Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Sociais |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009 |
Resumo: | A partir da tela Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque, pretendo discutir a relação entre as artistas mulheres e a Academia de Belas Artes no Brasil, recuperando o modo com que foram excluídas, ao longo do século XIX, das possibilidades de acessarem o mais alto grau de consagração dentro do sistema: a realização da pintura histórica. A primeira obra no gênero executada por uma artista nativa data justamente do ano símbolo do declínio da instituição: 1922. Segundo uma perspectiva que leva em consideração as prerrogativas do gênero, a artista realizou uma obra ousada. Porém, se os critérios utilizados são de ordem estilística, sua obra tende a ser vista como conservadora. Por isso pode ser percebida como uma "ousadia discreta", se interpretada à luz de balizas estéticas, institucionais, educacionais e, também, sexuais. |
id |
ANPOCS-1_9ab5fcd82ff2036fc3a47a40947cf471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-69092002000300009 |
network_acronym_str |
ANPOCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no BrasilPintura históricaMulherAcademiaArteA partir da tela Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque, pretendo discutir a relação entre as artistas mulheres e a Academia de Belas Artes no Brasil, recuperando o modo com que foram excluídas, ao longo do século XIX, das possibilidades de acessarem o mais alto grau de consagração dentro do sistema: a realização da pintura histórica. A primeira obra no gênero executada por uma artista nativa data justamente do ano símbolo do declínio da instituição: 1922. Segundo uma perspectiva que leva em consideração as prerrogativas do gênero, a artista realizou uma obra ousada. Porém, se os critérios utilizados são de ordem estilística, sua obra tende a ser vista como conservadora. Por isso pode ser percebida como uma "ousadia discreta", se interpretada à luz de balizas estéticas, institucionais, educacionais e, também, sexuais.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2002-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009Revista Brasileira de Ciências Sociais v.17 n.50 2002reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/S0102-69092002000300009info:eu-repo/semantics/openAccessSimioni,Ana Paula Cavalcantipor2007-05-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092002000300009Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2007-05-22T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil |
title |
Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil |
spellingShingle |
Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil Simioni,Ana Paula Cavalcanti Pintura histórica Mulher Academia Arte |
title_short |
Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil |
title_full |
Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil |
title_fullStr |
Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil |
title_full_unstemmed |
Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil |
title_sort |
Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil |
author |
Simioni,Ana Paula Cavalcanti |
author_facet |
Simioni,Ana Paula Cavalcanti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simioni,Ana Paula Cavalcanti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura histórica Mulher Academia Arte |
topic |
Pintura histórica Mulher Academia Arte |
description |
A partir da tela Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque, pretendo discutir a relação entre as artistas mulheres e a Academia de Belas Artes no Brasil, recuperando o modo com que foram excluídas, ao longo do século XIX, das possibilidades de acessarem o mais alto grau de consagração dentro do sistema: a realização da pintura histórica. A primeira obra no gênero executada por uma artista nativa data justamente do ano símbolo do declínio da instituição: 1922. Segundo uma perspectiva que leva em consideração as prerrogativas do gênero, a artista realizou uma obra ousada. Porém, se os critérios utilizados são de ordem estilística, sua obra tende a ser vista como conservadora. Por isso pode ser percebida como uma "ousadia discreta", se interpretada à luz de balizas estéticas, institucionais, educacionais e, também, sexuais. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-69092002000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Sociais v.17 n.50 2002 reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) instacron:ANPOCS |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) |
instacron_str |
ANPOCS |
institution |
ANPOCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anpocs@anpocs.org.br |
_version_ |
1754209144225660928 |