ORFEU’S TROLLEY: FULNESS ABOUT ONE ENGUIÇO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Claudio Celso Alano da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPOLL (Online)
DOI: 10.18309/anp.v1i35.656
Texto Completo: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/656
Resumo: This paper to make a discussion about cinematographic representation from Rio de Janeiro’slums in Marcel Camus’Black Orpheus (1959), your adaptation the play Vinicius de Moraes’Orfeu da Conceição, published in 1954. Relating this representation to Roberto Schwarz’s  “concept”  intituled “enguiço”, utilized into essay “O bonde, a carroça e o poeta modernista”. The choice of this particular “concept” shows a desire to review the first critics that remain fixed in external aspects to Marcel Camus’esthetic
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spelling ORFEU’S TROLLEY: FULNESS ABOUT ONE ENGUIÇOO BONDE DE ORFEU: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ENGUIÇORio de Janeiro’slums. Marcel Camus. Black Orpheus. Vinicius de Moraes. Cinematographic representation. Roberto SchwarzFavelas cariocas. Marcel Camus. Orfeu negro. Vinicius de Moraes. Representação cinematográfica. Roberto SchwarzThis paper to make a discussion about cinematographic representation from Rio de Janeiro’slums in Marcel Camus’Black Orpheus (1959), your adaptation the play Vinicius de Moraes’Orfeu da Conceição, published in 1954. Relating this representation to Roberto Schwarz’s  “concept”  intituled “enguiço”, utilized into essay “O bonde, a carroça e o poeta modernista”. The choice of this particular “concept” shows a desire to review the first critics that remain fixed in external aspects to Marcel Camus’estheticEste artigo pretende fazer uma discussão sobre a representação das favelas do Rio de Janeiro no filme Orfeu negro (1959), de Marcel Camus, sua adaptação da peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, publicada em 1954. Trata-se de relacionar tal representação ao “conceito” de Roberto Schwarz conhecido pela palavra “enguiço”, utilizada no ensaio “O bonde, a carroça e o poeta modernista”. A escolha desse particular “conceito”  mostra o desejo de rever as críticas que permanecem fixadas nos aspectos externos à estética proposta por Marcel CamusANPOLL2013-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/65610.18309/anp.v1i35.656Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 35 (2013): Pensar e produzir inovação em literatura; 309 - 339Revista da Anpoll; v. 1 n. 35 (2013): Pensar e produzir inovação em literatura; 309 - 3391982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/656/727Cruz, Claudio Celso Alano dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-15T19:45:50Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/656Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com||secretarial.editorial@editoraletra1.com1982-78301414-7564opendoar:2015-12-15T19:45:50Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false
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