Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Eduardo Donizeti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pavesi de Oliveira, João Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053
Resumo: o presente texto tem como objetivo problematizar e propor outras abordagens teórico-metodológicas, desde o campo epistemológica da geografia, em sua vertente crítica, para as pesquisas que buscam entender a relação entre escola, território e desigualdade. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, que tem como fonte de investigação artigos nacionais e internacionais, publicados entre 2005 e 2019 que tratam da relação entre escola, território e desigualdade. Com a análise da revisão da literatura constatou-se que, de forma geral, as pesquisas nacionais sobre o tema articulam concepções construídas no campo da sociologia urbana, com ampla influência teórico-conceitual da Escola de Chicago com aquelas elaboradas pela sociologia da educação, com especial destaque para o conceito de efeito território, derivação do efeito de lugar consolidado na literatura sociológica a partir das contribuições de Pierre Bourdieu. No âmbito internacional, as pesquisas abordam os efeitos das políticas educacionais, sob viés neoliberal, na ampliação das desigualdades escolares e espaciais. Entre as principais considerações apontadas neste trabalho, destacamos a pouca preocupação no debate conceitual em problematizar o território a partir de uma teoria espacial. Assim, na parte final do texto, problematizamos como as contribuições teórico-metodológicas da geografia, em sua vertente crítica, principalmente na constituição de uma teoria do espaço é fundamental para ampliarmos o entendimento da relação entre escola, território e desigualdades, articulando-a com o sentido da produção espacial no capitalismo.
id ANPEGE-1_ca88e4c62762295c30b0ac7fc456fcc1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13053
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisaGeografia da Educaçãodesigualdades territoriaispolítica educacional.o presente texto tem como objetivo problematizar e propor outras abordagens teórico-metodológicas, desde o campo epistemológica da geografia, em sua vertente crítica, para as pesquisas que buscam entender a relação entre escola, território e desigualdade. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, que tem como fonte de investigação artigos nacionais e internacionais, publicados entre 2005 e 2019 que tratam da relação entre escola, território e desigualdade. Com a análise da revisão da literatura constatou-se que, de forma geral, as pesquisas nacionais sobre o tema articulam concepções construídas no campo da sociologia urbana, com ampla influência teórico-conceitual da Escola de Chicago com aquelas elaboradas pela sociologia da educação, com especial destaque para o conceito de efeito território, derivação do efeito de lugar consolidado na literatura sociológica a partir das contribuições de Pierre Bourdieu. No âmbito internacional, as pesquisas abordam os efeitos das políticas educacionais, sob viés neoliberal, na ampliação das desigualdades escolares e espaciais. Entre as principais considerações apontadas neste trabalho, destacamos a pouca preocupação no debate conceitual em problematizar o território a partir de uma teoria espacial. Assim, na parte final do texto, problematizamos como as contribuições teórico-metodológicas da geografia, em sua vertente crítica, principalmente na constituição de uma teoria do espaço é fundamental para ampliarmos o entendimento da relação entre escola, território e desigualdades, articulando-a com o sentido da produção espacial no capitalismo.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1305310.5418/ra2021.v17i32.13053Revista da ANPEGE; v. 17 n. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 49 - 64Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 49 - 641679-768X10.5418/ra2021.v17i32reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053/pdfCopyright (c) 2021 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessGirotto, Eduardo DonizetiPavesi de Oliveira, João Victor2022-02-23T22:33:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13053Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2022-02-23T22:33:58Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
title Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
spellingShingle Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
Girotto, Eduardo Donizeti
Geografia da Educação
desigualdades territoriais
política educacional.
title_short Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
title_full Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
title_fullStr Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
title_full_unstemmed Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
title_sort Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa
author Girotto, Eduardo Donizeti
author_facet Girotto, Eduardo Donizeti
Pavesi de Oliveira, João Victor
author_role author
author2 Pavesi de Oliveira, João Victor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Girotto, Eduardo Donizeti
Pavesi de Oliveira, João Victor
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia da Educação
desigualdades territoriais
política educacional.
topic Geografia da Educação
desigualdades territoriais
política educacional.
description o presente texto tem como objetivo problematizar e propor outras abordagens teórico-metodológicas, desde o campo epistemológica da geografia, em sua vertente crítica, para as pesquisas que buscam entender a relação entre escola, território e desigualdade. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, que tem como fonte de investigação artigos nacionais e internacionais, publicados entre 2005 e 2019 que tratam da relação entre escola, território e desigualdade. Com a análise da revisão da literatura constatou-se que, de forma geral, as pesquisas nacionais sobre o tema articulam concepções construídas no campo da sociologia urbana, com ampla influência teórico-conceitual da Escola de Chicago com aquelas elaboradas pela sociologia da educação, com especial destaque para o conceito de efeito território, derivação do efeito de lugar consolidado na literatura sociológica a partir das contribuições de Pierre Bourdieu. No âmbito internacional, as pesquisas abordam os efeitos das políticas educacionais, sob viés neoliberal, na ampliação das desigualdades escolares e espaciais. Entre as principais considerações apontadas neste trabalho, destacamos a pouca preocupação no debate conceitual em problematizar o território a partir de uma teoria espacial. Assim, na parte final do texto, problematizamos como as contribuições teórico-metodológicas da geografia, em sua vertente crítica, principalmente na constituição de uma teoria do espaço é fundamental para ampliarmos o entendimento da relação entre escola, território e desigualdades, articulando-a com o sentido da produção espacial no capitalismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053
10.5418/ra2021.v17i32.13053
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053
identifier_str_mv 10.5418/ra2021.v17i32.13053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 17 n. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 49 - 64
Revista da ANPEGE; Vol. 17 No. 32 (2021): REVISTA DA ANPEGE - 2021, Volume 17 Número 32; 49 - 64
1679-768X
10.5418/ra2021.v17i32
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209135117729792