Revelação poética em Jorge de Lima
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto Poético |
Texto Completo: | https://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/17 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo da obra de Jorge de Lima, no que tange à questão da revelação poética. A poética limiana, principalmente após a publicação de Tempo e eternidade, passou a tematizar o processo de criação literária. Surge, então, a figura do demiurgo: o poeta que recebe o dom direto das mãos de Deus, tornando-se um anunciador das grandes verdades universais. A figura do poeta, associada à de um herói com seus poderes sobrenaturais, é capaz de superar as categorias de tempo e espaço. Para Jorge de Lima, o ato de composição poética está ligado ao retorno aos primórdios da linguagem – momento de surgimento das fórmulas mágico-encantatórias. Ele vê na poesia uma forma de manter a autonomia da linguagem e de criar o seu mundo particular. O poeta não está conformado com os recursos que uma linguagem estática pode oferecer-lhe. Muito pelo contrário, ele realiza uma viagem em busca da Musa, figura associada à visão noturna e muitas vezes chamada de Mira-Celi. Trata-se de uma travessia realizada no mar revolto da linguagem. |
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Revelação poética em Jorge de LimaEste trabalho tem como objetivo fazer um estudo da obra de Jorge de Lima, no que tange à questão da revelação poética. A poética limiana, principalmente após a publicação de Tempo e eternidade, passou a tematizar o processo de criação literária. Surge, então, a figura do demiurgo: o poeta que recebe o dom direto das mãos de Deus, tornando-se um anunciador das grandes verdades universais. A figura do poeta, associada à de um herói com seus poderes sobrenaturais, é capaz de superar as categorias de tempo e espaço. Para Jorge de Lima, o ato de composição poética está ligado ao retorno aos primórdios da linguagem – momento de surgimento das fórmulas mágico-encantatórias. Ele vê na poesia uma forma de manter a autonomia da linguagem e de criar o seu mundo particular. O poeta não está conformado com os recursos que uma linguagem estática pode oferecer-lhe. Muito pelo contrário, ele realiza uma viagem em busca da Musa, figura associada à visão noturna e muitas vezes chamada de Mira-Celi. Trata-se de uma travessia realizada no mar revolto da linguagem.GT Teoria do Texto Poético ANPOLL2013-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/1710.25094/rtp.2010n8a17Texto Poético; v. 6 n. 8 (2010)1808-5385reponame:Texto Poéticoinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:Anpollporhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/article/view/17/14VELOSO, Ataide José Mescolininfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-08T08:03:31Zoai:ojs.textopoetico.emnuvens.com.br:article/17Revistahttp://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtpPUBhttps://textopoetico.emnuvens.com.br/rtp/oai||solfiuza@gmail.com|| idafalves@gmail.com1808-53851808-5385opendoar:2017-06-08T08:03:31Texto Poético - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false |
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