REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorin, Wagner Vinicius
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6536
Resumo: O artigo analisa a produção do espaço urbano e suas articulações com o mercado imobiliário, a partir da realidade concreta investigada na cidade de Londrina - PR. Os objetivos consistem em analisar a expansão da malha urbana e a evolução dos preços fundiários, no fito de apreender o processo de valorização seletiva do espaço engendrado pelos mecanismos próprios do circuito imobiliário. Assim, a conjuntura da última década foi base do processo investigativo. No entanto, a compreensão da expansão físico-territorial diz respeito às ações historicamente realizadas por agentes responsáveis pela produção do espaço urbano sob o modo capitalista de produção: os agentes privados, o Estado, e a sociedade civil. Desse modo, realizamos uma reflexão sobre a atuação dos incorporadores de loteamentos nas últimas quatro décadas, bem como da atuação do Estado na promoção da habitação e estruturação da cidade. Constituído esse quadro analítico, a compreensão volta-se ao estudo da evolução do preço da terra urbana a partir do levantamento e mapeamento das variáveis disponíveis nos classificados de terrenos do principal jornal local. Por fim, analisamos a estruturação do espaço urbano pela dinâmica da atividade imobiliária na Zona Leste da cidade.
id ANPEGE-1_d718e3959b6daa5840f6ccdb36f2c9df
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6536
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
repository_id_str
spelling REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PRO artigo analisa a produção do espaço urbano e suas articulações com o mercado imobiliário, a partir da realidade concreta investigada na cidade de Londrina - PR. Os objetivos consistem em analisar a expansão da malha urbana e a evolução dos preços fundiários, no fito de apreender o processo de valorização seletiva do espaço engendrado pelos mecanismos próprios do circuito imobiliário. Assim, a conjuntura da última década foi base do processo investigativo. No entanto, a compreensão da expansão físico-territorial diz respeito às ações historicamente realizadas por agentes responsáveis pela produção do espaço urbano sob o modo capitalista de produção: os agentes privados, o Estado, e a sociedade civil. Desse modo, realizamos uma reflexão sobre a atuação dos incorporadores de loteamentos nas últimas quatro décadas, bem como da atuação do Estado na promoção da habitação e estruturação da cidade. Constituído esse quadro analítico, a compreensão volta-se ao estudo da evolução do preço da terra urbana a partir do levantamento e mapeamento das variáveis disponíveis nos classificados de terrenos do principal jornal local. Por fim, analisamos a estruturação do espaço urbano pela dinâmica da atividade imobiliária na Zona Leste da cidade.Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2017-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/653610.5418/RA2011.0707.0002Revista da ANPEGE; v. 7 n. 07 (2011); 13-29Revista da ANPEGE; Vol. 7 No. 07 (2011); 13-291679-768X10.5418/ra2011.v7i07reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6536/3526Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorin, Wagner Vinicius2018-02-10T18:26:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6536Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2018-02-10T18:26:12Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PR
title REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PR
spellingShingle REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PR
Amorin, Wagner Vinicius
title_short REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PR
title_full REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PR
title_fullStr REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PR
title_full_unstemmed REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PR
title_sort REESTRUTURAÇÃO URBANA E VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA EM LONDRINA – PR
author Amorin, Wagner Vinicius
author_facet Amorin, Wagner Vinicius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorin, Wagner Vinicius
description O artigo analisa a produção do espaço urbano e suas articulações com o mercado imobiliário, a partir da realidade concreta investigada na cidade de Londrina - PR. Os objetivos consistem em analisar a expansão da malha urbana e a evolução dos preços fundiários, no fito de apreender o processo de valorização seletiva do espaço engendrado pelos mecanismos próprios do circuito imobiliário. Assim, a conjuntura da última década foi base do processo investigativo. No entanto, a compreensão da expansão físico-territorial diz respeito às ações historicamente realizadas por agentes responsáveis pela produção do espaço urbano sob o modo capitalista de produção: os agentes privados, o Estado, e a sociedade civil. Desse modo, realizamos uma reflexão sobre a atuação dos incorporadores de loteamentos nas últimas quatro décadas, bem como da atuação do Estado na promoção da habitação e estruturação da cidade. Constituído esse quadro analítico, a compreensão volta-se ao estudo da evolução do preço da terra urbana a partir do levantamento e mapeamento das variáveis disponíveis nos classificados de terrenos do principal jornal local. Por fim, analisamos a estruturação do espaço urbano pela dinâmica da atividade imobiliária na Zona Leste da cidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6536
10.5418/RA2011.0707.0002
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6536
identifier_str_mv 10.5418/RA2011.0707.0002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6536/3526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 7 n. 07 (2011); 13-29
Revista da ANPEGE; Vol. 7 No. 07 (2011); 13-29
1679-768X
10.5418/ra2011.v7i07
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1754209133791281152