A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPOLL (Online) |
Texto Completo: | https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/775 |
Resumo: | Este trabalho discute a ocorrência homonímica como um dos fenômenos que pode interferir em processos de criação de narrativas ficcionais em ambiente escolar. Analisamos o diálogo e o manuscrito escolar estabelecido por uma dupla de alunas recém alfabetizadas. A partir do campo teórico delineado pela Genética Textual, indicamos como este fenômeno pode ser reconhecido pelas escreventes novatas e, a partir de suas “escutas”, colocá-las em posição de scriptor. |
id |
ANPOLL-2_d5888485b6f958469876d3a52c2956ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/775 |
network_acronym_str |
ANPOLL-2 |
network_name_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARESEscolaProdução textualCriatividadeEscreventes novatosAutoriaEste trabalho discute a ocorrência homonímica como um dos fenômenos que pode interferir em processos de criação de narrativas ficcionais em ambiente escolar. Analisamos o diálogo e o manuscrito escolar estabelecido por uma dupla de alunas recém alfabetizadas. A partir do campo teórico delineado pela Genética Textual, indicamos como este fenômeno pode ser reconhecido pelas escreventes novatas e, a partir de suas “escutas”, colocá-las em posição de scriptor. ANPOLL2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/77510.18309/anp.v1i37.775Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 120-133Revista da Anpoll; v. 1 n. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 120-1331982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/775/767Lima, Maria Hozanete Alves deCalil, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-15T19:45:50Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/775Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:36.226287Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES |
title |
A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES |
spellingShingle |
A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES Lima, Maria Hozanete Alves de Escola Produção textual Criatividade Escreventes novatos Autoria |
title_short |
A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES |
title_full |
A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES |
title_fullStr |
A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES |
title_full_unstemmed |
A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES |
title_sort |
A OCORRÊNCIA HOMONÍMICA COMO FENÔMENO QUE INTERFERE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO EM MANUSCRITOS ESCOLARES |
author |
Lima, Maria Hozanete Alves de |
author_facet |
Lima, Maria Hozanete Alves de Calil, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Calil, Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Hozanete Alves de Calil, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Produção textual Criatividade Escreventes novatos Autoria |
topic |
Escola Produção textual Criatividade Escreventes novatos Autoria |
description |
Este trabalho discute a ocorrência homonímica como um dos fenômenos que pode interferir em processos de criação de narrativas ficcionais em ambiente escolar. Analisamos o diálogo e o manuscrito escolar estabelecido por uma dupla de alunas recém alfabetizadas. A partir do campo teórico delineado pela Genética Textual, indicamos como este fenômeno pode ser reconhecido pelas escreventes novatas e, a partir de suas “escutas”, colocá-las em posição de scriptor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/775 10.18309/anp.v1i37.775 |
url |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/775 |
identifier_str_mv |
10.18309/anp.v1i37.775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/775/767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 120-133 Revista da Anpoll; v. 1 n. 37 (2014): Leitura, escrita e criação: Linguística; 120-133 1982-7830 1414-7564 reponame:Revista da ANPOLL (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) instacron:ANPOLL |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
instacron_str |
ANPOLL |
institution |
ANPOLL |
reponame_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
collection |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaanpoll@gmail.com |
_version_ |
1797051178893180928 |