Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira,Irlys Alencar Firmo
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000200005
Resumo: O artigo aborda diversas mobilizações e estratégias simbólicas contra a violência e a favor da justiça efetivadas por uma família vítima do assassinato do pai, até então prefeito de Acaraú, cidade do interior do Ceará. A campanha contra a imunidade parlamentar dos acusados do crime, baseada no "combate ao esquecimento", é movida por sentimentos radicais que produzem rituais, tendo as mulheres como principais protagonistas e porta-vozes de uma explosão discursiva. Baseada em consulta a jornais, entrevistas com familiares e moradores da cidade de Acaraú, além da análise de documentos judiciais, a autora visa investigar os diferentes circuitos dessa memória mobilizada por sentimentos que fazem a mediação entre esfera pública e esfera privada. Analisa o modo como a política se realiza, através da reconversão dos sentimentos que vão consolidando cisões familiares, grupo de adeptos, visões de mundo, acenando com sensibilidades coletivas e preceitos morais. Em síntese, as idéias desenvolvidas convergem para a compreensão dos sentimentos e valores como matéria que institui ritualidades e modos expressivos diferenciados: luto, palavras de ordem, emoções e linguagens de denúncia.
id ANPOCS-1_245ad5d21f0009e9ff61080e8d0be256
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-69092001000200005
network_acronym_str ANPOCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Política, memória e espaço público: a via dos sentimentosMemóriaSentimentosFamíliaPolíticaMulheresEspaço públicoO artigo aborda diversas mobilizações e estratégias simbólicas contra a violência e a favor da justiça efetivadas por uma família vítima do assassinato do pai, até então prefeito de Acaraú, cidade do interior do Ceará. A campanha contra a imunidade parlamentar dos acusados do crime, baseada no "combate ao esquecimento", é movida por sentimentos radicais que produzem rituais, tendo as mulheres como principais protagonistas e porta-vozes de uma explosão discursiva. Baseada em consulta a jornais, entrevistas com familiares e moradores da cidade de Acaraú, além da análise de documentos judiciais, a autora visa investigar os diferentes circuitos dessa memória mobilizada por sentimentos que fazem a mediação entre esfera pública e esfera privada. Analisa o modo como a política se realiza, através da reconversão dos sentimentos que vão consolidando cisões familiares, grupo de adeptos, visões de mundo, acenando com sensibilidades coletivas e preceitos morais. Em síntese, as idéias desenvolvidas convergem para a compreensão dos sentimentos e valores como matéria que institui ritualidades e modos expressivos diferenciados: luto, palavras de ordem, emoções e linguagens de denúncia.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000200005Revista Brasileira de Ciências Sociais v.16 n.46 2001reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/S0102-69092001000200005info:eu-repo/semantics/openAccessBarreira,Irlys Alencar Firmopor2001-08-29T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092001000200005Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2001-08-29T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos
title Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos
spellingShingle Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos
Barreira,Irlys Alencar Firmo
Memória
Sentimentos
Família
Política
Mulheres
Espaço público
title_short Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos
title_full Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos
title_fullStr Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos
title_full_unstemmed Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos
title_sort Política, memória e espaço público: a via dos sentimentos
author Barreira,Irlys Alencar Firmo
author_facet Barreira,Irlys Alencar Firmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreira,Irlys Alencar Firmo
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Sentimentos
Família
Política
Mulheres
Espaço público
topic Memória
Sentimentos
Família
Política
Mulheres
Espaço público
description O artigo aborda diversas mobilizações e estratégias simbólicas contra a violência e a favor da justiça efetivadas por uma família vítima do assassinato do pai, até então prefeito de Acaraú, cidade do interior do Ceará. A campanha contra a imunidade parlamentar dos acusados do crime, baseada no "combate ao esquecimento", é movida por sentimentos radicais que produzem rituais, tendo as mulheres como principais protagonistas e porta-vozes de uma explosão discursiva. Baseada em consulta a jornais, entrevistas com familiares e moradores da cidade de Acaraú, além da análise de documentos judiciais, a autora visa investigar os diferentes circuitos dessa memória mobilizada por sentimentos que fazem a mediação entre esfera pública e esfera privada. Analisa o modo como a política se realiza, através da reconversão dos sentimentos que vão consolidando cisões familiares, grupo de adeptos, visões de mundo, acenando com sensibilidades coletivas e preceitos morais. Em síntese, as idéias desenvolvidas convergem para a compreensão dos sentimentos e valores como matéria que institui ritualidades e modos expressivos diferenciados: luto, palavras de ordem, emoções e linguagens de denúncia.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-69092001000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais v.16 n.46 2001
reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron:ANPOCS
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron_str ANPOCS
institution ANPOCS
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
repository.mail.fl_str_mv ||anpocs@anpocs.org.br
_version_ 1754209144161697792