Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053 |
Resumo: | o presente texto tem como objetivo problematizar e propor outras abordagens teórico-metodológicas, desde o campo epistemológica da geografia, em sua vertente crítica, para as pesquisas que buscam entender a relação entre escola, território e desigualdade. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, que tem como fonte de investigação artigos nacionais e internacionais, publicados entre 2005 e 2019 que tratam da relação entre escola, território e desigualdade. Com a análise da revisão da literatura constatou-se que, de forma geral, as pesquisas nacionais sobre o tema articulam concepções construídas no campo da sociologia urbana, com ampla influência teórico-conceitual da Escola de Chicago com aquelas elaboradas pela sociologia da educação, com especial destaque para o conceito de efeito território, derivação do efeito de lugar consolidado na literatura sociológica a partir das contribuições de Pierre Bourdieu. No âmbito internacional, as pesquisas abordam os efeitos das políticas educacionais, sob viés neoliberal, na ampliação das desigualdades escolares e espaciais. Entre as principais considerações apontadas neste trabalho, destacamos a pouca preocupação no debate conceitual em problematizar o território a partir de uma teoria espacial. Assim, na parte final do texto, problematizamos como as contribuições teórico-metodológicas da geografia, em sua vertente crítica, principalmente na constituição de uma teoria do espaço é fundamental para ampliarmos o entendimento da relação entre escola, território e desigualdades, articulando-a com o sentido da produção espacial no capitalismo. |
id |
ANPEGE-1_ca88e4c62762295c30b0ac7fc456fcc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13053 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisaGeografia da Educaçãodesigualdades territoriaispolítica educacional.o presente texto tem como objetivo problematizar e propor outras abordagens teórico-metodológicas, desde o campo epistemológica da geografia, em sua vertente crítica, para as pesquisas que buscam entender a relação entre escola, território e desigualdade. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, que tem como fonte de investigação artigos nacionais e internacionais, publicados entre 2005 e 2019 que tratam da relação entre escola, território e desigualdade. Com a análise da revisão da literatura constatou-se que, de forma geral, as pesquisas nacionais sobre o tema articulam concepções construídas no campo da sociologia urbana, com ampla influência teórico-conceitual da Escola de Chicago com aquelas elaboradas pela sociologia da educação, com especial destaque para o conceito de efeito território, derivação do efeito de lugar consolidado na literatura sociológica a partir das contribuições de Pierre Bourdieu. No âmbito internacional, as pesquisas abordam os efeitos das políticas educacionais, sob viés neoliberal, na ampliação das desigualdades escolares e espaciais. Entre as principais considerações apontadas neste trabalho, destacamos a pouca preocupação no debate conceitual em problematizar o território a partir de uma teoria espacial. Assim, na parte final do texto, problematizamos como as contribuições teórico-metodológicas da geografia, em sua vertente crítica, principalmente na constituição de uma teoria do espaço é fundamental para ampliarmos o entendimento da relação entre escola, território e desigualdades, articulando-a com o sentido da produção espacial no capitalismo.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1305310.5418/ra2021.v17i32.13053Revista da ANPEGE; v. 17 n. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 49 - 64Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 49 - 641679-768X10.5418/ra2021.v17i32reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053/pdfCopyright (c) 2021 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessGirotto, Eduardo DonizetiPavesi de Oliveira, João Victor2022-02-23T22:33:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13053Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2022-02-23T22:33:58Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa |
title |
Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa |
spellingShingle |
Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa Girotto, Eduardo Donizeti Geografia da Educação desigualdades territoriais política educacional. |
title_short |
Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa |
title_full |
Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa |
title_fullStr |
Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa |
title_sort |
Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa |
author |
Girotto, Eduardo Donizeti |
author_facet |
Girotto, Eduardo Donizeti Pavesi de Oliveira, João Victor |
author_role |
author |
author2 |
Pavesi de Oliveira, João Victor |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotto, Eduardo Donizeti Pavesi de Oliveira, João Victor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia da Educação desigualdades territoriais política educacional. |
topic |
Geografia da Educação desigualdades territoriais política educacional. |
description |
o presente texto tem como objetivo problematizar e propor outras abordagens teórico-metodológicas, desde o campo epistemológica da geografia, em sua vertente crítica, para as pesquisas que buscam entender a relação entre escola, território e desigualdade. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, que tem como fonte de investigação artigos nacionais e internacionais, publicados entre 2005 e 2019 que tratam da relação entre escola, território e desigualdade. Com a análise da revisão da literatura constatou-se que, de forma geral, as pesquisas nacionais sobre o tema articulam concepções construídas no campo da sociologia urbana, com ampla influência teórico-conceitual da Escola de Chicago com aquelas elaboradas pela sociologia da educação, com especial destaque para o conceito de efeito território, derivação do efeito de lugar consolidado na literatura sociológica a partir das contribuições de Pierre Bourdieu. No âmbito internacional, as pesquisas abordam os efeitos das políticas educacionais, sob viés neoliberal, na ampliação das desigualdades escolares e espaciais. Entre as principais considerações apontadas neste trabalho, destacamos a pouca preocupação no debate conceitual em problematizar o território a partir de uma teoria espacial. Assim, na parte final do texto, problematizamos como as contribuições teórico-metodológicas da geografia, em sua vertente crítica, principalmente na constituição de uma teoria do espaço é fundamental para ampliarmos o entendimento da relação entre escola, território e desigualdades, articulando-a com o sentido da produção espacial no capitalismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053 10.5418/ra2021.v17i32.13053 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053 |
identifier_str_mv |
10.5418/ra2021.v17i32.13053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 17 n. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 49 - 64 Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 49 - 64 1679-768X 10.5418/ra2021.v17i32 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1754209135117729792 |