A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Benhur Pinós da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6380
Resumo: O texto discute a escola como espaço. Defne espaço escolar pelo desenvolvimento de regras de apresentação dos corpos e construção de identidades hegemônicas e subalternas. Verifca a hierarquização das expressões de identidade no espaço escolar atentando os gêneros e as diversidades sexuais. Evidencia processos de reconhecimento das homossexualidades na escola e produção de um espaço de conflito entre identidades e suas hierarquizações. Discute a construção da identidade homossexual e o projeto de extensão e ensino produzido pelo grupo de pesquisa “Espacialidades Urbanas” da Universidade Federal de Santa Maria em uma escola da periferia da cidade de Santa Maria-RS. Apresenta uma proposta de atividades de ensino pautando as questões de gênero e sexualidades na escola. Apresenta uma proposta de atividades de ensino que enfoca as identidades de gênero e sexualidades na escola. Baseia-se na discussão de metodologias de ensino em Geografa das relações entre identidade e espaço, em especial, as identidades das homossexualidades. Apresenta o resultado da necessidade de discutir as relações da identidade homossexual relacionadas a outras esferas de identificação como, por exemplo, a religião
id ANPEGE-1_986ac8d404a6d2b96f739784c86ba9bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6380
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIASO texto discute a escola como espaço. Defne espaço escolar pelo desenvolvimento de regras de apresentação dos corpos e construção de identidades hegemônicas e subalternas. Verifca a hierarquização das expressões de identidade no espaço escolar atentando os gêneros e as diversidades sexuais. Evidencia processos de reconhecimento das homossexualidades na escola e produção de um espaço de conflito entre identidades e suas hierarquizações. Discute a construção da identidade homossexual e o projeto de extensão e ensino produzido pelo grupo de pesquisa “Espacialidades Urbanas” da Universidade Federal de Santa Maria em uma escola da periferia da cidade de Santa Maria-RS. Apresenta uma proposta de atividades de ensino pautando as questões de gênero e sexualidades na escola. Apresenta uma proposta de atividades de ensino que enfoca as identidades de gênero e sexualidades na escola. Baseia-se na discussão de metodologias de ensino em Geografa das relações entre identidade e espaço, em especial, as identidades das homossexualidades. Apresenta o resultado da necessidade de discutir as relações da identidade homossexual relacionadas a outras esferas de identificação como, por exemplo, a religiãoAssociação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/638010.5418/RA2016.1219.0009Revista da ANPEGE; v. 12 n. 19 (2016); 204-225Revista da ANPEGE; Vol. 12 No. 19 (2016); 204-2251679-768X10.5418/RAanpege2016.1219reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6380/3331Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Benhur Pinós da2018-02-10T12:27:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6380Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-02-10T12:27:50Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS
title A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS
spellingShingle A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS
Costa, Benhur Pinós da
title_short A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS
title_full A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS
title_fullStr A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS
title_full_unstemmed A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS
title_sort A ESCOLA COMO ESPAÇO: IDENTIDADES DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E SUAS HIERARQUIAS
author Costa, Benhur Pinós da
author_facet Costa, Benhur Pinós da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Benhur Pinós da
description O texto discute a escola como espaço. Defne espaço escolar pelo desenvolvimento de regras de apresentação dos corpos e construção de identidades hegemônicas e subalternas. Verifca a hierarquização das expressões de identidade no espaço escolar atentando os gêneros e as diversidades sexuais. Evidencia processos de reconhecimento das homossexualidades na escola e produção de um espaço de conflito entre identidades e suas hierarquizações. Discute a construção da identidade homossexual e o projeto de extensão e ensino produzido pelo grupo de pesquisa “Espacialidades Urbanas” da Universidade Federal de Santa Maria em uma escola da periferia da cidade de Santa Maria-RS. Apresenta uma proposta de atividades de ensino pautando as questões de gênero e sexualidades na escola. Apresenta uma proposta de atividades de ensino que enfoca as identidades de gênero e sexualidades na escola. Baseia-se na discussão de metodologias de ensino em Geografa das relações entre identidade e espaço, em especial, as identidades das homossexualidades. Apresenta o resultado da necessidade de discutir as relações da identidade homossexual relacionadas a outras esferas de identificação como, por exemplo, a religião
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6380
10.5418/RA2016.1219.0009
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6380
identifier_str_mv 10.5418/RA2016.1219.0009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6380/3331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 12 n. 19 (2016); 204-225
Revista da ANPEGE; Vol. 12 No. 19 (2016); 204-225
1679-768X
10.5418/RAanpege2016.1219
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209133337247744