RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,Luiz Augusto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092017000300503
Resumo: Diante da proliferação de pesquisas sociológicas sobre o racismo, suas origens, dinâmicas e consequências sociais, ainda carecem de uma definição minimamente operacional para o termo. Além da carga política marcante e dos conteúdos que o termo assume histórica e contextualmente, há uma grande discordância sobre quais dimensões do social estão a ele relacionadas. Ora o racismo é definido: 1) como uma doutrina, ideologia ou conjunto de ideais; 2) como um conjunto de atitudes, práticas e comportamentos mais ou menos irrefletidos; 3) como uma propriedade de estruturas sociais, sistemas ou instituições. Este artigo sugere que tais divergências nascem de perspectivas parciais sobre o social, e que as pesquisas empíricas sobre o racismo têm muito a ganhar com uma integração analítica da dimensão ideológica, prática e estrutural. Contudo, para que não se perca de vista a complexidade do fenômeno e, em especial, das políticas públicas existentes para mitigá-lo, é necessário integrar essas três dimensões sem diluí-las analiticamente, isto é, sem conferir precedência de nenhuma delas em relação às outras. Daí a utilidade de uma definição realista crítica do racismo como um fenômeno tridimensional.
id ANPOCS-1_398b4f3077d9852ece4b79bfbb366992
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-69092017000300503
network_acronym_str ANPOCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-críticaRacismoPreconceitoDiscriminaçãoRealismo críticoDiante da proliferação de pesquisas sociológicas sobre o racismo, suas origens, dinâmicas e consequências sociais, ainda carecem de uma definição minimamente operacional para o termo. Além da carga política marcante e dos conteúdos que o termo assume histórica e contextualmente, há uma grande discordância sobre quais dimensões do social estão a ele relacionadas. Ora o racismo é definido: 1) como uma doutrina, ideologia ou conjunto de ideais; 2) como um conjunto de atitudes, práticas e comportamentos mais ou menos irrefletidos; 3) como uma propriedade de estruturas sociais, sistemas ou instituições. Este artigo sugere que tais divergências nascem de perspectivas parciais sobre o social, e que as pesquisas empíricas sobre o racismo têm muito a ganhar com uma integração analítica da dimensão ideológica, prática e estrutural. Contudo, para que não se perca de vista a complexidade do fenômeno e, em especial, das políticas públicas existentes para mitigá-lo, é necessário integrar essas três dimensões sem diluí-las analiticamente, isto é, sem conferir precedência de nenhuma delas em relação às outras. Daí a utilidade de uma definição realista crítica do racismo como um fenômeno tridimensional.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092017000300503Revista Brasileira de Ciências Sociais v.32 n.95 2017reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.17666/329507/2017info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Luiz Augustopor2017-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092017000300503Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2017-08-03T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false
dc.title.none.fl_str_mv RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica
title RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica
spellingShingle RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica
Campos,Luiz Augusto
Racismo
Preconceito
Discriminação
Realismo crítico
title_short RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica
title_full RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica
title_fullStr RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica
title_full_unstemmed RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica
title_sort RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica
author Campos,Luiz Augusto
author_facet Campos,Luiz Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,Luiz Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
Preconceito
Discriminação
Realismo crítico
topic Racismo
Preconceito
Discriminação
Realismo crítico
description Diante da proliferação de pesquisas sociológicas sobre o racismo, suas origens, dinâmicas e consequências sociais, ainda carecem de uma definição minimamente operacional para o termo. Além da carga política marcante e dos conteúdos que o termo assume histórica e contextualmente, há uma grande discordância sobre quais dimensões do social estão a ele relacionadas. Ora o racismo é definido: 1) como uma doutrina, ideologia ou conjunto de ideais; 2) como um conjunto de atitudes, práticas e comportamentos mais ou menos irrefletidos; 3) como uma propriedade de estruturas sociais, sistemas ou instituições. Este artigo sugere que tais divergências nascem de perspectivas parciais sobre o social, e que as pesquisas empíricas sobre o racismo têm muito a ganhar com uma integração analítica da dimensão ideológica, prática e estrutural. Contudo, para que não se perca de vista a complexidade do fenômeno e, em especial, das políticas públicas existentes para mitigá-lo, é necessário integrar essas três dimensões sem diluí-las analiticamente, isto é, sem conferir precedência de nenhuma delas em relação às outras. Daí a utilidade de uma definição realista crítica do racismo como um fenômeno tridimensional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092017000300503
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092017000300503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.17666/329507/2017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais v.32 n.95 2017
reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron:ANPOCS
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron_str ANPOCS
institution ANPOCS
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
repository.mail.fl_str_mv ||anpocs@anpocs.org.br
_version_ 1754209146573422592