O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Sociais |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092020000100505 |
Resumo: | O texto consiste em uma análise socio- lógica do documentário Quem matou Eloá (Lívia Perez, Brasil, 2015), sobre o sequestro e assassinato da adolescente Eloá Cristina, de 15 anos, por seu ex-namorado, Lindemberg Alves, de 22 anos, em Santo André, SP, em outubro de 2008. O sequestro repercutiu na televisão brasileira, terminando com uma intervenção malsucedida da Policia Militar e a morte de Eloá. Na época, sustentou-se na televisão o discurso de que o crime resultava de uma “crise amorosa” de Lindemberg após o fim do relacionamento. O artigo então discute conexões entre os processos de significação cultural tanto da violência contra as mulheres quanto dos relacionamentos amorosos e a participação de meios de comunicação nesses processos. Adota-se a sociologia do cinema de Pierre Sorlin, buscando fragmentos de ideologia evocados no filme, enquanto este constrói uma crítica distanciada do caso em relação ao papel sensacionalista da cobertura televisiva à época. |
id |
ANPOCS-1_f2dafa2af6cf9449ea784a1198356c20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-69092020000100505 |
network_acronym_str |
ANPOCS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ”Violência contra as mulheresGêneroSociologia do CinemaTelevisãoRelacionamentos íntimosO texto consiste em uma análise socio- lógica do documentário Quem matou Eloá (Lívia Perez, Brasil, 2015), sobre o sequestro e assassinato da adolescente Eloá Cristina, de 15 anos, por seu ex-namorado, Lindemberg Alves, de 22 anos, em Santo André, SP, em outubro de 2008. O sequestro repercutiu na televisão brasileira, terminando com uma intervenção malsucedida da Policia Militar e a morte de Eloá. Na época, sustentou-se na televisão o discurso de que o crime resultava de uma “crise amorosa” de Lindemberg após o fim do relacionamento. O artigo então discute conexões entre os processos de significação cultural tanto da violência contra as mulheres quanto dos relacionamentos amorosos e a participação de meios de comunicação nesses processos. Adota-se a sociologia do cinema de Pierre Sorlin, buscando fragmentos de ideologia evocados no filme, enquanto este constrói uma crítica distanciada do caso em relação ao papel sensacionalista da cobertura televisiva à época.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092020000100505Revista Brasileira de Ciências Sociais v.35 n.102 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/3510220/2020info:eu-repo/semantics/openAccessRossi,Túlio Cunhapor2020-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092020000100505Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2020-01-30T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ” |
title |
O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ” |
spellingShingle |
O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ” Rossi,Túlio Cunha Violência contra as mulheres Gênero Sociologia do Cinema Televisão Relacionamentos íntimos |
title_short |
O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ” |
title_full |
O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ” |
title_fullStr |
O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ” |
title_full_unstemmed |
O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ” |
title_sort |
O DISCURSO DE AMOR NA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES: ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE “QUEM MATOU ELOÁ” |
author |
Rossi,Túlio Cunha |
author_facet |
Rossi,Túlio Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi,Túlio Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência contra as mulheres Gênero Sociologia do Cinema Televisão Relacionamentos íntimos |
topic |
Violência contra as mulheres Gênero Sociologia do Cinema Televisão Relacionamentos íntimos |
description |
O texto consiste em uma análise socio- lógica do documentário Quem matou Eloá (Lívia Perez, Brasil, 2015), sobre o sequestro e assassinato da adolescente Eloá Cristina, de 15 anos, por seu ex-namorado, Lindemberg Alves, de 22 anos, em Santo André, SP, em outubro de 2008. O sequestro repercutiu na televisão brasileira, terminando com uma intervenção malsucedida da Policia Militar e a morte de Eloá. Na época, sustentou-se na televisão o discurso de que o crime resultava de uma “crise amorosa” de Lindemberg após o fim do relacionamento. O artigo então discute conexões entre os processos de significação cultural tanto da violência contra as mulheres quanto dos relacionamentos amorosos e a participação de meios de comunicação nesses processos. Adota-se a sociologia do cinema de Pierre Sorlin, buscando fragmentos de ideologia evocados no filme, enquanto este constrói uma crítica distanciada do caso em relação ao papel sensacionalista da cobertura televisiva à época. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092020000100505 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092020000100505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/3510220/2020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Sociais v.35 n.102 2020 reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociais instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) instacron:ANPOCS |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) |
instacron_str |
ANPOCS |
institution |
ANPOCS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
collection |
Revista Brasileira de Ciências Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anpocs@anpocs.org.br |
_version_ |
1754209146978172928 |