A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPOLL (Online) |
Texto Completo: | https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/145 |
Resumo: | REUMO: Pretende-se refletir sobre o funcionamento do discurso em propagandas, buscando entender como o não-verbal consegue significar, em contato com a História e a ideologia. O corpus é constituído por anúncios de anéis que enfatizam características estéticas do corpo humano. A análise apontou que a opção pelo não-verbal decorre de uma não implicação do autor da peça com o sentido. Isto parece reforçado pela escolha de imagens que buscam direcionar a interpretação para o cômico, cuja característica é a flexibilização dos interditos, possibilitando que sejam postos em jogo sentidos censurados. PALAVRAS-CHAVE: discurso, linguagem não-verbal, publicidade, mídia. ABSTRACT: We intend to investigate how non-verbal discourse functions in propaganda pieces, in an attempt to understand the ways that this kind of discourse succeeds in producing meanings in contact with history as well as ideology. The corpus is made up of advertisements of rings which emphasize characteristics of the human body. The analysis shows that the option for non-verbal language is a consequence of an absence of implication with the expressed senses. This seems to be reinforced by the choice of images that seek to direct the interpretation towards the comic, whose main characteristic is the flexibilization of the prohibited, making it possible that the socially forbidden senses circulate. KEYWORDS: discourse, non-verbal language, propaganda, media. |
id |
ANPOLL-2_59fa8001a40d1717ffd8316c84192f42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/145 |
network_acronym_str |
ANPOLL-2 |
network_name_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADEREUMO: Pretende-se refletir sobre o funcionamento do discurso em propagandas, buscando entender como o não-verbal consegue significar, em contato com a História e a ideologia. O corpus é constituído por anúncios de anéis que enfatizam características estéticas do corpo humano. A análise apontou que a opção pelo não-verbal decorre de uma não implicação do autor da peça com o sentido. Isto parece reforçado pela escolha de imagens que buscam direcionar a interpretação para o cômico, cuja característica é a flexibilização dos interditos, possibilitando que sejam postos em jogo sentidos censurados. PALAVRAS-CHAVE: discurso, linguagem não-verbal, publicidade, mídia. ABSTRACT: We intend to investigate how non-verbal discourse functions in propaganda pieces, in an attempt to understand the ways that this kind of discourse succeeds in producing meanings in contact with history as well as ideology. The corpus is made up of advertisements of rings which emphasize characteristics of the human body. The analysis shows that the option for non-verbal language is a consequence of an absence of implication with the expressed senses. This seems to be reinforced by the choice of images that seek to direct the interpretation towards the comic, whose main characteristic is the flexibilization of the prohibited, making it possible that the socially forbidden senses circulate. KEYWORDS: discourse, non-verbal language, propaganda, media.ANPOLL2009-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/14510.18309/anp.v2i27.145Revista da Anpoll; Vol. 2 No. 27 (2009): Multimodalidade e intermidialidade: Abordagens linguísticas e literáriasRevista da Anpoll; v. 2 n. 27 (2009): Multimodalidade e intermidialidade: Abordagens linguísticas e literárias1982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/145/155Tfouni, Leda VerdianiSantos, Arthur Egydio de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-15T19:45:51Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/145Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:11.774816Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADE |
title |
A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADE |
spellingShingle |
A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADE Tfouni, Leda Verdiani |
title_short |
A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADE |
title_full |
A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADE |
title_fullStr |
A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADE |
title_full_unstemmed |
A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADE |
title_sort |
A INTERPELAÇÃO IDEOLÓGICA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: OS USOS DO CORPO E DAS LINGUAGENS NÃO-VERBAIS PELAMÍDIA NA MODERNIDADE |
author |
Tfouni, Leda Verdiani |
author_facet |
Tfouni, Leda Verdiani Santos, Arthur Egydio de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Arthur Egydio de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tfouni, Leda Verdiani Santos, Arthur Egydio de Sousa |
description |
REUMO: Pretende-se refletir sobre o funcionamento do discurso em propagandas, buscando entender como o não-verbal consegue significar, em contato com a História e a ideologia. O corpus é constituído por anúncios de anéis que enfatizam características estéticas do corpo humano. A análise apontou que a opção pelo não-verbal decorre de uma não implicação do autor da peça com o sentido. Isto parece reforçado pela escolha de imagens que buscam direcionar a interpretação para o cômico, cuja característica é a flexibilização dos interditos, possibilitando que sejam postos em jogo sentidos censurados. PALAVRAS-CHAVE: discurso, linguagem não-verbal, publicidade, mídia. ABSTRACT: We intend to investigate how non-verbal discourse functions in propaganda pieces, in an attempt to understand the ways that this kind of discourse succeeds in producing meanings in contact with history as well as ideology. The corpus is made up of advertisements of rings which emphasize characteristics of the human body. The analysis shows that the option for non-verbal language is a consequence of an absence of implication with the expressed senses. This seems to be reinforced by the choice of images that seek to direct the interpretation towards the comic, whose main characteristic is the flexibilization of the prohibited, making it possible that the socially forbidden senses circulate. KEYWORDS: discourse, non-verbal language, propaganda, media. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/145 10.18309/anp.v2i27.145 |
url |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/145 |
identifier_str_mv |
10.18309/anp.v2i27.145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/145/155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Anpoll; Vol. 2 No. 27 (2009): Multimodalidade e intermidialidade: Abordagens linguísticas e literárias Revista da Anpoll; v. 2 n. 27 (2009): Multimodalidade e intermidialidade: Abordagens linguísticas e literárias 1982-7830 1414-7564 reponame:Revista da ANPOLL (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) instacron:ANPOLL |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
instacron_str |
ANPOLL |
institution |
ANPOLL |
reponame_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
collection |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaanpoll@gmail.com |
_version_ |
1797051177154641920 |