Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simioni,Ana Paula Cavalcanti
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências Sociais
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009
Resumo: A partir da tela Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque, pretendo discutir a relação entre as artistas mulheres e a Academia de Belas Artes no Brasil, recuperando o modo com que foram excluídas, ao longo do século XIX, das possibilidades de acessarem o mais alto grau de consagração dentro do sistema: a realização da pintura histórica. A primeira obra no gênero executada por uma artista nativa data justamente do ano símbolo do declínio da instituição: 1922. Segundo uma perspectiva que leva em consideração as prerrogativas do gênero, a artista realizou uma obra ousada. Porém, se os critérios utilizados são de ordem estilística, sua obra tende a ser vista como conservadora. Por isso pode ser percebida como uma "ousadia discreta", se interpretada à luz de balizas estéticas, institucionais, educacionais e, também, sexuais.
id ANPOCS-1_9ab5fcd82ff2036fc3a47a40947cf471
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-69092002000300009
network_acronym_str ANPOCS-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository_id_str
spelling Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no BrasilPintura históricaMulherAcademiaArteA partir da tela Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque, pretendo discutir a relação entre as artistas mulheres e a Academia de Belas Artes no Brasil, recuperando o modo com que foram excluídas, ao longo do século XIX, das possibilidades de acessarem o mais alto grau de consagração dentro do sistema: a realização da pintura histórica. A primeira obra no gênero executada por uma artista nativa data justamente do ano símbolo do declínio da instituição: 1922. Segundo uma perspectiva que leva em consideração as prerrogativas do gênero, a artista realizou uma obra ousada. Porém, se os critérios utilizados são de ordem estilística, sua obra tende a ser vista como conservadora. Por isso pode ser percebida como uma "ousadia discreta", se interpretada à luz de balizas estéticas, institucionais, educacionais e, também, sexuais.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009Revista Brasileira de Ciências Sociais v.17 n.50 2002reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/S0102-69092002000300009info:eu-repo/semantics/openAccessSimioni,Ana Paula Cavalcantipor2007-05-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092002000300009Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2007-05-22T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil
title Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil
spellingShingle Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil
Simioni,Ana Paula Cavalcanti
Pintura histórica
Mulher
Academia
Arte
title_short Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil
title_full Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil
title_fullStr Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil
title_full_unstemmed Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil
title_sort Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil
author Simioni,Ana Paula Cavalcanti
author_facet Simioni,Ana Paula Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simioni,Ana Paula Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura histórica
Mulher
Academia
Arte
topic Pintura histórica
Mulher
Academia
Arte
description A partir da tela Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque, pretendo discutir a relação entre as artistas mulheres e a Academia de Belas Artes no Brasil, recuperando o modo com que foram excluídas, ao longo do século XIX, das possibilidades de acessarem o mais alto grau de consagração dentro do sistema: a realização da pintura histórica. A primeira obra no gênero executada por uma artista nativa data justamente do ano símbolo do declínio da instituição: 1922. Segundo uma perspectiva que leva em consideração as prerrogativas do gênero, a artista realizou uma obra ousada. Porém, se os critérios utilizados são de ordem estilística, sua obra tende a ser vista como conservadora. Por isso pode ser percebida como uma "ousadia discreta", se interpretada à luz de balizas estéticas, institucionais, educacionais e, também, sexuais.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-69092002000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais v.17 n.50 2002
reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron:ANPOCS
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
instacron_str ANPOCS
institution ANPOCS
reponame_str Revista Brasileira de Ciências Sociais
collection Revista Brasileira de Ciências Sociais
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
repository.mail.fl_str_mv ||anpocs@anpocs.org.br
_version_ 1754209144225660928