nos continentes, destinadas a mercados e/ou lugares que dependem do uso do meio marítimo e fluvial como forma de transporte principal. A caracterização desses sistemas é realizada em termos de sua repercussão na hinterlândia dos territórios adjacentes ao litoral capixaba. Informações estatísticas e cartográficas foram utilizadas junto com dados aquaviários e geográficos, tais como a localização geográfica do sítio portuário, os arranjos espaciais, sistemas técnicos pertinentes, dados históricos de movimentação geral de cargas e mercadorias, quantidades de graneis sólidos e líquidos transportados e as principais mercadorias movimentadas. A principal conclusão dessa caracterização é que esses sistemas ainda servem como sustentação ao processo de reprodução ampliada de capital no território, seguindo diretrizes político econômicas dos anos 1950-1970 até os dias de hoje.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2021-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1286110.5418/ra2020.v16i31.12861Revista da ANPEGE; v. 16 n. 31 (2020): REVISTA DA ANPEGE - 2020, VOLUME 16 NÚMERO 31; 8-43Revista da ANPEGE; Vol. 16 No. 31 (2020): REVISTA DA ANPEGE - 2020, VOLUME 16 NÚMERO 31; 8-431679-768X10.5418/ra2020.v16i31reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/12861/pdfCopyright (c) 2021 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessVervloet, Roberto José Hezer Moreira2021-03-08T07:18:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12861Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2021-03-08T07:18:47Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
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Este artigo é um estudo de caracterização dos Sistemas Portuários do Espírito Santo a partir de uma abordagem geográfica. Entende-se, neste trabalho, por caracterização geográfica a descrição, localização e classificação de fatos sociais e físico-naturais da geografia em face do espaço estudado. Desta forma, Sistemas Portuários são definidos como o conjunto integrado dos elementos territoriais terrestres, marítimos e fluviais (sistemas técnicos) que podem sustentar ou não a movimentação de pessoas e/ou mercadorias produzidas nos continentes, destinadas a mercados e/ou lugares que dependem do uso do meio marítimo e fluvial como forma de transporte principal. A caracterização desses sistemas é realizada em termos de sua repercussão na hinterlândia dos territórios adjacentes ao litoral capixaba. Informações estatísticas e cartográficas foram utilizadas junto com dados aquaviários e geográficos, tais como a localização geográfica do sítio portuário, os arranjos espaciais, sistemas técnicos pertinentes, dados históricos de movimentação geral de cargas e mercadorias, quantidades de graneis sólidos e líquidos transportados e as principais mercadorias movimentadas. A principal conclusão dessa caracterização é que esses sistemas ainda servem como sustentação ao processo de reprodução ampliada de capital no território, seguindo diretrizes político econômicas dos anos 1950-1970 até os dias de hoje. |
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