AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Stephanie Andrade
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPOLL (Online)
Texto Completo: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre as dimensões do agir docente que orientam o trabalho do professor para o ensino de leitura. Inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), utilizaremos como suporte teórico os estudos advindos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2004, 2007, 2009), Cristovão (2008), entre outros, e dos estudos provenientes da Clínica da Atividade, cujos representantes são Clot (1999) e Faïta (2002). Em relação aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa interpretativista de cunho etnográfico. Para a concretização do objetivo proposto, realizamos entrevistas semi-estruturadas e filmagem de aulas para as sessões de autoconfrontação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são três professores de língua materna do ensino médio da cidade de Campina Grande. Os resultados da análise revelaram que o agir que orienta o trabalho do professor para o ensino de leitura é o agir motivacional da ordem da internalização, revelando assim que os colaboradores da pesquisa trabalham a leitura a partir de motivos mentais particulares.  This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
id ANPOLL-2_5a51bb4255a2fd2ebaf1bb394033147f
oai_identifier_str oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/981
network_acronym_str ANPOLL-2
network_name_str Revista da ANPOLL (Online)
repository_id_str
spelling AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURADimensões do agir docenteLeituraEnsinoO objetivo deste trabalho é refletir sobre as dimensões do agir docente que orientam o trabalho do professor para o ensino de leitura. Inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), utilizaremos como suporte teórico os estudos advindos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2004, 2007, 2009), Cristovão (2008), entre outros, e dos estudos provenientes da Clínica da Atividade, cujos representantes são Clot (1999) e Faïta (2002). Em relação aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa interpretativista de cunho etnográfico. Para a concretização do objetivo proposto, realizamos entrevistas semi-estruturadas e filmagem de aulas para as sessões de autoconfrontação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são três professores de língua materna do ensino médio da cidade de Campina Grande. Os resultados da análise revelaram que o agir que orienta o trabalho do professor para o ensino de leitura é o agir motivacional da ordem da internalização, revelando assim que os colaboradores da pesquisa trabalham a leitura a partir de motivos mentais particulares.  This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.ANPOLL2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/98110.18309/anp.v1i42.981Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 110-121Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 110-1211982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981/897Copyright (c) 2017 Revista Anpollinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Stephanie Andrade2020-04-09T18:06:37Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/981Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:40.263287Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
title AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
spellingShingle AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
Souza, Stephanie Andrade
Dimensões do agir docente
Leitura
Ensino
title_short AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
title_full AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
title_fullStr AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
title_full_unstemmed AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
title_sort AS DIMENSÕES DO AGIR DOCENTE NO TRABALHO COM A LEITURA
author Souza, Stephanie Andrade
author_facet Souza, Stephanie Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Stephanie Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensões do agir docente
Leitura
Ensino
topic Dimensões do agir docente
Leitura
Ensino
description O objetivo deste trabalho é refletir sobre as dimensões do agir docente que orientam o trabalho do professor para o ensino de leitura. Inserido no âmbito da Linguística Aplicada (LA), utilizaremos como suporte teórico os estudos advindos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), representado por Bronckart (1999, 2006, 2008), Machado (2004, 2007, 2009), Cristovão (2008), entre outros, e dos estudos provenientes da Clínica da Atividade, cujos representantes são Clot (1999) e Faïta (2002). Em relação aos fundamentos metodológicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa interpretativista de cunho etnográfico. Para a concretização do objetivo proposto, realizamos entrevistas semi-estruturadas e filmagem de aulas para as sessões de autoconfrontação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são três professores de língua materna do ensino médio da cidade de Campina Grande. Os resultados da análise revelaram que o agir que orienta o trabalho do professor para o ensino de leitura é o agir motivacional da ordem da internalização, revelando assim que os colaboradores da pesquisa trabalham a leitura a partir de motivos mentais particulares.  This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981
10.18309/anp.v1i42.981
url https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981
identifier_str_mv 10.18309/anp.v1i42.981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/981/897
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Anpoll
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Anpoll
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 110-121
Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 110-121
1982-7830
1414-7564
reponame:Revista da ANPOLL (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron:ANPOLL
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron_str ANPOLL
institution ANPOLL
reponame_str Revista da ANPOLL (Online)
collection Revista da ANPOLL (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
repository.mail.fl_str_mv revistadaanpoll@gmail.com
_version_ 1797051179335680000