Reading Manuel António Pina: “É o infalável que fala”
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Texto Poético |
Texto Completo: | https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/591 |
Resumo: | This essay aims to observe Manuel António Pina’s poetic works in the dual confrontation of the modernist/postmodernist contexts. Some of the metapoetic topics relevant to this author's works are: the awareness that we have come late to literature, that everything has already been written, and yet it is impossible for the poet to be silent, and the perception of poetry as revolution/revelation with/against the plurality of the self. ---DOI: http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2019n27a591 |
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Reading Manuel António Pina: “É o infalável que fala”Leyendo Manuel António Pina: “É o infalável que fala”Lendo Manuel António Pina: "É o infalável que fala"Manuel António PinaMetapoetryModernismCreative silence.Manuel António PinametapoesíaModernismosilencio creativo.Manuel António PinametapoesiaModernismosilêncio criativoThis essay aims to observe Manuel António Pina’s poetic works in the dual confrontation of the modernist/postmodernist contexts. Some of the metapoetic topics relevant to this author's works are: the awareness that we have come late to literature, that everything has already been written, and yet it is impossible for the poet to be silent, and the perception of poetry as revolution/revelation with/against the plurality of the self. ---DOI: http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2019n27a591Este trabajo se dedica a observar la poética de Manuel António Pina en la confrontación bifronte de los contextos modernista/posmodernista. Algunos de los tópicos metapoéticos pertinentes para la obra de este autor, y que se pretende investigar, son: la conciencia de que llegamos tarde a la literatura, de que todo ya fue escrito, pero que, aun así, es imposible que el poeta se cale, y la percepción de la poesía como revolución/revelación con/contra la pluralidad del yo. ---DOI: http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2019n27a591Este trabalho se dedica a observar a poética de Manuel António Pina no confronto bifronte dos contextos modernista e pós-modernista. Alguns dos tópicos metapoéticos pertinentes para a obra deste autor, e que se pretende investigar, são: a consciência de que chegamos tarde à literatura, de que tudo já foi escrito, mas que, ainda assim, é impossível que o poeta se cale, e a percepção da poesia como revolução/revelação com/contra a pluralidade do eu. ---DOI: http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2019n27a591GT Teoria do Texto Poético ANPOLL2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/59110.25094/rtp.2019n27a591Texto Poético; v. 15 n. 27 (2019): Poesia Contemplada; 16-251808-5385reponame:Texto Poéticoinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:Anpollporhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/591/425Copyright (c) 2019 Revista Texto Poéticoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Alexandre da SilvaFirmino Santos, Maria Cristina2020-06-02T18:44:11Zoai:ojs.textopoetico.emnuvens.com.br:article/591Revistahttp://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtpPUBhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/oai||solfiuza@gmail.com|| idafalves@gmail.com1808-53851808-5385opendoar:2020-06-02T18:44:11Texto Poético - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false |
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