“UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Jean Carlos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pluschkat, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPOLL (Online)
Texto Completo: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/945
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, a partir do discurso de alunos de um curso de graduação de uma universidade federal brasileira que realizaram intercâmbio em Portugal. A análise, tomando, como caso particular, enunciados postados na rede social Facebook, é ancorada na perspectiva dialógica do discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal filiação teórica. A mobilização da noção de interculturalidade se dá pelas contribuições de Homi Bhabha e Terry Egleton. Os resultados apontam a experiência do intercâmbio como um exercício de alteridade e enunciação, que se inscreve, inegavelmente, no campo da discursividade.  O estudo também chama a atenção para o uso da rede social Facebook como meio de interlocução, mediado por diferentes formas de leitura e escrita, o que o torna um fértil campo de investigação da linguagem e seu funcionamento em diferentes esferas de atividade.   This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
id ANPOLL-2_4f99765f2823a16f00bf926b00b6d8d2
oai_identifier_str oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/945
network_acronym_str ANPOLL-2
network_name_str Revista da ANPOLL (Online)
repository_id_str
spelling “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSOMobilidade Acadêmica InternacionalPerspectiva dialógicaFacebookInterculturalidadeEste artigo tem como objetivo compreender os sentidos do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, a partir do discurso de alunos de um curso de graduação de uma universidade federal brasileira que realizaram intercâmbio em Portugal. A análise, tomando, como caso particular, enunciados postados na rede social Facebook, é ancorada na perspectiva dialógica do discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal filiação teórica. A mobilização da noção de interculturalidade se dá pelas contribuições de Homi Bhabha e Terry Egleton. Os resultados apontam a experiência do intercâmbio como um exercício de alteridade e enunciação, que se inscreve, inegavelmente, no campo da discursividade.  O estudo também chama a atenção para o uso da rede social Facebook como meio de interlocução, mediado por diferentes formas de leitura e escrita, o que o torna um fértil campo de investigação da linguagem e seu funcionamento em diferentes esferas de atividade.   This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.ANPOLL2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/94510.18309/anp.v1i42.945Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 86-95Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 86-951982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/945/894Copyright (c) 2017 Revista Anpollinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Jean CarlosPluschkat, Patricia2020-04-09T18:06:37Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/945Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:39.901399Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false
dc.title.none.fl_str_mv “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO
title “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO
spellingShingle “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO
Gonçalves, Jean Carlos
Mobilidade Acadêmica Internacional
Perspectiva dialógica
Facebook
Interculturalidade
title_short “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO
title_full “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO
title_fullStr “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO
title_full_unstemmed “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO
title_sort “UMA BATIDA ESTRANHA” NO FACEBOOK: O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL EM DISCURSO
author Gonçalves, Jean Carlos
author_facet Gonçalves, Jean Carlos
Pluschkat, Patricia
author_role author
author2 Pluschkat, Patricia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Jean Carlos
Pluschkat, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade Acadêmica Internacional
Perspectiva dialógica
Facebook
Interculturalidade
topic Mobilidade Acadêmica Internacional
Perspectiva dialógica
Facebook
Interculturalidade
description Este artigo tem como objetivo compreender os sentidos do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, a partir do discurso de alunos de um curso de graduação de uma universidade federal brasileira que realizaram intercâmbio em Portugal. A análise, tomando, como caso particular, enunciados postados na rede social Facebook, é ancorada na perspectiva dialógica do discurso, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal filiação teórica. A mobilização da noção de interculturalidade se dá pelas contribuições de Homi Bhabha e Terry Egleton. Os resultados apontam a experiência do intercâmbio como um exercício de alteridade e enunciação, que se inscreve, inegavelmente, no campo da discursividade.  O estudo também chama a atenção para o uso da rede social Facebook como meio de interlocução, mediado por diferentes formas de leitura e escrita, o que o torna um fértil campo de investigação da linguagem e seu funcionamento em diferentes esferas de atividade.   This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/945
10.18309/anp.v1i42.945
url https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/945
identifier_str_mv 10.18309/anp.v1i42.945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/945/894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Anpoll
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Anpoll
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 86-95
Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 86-95
1982-7830
1414-7564
reponame:Revista da ANPOLL (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron:ANPOLL
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron_str ANPOLL
institution ANPOLL
reponame_str Revista da ANPOLL (Online)
collection Revista da ANPOLL (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
repository.mail.fl_str_mv revistadaanpoll@gmail.com
_version_ 1797051179325194240