COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Sociais |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092019000100513 |
Resumo: | O artigo analisa as performances e estratégias discursivas mobilizadas por empreendedores de start-upsde base tecnológica, à procura de capital. Uma situação típica foi objeto de etnografia, a saber, um concurso no qual empreendedores – recém-qualificados por uma empresa especializada no desenvolvimento desse tipo de negócio – competiram pela atração de investidores. Por uma ótica microssociológica, firmada na teoria goffmaniana, a pesquisa revela que os empreendedores têm suas performances assentadas na persona do “futuro bilionário” e que seus discursos tratam de “futuros imaginados”. Ao revelar os principais componentes da representação social dos empreendedores de start-ups, o estudo pretende restituir a dimensão cultural dos acordos econômicos e, assim, demonstrar como agência, significados e relações se fazem imbricados na construção de firmas notadamente contemporâneas. |
id |
ANPOCS-1_aaf39a71aba7bc6b77a55dbe0b8e51fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-69092019000100513 |
network_acronym_str |
ANPOCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capitalEmpreendedorismoCulturaMicrossociologiaInvestimentoFirmaStart-upO artigo analisa as performances e estratégias discursivas mobilizadas por empreendedores de start-upsde base tecnológica, à procura de capital. Uma situação típica foi objeto de etnografia, a saber, um concurso no qual empreendedores – recém-qualificados por uma empresa especializada no desenvolvimento desse tipo de negócio – competiram pela atração de investidores. Por uma ótica microssociológica, firmada na teoria goffmaniana, a pesquisa revela que os empreendedores têm suas performances assentadas na persona do “futuro bilionário” e que seus discursos tratam de “futuros imaginados”. Ao revelar os principais componentes da representação social dos empreendedores de start-ups, o estudo pretende restituir a dimensão cultural dos acordos econômicos e, assim, demonstrar como agência, significados e relações se fazem imbricados na construção de firmas notadamente contemporâneas.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092019000100513Revista Brasileira de Ciências Sociais v.34 n.99 2019reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/349919/2019info:eu-repo/semantics/openAccessMaia,Marcel Maggionpor2019-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092019000100513Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2019-04-10T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital |
title |
COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital |
spellingShingle |
COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital Maia,Marcel Maggion Empreendedorismo Cultura Microssociologia Investimento Firma Start-up |
title_short |
COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital |
title_full |
COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital |
title_fullStr |
COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital |
title_full_unstemmed |
COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital |
title_sort |
COMO AS START-UPS CRESCEM? Performances e discursos de empreendedores à procura de capital |
author |
Maia,Marcel Maggion |
author_facet |
Maia,Marcel Maggion |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia,Marcel Maggion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Cultura Microssociologia Investimento Firma Start-up |
topic |
Empreendedorismo Cultura Microssociologia Investimento Firma Start-up |
description |
O artigo analisa as performances e estratégias discursivas mobilizadas por empreendedores de start-upsde base tecnológica, à procura de capital. Uma situação típica foi objeto de etnografia, a saber, um concurso no qual empreendedores – recém-qualificados por uma empresa especializada no desenvolvimento desse tipo de negócio – competiram pela atração de investidores. Por uma ótica microssociológica, firmada na teoria goffmaniana, a pesquisa revela que os empreendedores têm suas performances assentadas na persona do “futuro bilionário” e que seus discursos tratam de “futuros imaginados”. Ao revelar os principais componentes da representação social dos empreendedores de start-ups, o estudo pretende restituir a dimensão cultural dos acordos econômicos e, assim, demonstrar como agência, significados e relações se fazem imbricados na construção de firmas notadamente contemporâneas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092019000100513 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092019000100513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/349919/2019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Sociais v.34 n.99 2019 reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) instacron:ANPOCS |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) |
instacron_str |
ANPOCS |
institution |
ANPOCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anpocs@anpocs.org.br |
_version_ |
1754209146677231616 |