Gregório de Matos in an anaphora rhythm
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto Poético |
Texto Completo: | https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/621 |
Resumo: | The anaphora works as a frame of words or expressions in the start of consecutive or alternating verses. In terms of rhetoric, it emphasizes the speaker’s voice, since the intonation recurrence strengthens the words necessary to convince the listener. In poetic composition, the rhymes standardize the final sound of the verses, and the anaphora creates an acoustic uniformity at the beginning, generating a counter-rhyme effect. The refined application of this figure results in poetic grace, rhetorical conviction and theological didactics. Such matters will be discussed from two sonnets attributed to Gregório de Matos e Guerra (1633-1696). |
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Gregório de Matos in an anaphora rhythmGregório de Matos en el ritmo de las anáforasGregório de Matos no ritmo das anáforasPoetry of the seventeenth centuryGregório de Matospoetic rhythm.Poesía del siglo XVIIGregório de Matosritmo poético.Poética do século XVIIGregório de Matosritmo poético.The anaphora works as a frame of words or expressions in the start of consecutive or alternating verses. In terms of rhetoric, it emphasizes the speaker’s voice, since the intonation recurrence strengthens the words necessary to convince the listener. In poetic composition, the rhymes standardize the final sound of the verses, and the anaphora creates an acoustic uniformity at the beginning, generating a counter-rhyme effect. The refined application of this figure results in poetic grace, rhetorical conviction and theological didactics. Such matters will be discussed from two sonnets attributed to Gregório de Matos e Guerra (1633-1696).La anáfora es una disposición de palabras o expresiones al principio de versos que se sucenden o se alternan. Como figura retórica, ella señala la voz del orador, ya que la entonación recurrente subraya las palabras pertinentes para el convencimiento del auditorio. Si las rimas regularizan la sonoridad al final, la anáfora crea cierta uniformidad acústica al principio de los versos, en un interesante efecto de contra la rima. La aplicación aguda de tal figura – que alcanza gracia poética, convencimiento retórico y didáctica teológica – habrá de ser estudiada en dos sonetos sacros atribuídos a Gregório de Matos e Guerra (1633-1696).A anáfora é um arranjo de palavras ou expressões que iniciam versos, consecutivos ou alternados. Como figura retórica, ela reforça a voz do orador, pois a recorrência entoativa indica os termos chaves para o convencimento do ouvinte. Na composição poética, se as rimas regularizam a sonoridade ao final, a anáfora cria certa uniformidade acústica na nascente dos versos, num interessante efeito de contra rima. A aplicação culta dessa figura – que alcança graça poética, convencimento retórico e didática teológica – será analisada em dois sonetos sacros atribuídos a Gregório de Matos e Guerra (1633-1696).GT Teoria do Texto Poético ANPOLL2019-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/62110.25094/rtp.2019n28a621Texto Poético; v. 15 n. 28 (2019): Dons do Poema (encontros poéticos entre Brasil e França); 386-4001808-5385reponame:Texto Poéticoinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:Anpollporhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/621/473Marques, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-05T19:13:44Zoai:ojs.textopoetico.emnuvens.com.br:article/621Revistahttp://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtpPUBhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/oai||solfiuza@gmail.com|| idafalves@gmail.com1808-53851808-5385opendoar:2020-02-05T19:13:44Texto Poético - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false |
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