AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPOLL (Online) |
Texto Completo: | https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é refletir sobre as dimensões do agir docente que orientam o trabalho do professor para o ensino de leitura. Inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), utilizaremos como suporte teórico os estudos advindos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2004, 2007, 2009), Cristovão (2008), entre outros, e dos estudos provenientes da Clínica da Atividade, cujos representantes são Clot (1999) e Faïta (2002). Em relação aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa interpretativista de cunho etnográfico. Para a concretização do objetivo proposto, realizamos entrevistas semi-estruturadas e filmagem de aulas para as sessões de autoconfrontação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são três professores de língua materna do ensino médio da cidade de Campina Grande. Os resultados da análise revelaram que o agir que orienta o trabalho do professor para o ensino de leitura é o agir motivacional da ordem da internalização, revelando assim que os colaboradores da pesquisa trabalham a leitura a partir de motivos mentais particulares. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. |
id |
ANPOLL-2_5a51bb4255a2fd2ebaf1bb394033147f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/981 |
network_acronym_str |
ANPOLL-2 |
network_name_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURADimensões do agir docenteLeituraEnsinoO objetivo deste trabalho é refletir sobre as dimensões do agir docente que orientam o trabalho do professor para o ensino de leitura. Inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), utilizaremos como suporte teórico os estudos advindos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2004, 2007, 2009), Cristovão (2008), entre outros, e dos estudos provenientes da Clínica da Atividade, cujos representantes são Clot (1999) e Faïta (2002). Em relação aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa interpretativista de cunho etnográfico. Para a concretização do objetivo proposto, realizamos entrevistas semi-estruturadas e filmagem de aulas para as sessões de autoconfrontação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são três professores de língua materna do ensino médio da cidade de Campina Grande. Os resultados da análise revelaram que o agir que orienta o trabalho do professor para o ensino de leitura é o agir motivacional da ordem da internalização, revelando assim que os colaboradores da pesquisa trabalham a leitura a partir de motivos mentais particulares. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.ANPOLL2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/98110.18309/anp.v1i42.981Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 110-121Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 110-1211982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981/897Copyright (c) 2017 Revista Anpollinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Stephanie Andrade2020-04-09T18:06:37Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/981Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:40.263287Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA |
title |
AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA |
spellingShingle |
AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA Souza, Stephanie Andrade Dimensões do agir docente Leitura Ensino |
title_short |
AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA |
title_full |
AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA |
title_fullStr |
AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA |
title_full_unstemmed |
AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA |
title_sort |
AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA |
author |
Souza, Stephanie Andrade |
author_facet |
Souza, Stephanie Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Stephanie Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dimensões do agir docente Leitura Ensino |
topic |
Dimensões do agir docente Leitura Ensino |
description |
O objetivo deste trabalho é refletir sobre as dimensões do agir docente que orientam o trabalho do professor para o ensino de leitura. Inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), utilizaremos como suporte teórico os estudos advindos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2004, 2007, 2009), Cristovão (2008), entre outros, e dos estudos provenientes da Clínica da Atividade, cujos representantes são Clot (1999) e Faïta (2002). Em relação aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa interpretativista de cunho etnográfico. Para a concretização do objetivo proposto, realizamos entrevistas semi-estruturadas e filmagem de aulas para as sessões de autoconfrontação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são três professores de língua materna do ensino médio da cidade de Campina Grande. Os resultados da análise revelaram que o agir que orienta o trabalho do professor para o ensino de leitura é o agir motivacional da ordem da internalização, revelando assim que os colaboradores da pesquisa trabalham a leitura a partir de motivos mentais particulares. This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981 10.18309/anp.v1i42.981 |
url |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981 |
identifier_str_mv |
10.18309/anp.v1i42.981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981/897 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Anpoll info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Anpoll |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 110-121 Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 110-121 1982-7830 1414-7564 reponame:Revista da ANPOLL (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) instacron:ANPOLL |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
instacron_str |
ANPOLL |
institution |
ANPOLL |
reponame_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
collection |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaanpoll@gmail.com |
_version_ |
1797051179335680000 |