CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavalle,Adrian Gurza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Guicheney,Hellen, Vello,Bruno Grisotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092021000200502
Resumo: O artigo argumenta que regimes de normatização subnacional de caráter estadual podem modificar, consideravelmente, a atuação dos conselhos gestores de políticas no plano municipal. O argumento tem implicações relevantes, porque o conhecimento acumulado sobre os conselhos descansa na premissa da prevalência de regimes nacionais de normatização, responsáveis por produzir convergência local na atuação dessas instituições, por setor de políticas. Apresentam-se resultados inéditos, comparando-se a produção decisória de 77 conselhos, mediante o exame de cerca de 15 mil resoluções, em cinco municípios de grande porte − Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Guarulhos −, escolhidos a partir de uma amostra intencional, segundo a disponibilidade de dados. Especificamente, com base em uma tipologia de conselhos que permite agregar as decisões e projetar resultados esperados, examinam-se o volume e escopo das resoluções, bem como a dispersão desses dois atributos entre conselhos do mesmo setor. O padrão decisório encontrado confirma que a descrição standard dos conselhos, informada por uma narrativa focada no plano nacional, corresponde a parte significativa dos conselhos, mas lhe escapa uma parte deles com atividade decisória anômala, plausivelmente animada por regimes estaduais de normatização.
id ANPOCS-1_67c90c87c05bc4ad1369eca4832734e4
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-69092021000200502
network_acronym_str ANPOCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porteconselhospolíticas públicasregimes de normatizaçãotipologiaespecificação institucionalindução federalO artigo argumenta que regimes de normatização subnacional de caráter estadual podem modificar, consideravelmente, a atuação dos conselhos gestores de políticas no plano municipal. O argumento tem implicações relevantes, porque o conhecimento acumulado sobre os conselhos descansa na premissa da prevalência de regimes nacionais de normatização, responsáveis por produzir convergência local na atuação dessas instituições, por setor de políticas. Apresentam-se resultados inéditos, comparando-se a produção decisória de 77 conselhos, mediante o exame de cerca de 15 mil resoluções, em cinco municípios de grande porte − Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Guarulhos −, escolhidos a partir de uma amostra intencional, segundo a disponibilidade de dados. Especificamente, com base em uma tipologia de conselhos que permite agregar as decisões e projetar resultados esperados, examinam-se o volume e escopo das resoluções, bem como a dispersão desses dois atributos entre conselhos do mesmo setor. O padrão decisório encontrado confirma que a descrição standard dos conselhos, informada por uma narrativa focada no plano nacional, corresponde a parte significativa dos conselhos, mas lhe escapa uma parte deles com atividade decisória anômala, plausivelmente animada por regimes estaduais de normatização.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092021000200502Revista Brasileira de Ciências Sociais v.36 n.106 2021reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/3610610/2021info:eu-repo/semantics/openAccessLavalle,Adrian GurzaGuicheney,HellenVello,Bruno Grisottopor2021-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092021000200502Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2021-03-04T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porte
title CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porte
spellingShingle CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porte
Lavalle,Adrian Gurza
conselhos
políticas públicas
regimes de normatização
tipologia
especificação institucional
indução federal
title_short CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porte
title_full CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porte
title_fullStr CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porte
title_full_unstemmed CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porte
title_sort CONSELHOS E REGIMES DE NORMATIZAÇÃO padrões decisórios em municípios de grande porte
author Lavalle,Adrian Gurza
author_facet Lavalle,Adrian Gurza
Guicheney,Hellen
Vello,Bruno Grisotto
author_role author
author2 Guicheney,Hellen
Vello,Bruno Grisotto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lavalle,Adrian Gurza
Guicheney,Hellen
Vello,Bruno Grisotto
dc.subject.por.fl_str_mv conselhos
políticas públicas
regimes de normatização
tipologia
especificação institucional
indução federal
topic conselhos
políticas públicas
regimes de normatização
tipologia
especificação institucional
indução federal
description O artigo argumenta que regimes de normatização subnacional de caráter estadual podem modificar, consideravelmente, a atuação dos conselhos gestores de políticas no plano municipal. O argumento tem implicações relevantes, porque o conhecimento acumulado sobre os conselhos descansa na premissa da prevalência de regimes nacionais de normatização, responsáveis por produzir convergência local na atuação dessas instituições, por setor de políticas. Apresentam-se resultados inéditos, comparando-se a produção decisória de 77 conselhos, mediante o exame de cerca de 15 mil resoluções, em cinco municípios de grande porte − Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Guarulhos −, escolhidos a partir de uma amostra intencional, segundo a disponibilidade de dados. Especificamente, com base em uma tipologia de conselhos que permite agregar as decisões e projetar resultados esperados, examinam-se o volume e escopo das resoluções, bem como a dispersão desses dois atributos entre conselhos do mesmo setor. O padrão decisório encontrado confirma que a descrição standard dos conselhos, informada por uma narrativa focada no plano nacional, corresponde a parte significativa dos conselhos, mas lhe escapa uma parte deles com atividade decisória anômala, plausivelmente animada por regimes estaduais de normatização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092021000200502
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092021000200502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/3610610/2021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais v.36 n.106 2021
reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron:ANPOCS
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron_str ANPOCS
institution ANPOCS
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
repository.mail.fl_str_mv ||anpocs@anpocs.org.br
_version_ 1754209147273871360