Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Wesley Thales de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: OLIVEIRA, Ilca Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto Poético
Texto Completo: https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/331
Resumo: Neste artigo, analisamos os modos de representação da arte barroca de Minas nos livros de poesia Contemplação de Ouro Preto, de Murilo Mendes, e Código de Minas, Cantaria barroca e Barrocolagens, de Affonso Ávila. Nessas obras, os autores constroem uma expressiva reflexão crítica e exaltada dos monumentos artísticos das cidades históricas de Minas e, ao mesmo tempo, apresentam uma reflexão sobre a “mentalidade” dos homens do período setecentista mineiro, suas manifestações culturais, religiosas e artísticas. Os poetas explicitam, também, na confecção de seu discurso poético, a estrita ligação existente entre a tradição cultural e a arte moderna, promovida por meio de um diálogo entre o velho e o novo, entre o traço individual e o universal, o existencial e o literário. Num primeiro momento, lemos os textos críticos e teóricos sobre o barroco, bem como as características da produção poética de Murilo Mendes e de Affonso Ávila. Em seguida, analisamos poemas dos livros anteriormente referidos, na tentativa de revelar a arte barroca de Minas como principal ponto de referência conceitual e estilístico da poesia desses poetas.Palavras-chave: Poesia. Murilo Mendes. Affonso Ávila. Barroco. Minas Gerais.
id ANPOLL-1_ab74e552a393f213471a6e563b8bd293
oai_identifier_str oai:ojs.textopoetico.emnuvens.com.br:article/331
network_acronym_str ANPOLL-1
network_name_str Texto Poético
repository_id_str
spelling Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso ÁvilaNeste artigo, analisamos os modos de representação da arte barroca de Minas nos livros de poesia Contemplação de Ouro Preto, de Murilo Mendes, e Código de Minas, Cantaria barroca e Barrocolagens, de Affonso Ávila. Nessas obras, os autores constroem uma expressiva reflexão crítica e exaltada dos monumentos artísticos das cidades históricas de Minas e, ao mesmo tempo, apresentam uma reflexão sobre a “mentalidade” dos homens do período setecentista mineiro, suas manifestações culturais, religiosas e artísticas. Os poetas explicitam, também, na confecção de seu discurso poético, a estrita ligação existente entre a tradição cultural e a arte moderna, promovida por meio de um diálogo entre o velho e o novo, entre o traço individual e o universal, o existencial e o literário. Num primeiro momento, lemos os textos críticos e teóricos sobre o barroco, bem como as características da produção poética de Murilo Mendes e de Affonso Ávila. Em seguida, analisamos poemas dos livros anteriormente referidos, na tentativa de revelar a arte barroca de Minas como principal ponto de referência conceitual e estilístico da poesia desses poetas.Palavras-chave: Poesia. Murilo Mendes. Affonso Ávila. Barroco. Minas Gerais.GT Teoria do Texto Poético ANPOLL2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/33110.25094/rtp.2015n19a331Texto Poético; v. 11 n. 19 (2015); 221-2411808-5385reponame:Texto Poéticoinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:Anpollporhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/331/290Copyright (c) 2016 Revista Texto Poéticoinfo:eu-repo/semantics/openAccessROCHA, Wesley Thales de AlmeidaOLIVEIRA, Ilca Vieira de2017-06-08T07:59:37Zoai:ojs.textopoetico.emnuvens.com.br:article/331Revistahttp://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtpPUBhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/oai||solfiuza@gmail.com|| idafalves@gmail.com1808-53851808-5385opendoar:2017-06-08T07:59:37Texto Poético - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false
dc.title.none.fl_str_mv Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila
title Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila
spellingShingle Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila
ROCHA, Wesley Thales de Almeida
title_short Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila
title_full Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila
title_fullStr Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila
title_full_unstemmed Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila
title_sort Crítica e exaltação à arte barroca de Minas na poesia de Murilo Mendes e Affonso Ávila
author ROCHA, Wesley Thales de Almeida
author_facet ROCHA, Wesley Thales de Almeida
OLIVEIRA, Ilca Vieira de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Ilca Vieira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Wesley Thales de Almeida
OLIVEIRA, Ilca Vieira de
description Neste artigo, analisamos os modos de representação da arte barroca de Minas nos livros de poesia Contemplação de Ouro Preto, de Murilo Mendes, e Código de Minas, Cantaria barroca e Barrocolagens, de Affonso Ávila. Nessas obras, os autores constroem uma expressiva reflexão crítica e exaltada dos monumentos artísticos das cidades históricas de Minas e, ao mesmo tempo, apresentam uma reflexão sobre a “mentalidade” dos homens do período setecentista mineiro, suas manifestações culturais, religiosas e artísticas. Os poetas explicitam, também, na confecção de seu discurso poético, a estrita ligação existente entre a tradição cultural e a arte moderna, promovida por meio de um diálogo entre o velho e o novo, entre o traço individual e o universal, o existencial e o literário. Num primeiro momento, lemos os textos críticos e teóricos sobre o barroco, bem como as características da produção poética de Murilo Mendes e de Affonso Ávila. Em seguida, analisamos poemas dos livros anteriormente referidos, na tentativa de revelar a arte barroca de Minas como principal ponto de referência conceitual e estilístico da poesia desses poetas.Palavras-chave: Poesia. Murilo Mendes. Affonso Ávila. Barroco. Minas Gerais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/331
10.25094/rtp.2015n19a331
url https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/331
identifier_str_mv 10.25094/rtp.2015n19a331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/331/290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Texto Poético
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Texto Poético
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GT Teoria do Texto Poético ANPOLL
publisher.none.fl_str_mv GT Teoria do Texto Poético ANPOLL
dc.source.none.fl_str_mv Texto Poético; v. 11 n. 19 (2015); 221-241
1808-5385
reponame:Texto Poético
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron:Anpoll
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron_str Anpoll
institution Anpoll
reponame_str Texto Poético
collection Texto Poético
repository.name.fl_str_mv Texto Poético - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
repository.mail.fl_str_mv ||solfiuza@gmail.com|| idafalves@gmail.com
_version_ 1798329789849796608