O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do Passado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Rosa Duarte de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPOLL (Online)
Texto Completo: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/850
Resumo: Trata-se do estudo do romance Antes do Passado – o silêncio que vem do Araguaia, de 2012, sob a perspectiva do resgate, via memória e testemunho, da história de Cilon Cunha Brum, um dentre os muitos militantes políticos da guerrilha do Araguaia, desaparecido na década de 70, e cujo corpo não foi encontrado até hoje. Este livro, que tem encontrado muita receptividade na crítica literária brasileira, traz para primeiro plano o sentido de uma ausência, seja pela busca fracassada do narrador-autor pela figura de um tio envolvido em heroicidade, seja pela narrativa entrecortada por lembranças, cartas, diários, fotos, restos de diálogos, imagens fugidias de um sujeito espectral, entre a visibilidade e a invisibilidade.  Da mesma forma que o objeto da narração se dilui, o narrador também está cindido entre a subjetividade de marcas autobiográficas e o testemunho de outros, que trazem rastros de uma história cujo núcleo está vazio. A verdadeira testemunha não deixou nenhum vestígio de si, nem mesmo um corpo que pudesse atestar a sua morte. Entre a história e a ficção, a memória e o testemunho, a subjetivação e a dessubjetivação, esta narrativa se faz no intervalo do que ficou por dizer.  This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. 
id ANPOLL-2_7c9fe5474cbfe04a250a71983fa11476
oai_identifier_str oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/850
network_acronym_str ANPOLL-2
network_name_str Revista da ANPOLL (Online)
repository_id_str
spelling O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do PassadoLiteratura pós-ditatorialMemóriaRestosTestemunhoTrata-se do estudo do romance Antes do Passado – o silêncio que vem do Araguaia, de 2012, sob a perspectiva do resgate, via memória e testemunho, da história de Cilon Cunha Brum, um dentre os muitos militantes políticos da guerrilha do Araguaia, desaparecido na década de 70, e cujo corpo não foi encontrado até hoje. Este livro, que tem encontrado muita receptividade na crítica literária brasileira, traz para primeiro plano o sentido de uma ausência, seja pela busca fracassada do narrador-autor pela figura de um tio envolvido em heroicidade, seja pela narrativa entrecortada por lembranças, cartas, diários, fotos, restos de diálogos, imagens fugidias de um sujeito espectral, entre a visibilidade e a invisibilidade.  Da mesma forma que o objeto da narração se dilui, o narrador também está cindido entre a subjetividade de marcas autobiográficas e o testemunho de outros, que trazem rastros de uma história cujo núcleo está vazio. A verdadeira testemunha não deixou nenhum vestígio de si, nem mesmo um corpo que pudesse atestar a sua morte. Entre a história e a ficção, a memória e o testemunho, a subjetivação e a dessubjetivação, esta narrativa se faz no intervalo do que ficou por dizer.  This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. ANPOLL2015-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/85010.18309/anp.v1i38.850Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 38 (2015): Estudos Literários; 224-233Revista da Anpoll; v. 1 n. 38 (2015): Estudos Literários; 224-2331982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/850/806Copyright (c) 2015 Revista Anpollinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Rosa Duarte de2020-04-09T18:13:39Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/850Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:37.884641Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false
dc.title.none.fl_str_mv O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do Passado
title O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do Passado
spellingShingle O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do Passado
Oliveira, Maria Rosa Duarte de
Literatura pós-ditatorial
Memória
Restos
Testemunho
title_short O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do Passado
title_full O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do Passado
title_fullStr O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do Passado
title_full_unstemmed O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do Passado
title_sort O resgate de um corpo ausente: testemunho, memória e restos em Antes do Passado
author Oliveira, Maria Rosa Duarte de
author_facet Oliveira, Maria Rosa Duarte de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Rosa Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura pós-ditatorial
Memória
Restos
Testemunho
topic Literatura pós-ditatorial
Memória
Restos
Testemunho
description Trata-se do estudo do romance Antes do Passado – o silêncio que vem do Araguaia, de 2012, sob a perspectiva do resgate, via memória e testemunho, da história de Cilon Cunha Brum, um dentre os muitos militantes políticos da guerrilha do Araguaia, desaparecido na década de 70, e cujo corpo não foi encontrado até hoje. Este livro, que tem encontrado muita receptividade na crítica literária brasileira, traz para primeiro plano o sentido de uma ausência, seja pela busca fracassada do narrador-autor pela figura de um tio envolvido em heroicidade, seja pela narrativa entrecortada por lembranças, cartas, diários, fotos, restos de diálogos, imagens fugidias de um sujeito espectral, entre a visibilidade e a invisibilidade.  Da mesma forma que o objeto da narração se dilui, o narrador também está cindido entre a subjetividade de marcas autobiográficas e o testemunho de outros, que trazem rastros de uma história cujo núcleo está vazio. A verdadeira testemunha não deixou nenhum vestígio de si, nem mesmo um corpo que pudesse atestar a sua morte. Entre a história e a ficção, a memória e o testemunho, a subjetivação e a dessubjetivação, esta narrativa se faz no intervalo do que ficou por dizer.  This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/850
10.18309/anp.v1i38.850
url https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/850
identifier_str_mv 10.18309/anp.v1i38.850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/850/806
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Anpoll
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Anpoll
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 38 (2015): Estudos Literários; 224-233
Revista da Anpoll; v. 1 n. 38 (2015): Estudos Literários; 224-233
1982-7830
1414-7564
reponame:Revista da ANPOLL (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron:ANPOLL
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron_str ANPOLL
institution ANPOLL
reponame_str Revista da ANPOLL (Online)
collection Revista da ANPOLL (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
repository.mail.fl_str_mv revistadaanpoll@gmail.com
_version_ 1797051178936172544