A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em Rondônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedlowski,Marcos
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Dale,Virginia, Matricardi,Eraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiente & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X1999000200008
Resumo: Este artigo analisa o processo de criação e proteção de unidades de conservação no Estado de Rondônia. Este processo tem tido o apoio financeiro e orientação programática do Banco Mundial através de diferentes programas de desenvolvimento regional desde o início dos anos 80. A partir da discussão sobre o papel fundamental das unidades de conservação na preservação dos ecossistemas Amazônicos, o artigo realiza uma análise histórica do processo de criação destas unidades no Estado de Rondônia. A partir desta análise é feita uma revisão das principais limitações, principalmente as institucionais e de capital social, que acabam comprometendo os esforços de conservação ambiental como os desenvolvidos em Rondônia. Uma discussão específica é feita sobre o persistente papel da construção de estradas como ferramenta de desenvolvimento regional, e de seu impacto sobre a integridade das unidades de conservação e reservas extrativas e indígenas. O artigo conclui que grandes investimentos na reestruturação de órgãos governamentais, tomados isoladamente, não garantem a efetiva proteção dos ecossistemas contidos nas unidades de conservação. A sugestão apresentada para melhorar a performance dos sistemas de unidades de conservação é o envolvimento das comunidades locais e da sociedade civil organizada em todas as fases e níveis do processo de conservação ambiental.
id ANPPAS-1_a26cc397e086207fa6fdd65df1ceeeb5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-753X1999000200008
network_acronym_str ANPPAS-1
network_name_str Ambiente & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em RondôniaAmazôniaunidades de conservaçãoRondôniaBanco Mundialestradascomunidades locaisEste artigo analisa o processo de criação e proteção de unidades de conservação no Estado de Rondônia. Este processo tem tido o apoio financeiro e orientação programática do Banco Mundial através de diferentes programas de desenvolvimento regional desde o início dos anos 80. A partir da discussão sobre o papel fundamental das unidades de conservação na preservação dos ecossistemas Amazônicos, o artigo realiza uma análise histórica do processo de criação destas unidades no Estado de Rondônia. A partir desta análise é feita uma revisão das principais limitações, principalmente as institucionais e de capital social, que acabam comprometendo os esforços de conservação ambiental como os desenvolvidos em Rondônia. Uma discussão específica é feita sobre o persistente papel da construção de estradas como ferramenta de desenvolvimento regional, e de seu impacto sobre a integridade das unidades de conservação e reservas extrativas e indígenas. O artigo conclui que grandes investimentos na reestruturação de órgãos governamentais, tomados isoladamente, não garantem a efetiva proteção dos ecossistemas contidos nas unidades de conservação. A sugestão apresentada para melhorar a performance dos sistemas de unidades de conservação é o envolvimento das comunidades locais e da sociedade civil organizada em todas as fases e níveis do processo de conservação ambiental.ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X1999000200008Ambiente & Sociedade n.5 1999reponame:Ambiente & Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:ANPPAS10.1590/S1414-753X1999000200008info:eu-repo/semantics/openAccessPedlowski,MarcosDale,VirginiaMatricardi,Eraldopor2006-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-753X1999000200008Revistahttp://anpocs.com/index.php/revista-ambiente-e-sociedadehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaambienteesociedade@gmail.com1809-44221414-753Xopendoar:2006-07-27T00:00Ambiente & Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em Rondônia
title A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em Rondônia
spellingShingle A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em Rondônia
Pedlowski,Marcos
Amazônia
unidades de conservação
Rondônia
Banco Mundial
estradas
comunidades locais
title_short A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em Rondônia
title_full A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em Rondônia
title_fullStr A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em Rondônia
title_full_unstemmed A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em Rondônia
title_sort A criação de áreas protegidas e os limites da conservação ambiental em Rondônia
author Pedlowski,Marcos
author_facet Pedlowski,Marcos
Dale,Virginia
Matricardi,Eraldo
author_role author
author2 Dale,Virginia
Matricardi,Eraldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedlowski,Marcos
Dale,Virginia
Matricardi,Eraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia
unidades de conservação
Rondônia
Banco Mundial
estradas
comunidades locais
topic Amazônia
unidades de conservação
Rondônia
Banco Mundial
estradas
comunidades locais
description Este artigo analisa o processo de criação e proteção de unidades de conservação no Estado de Rondônia. Este processo tem tido o apoio financeiro e orientação programática do Banco Mundial através de diferentes programas de desenvolvimento regional desde o início dos anos 80. A partir da discussão sobre o papel fundamental das unidades de conservação na preservação dos ecossistemas Amazônicos, o artigo realiza uma análise histórica do processo de criação destas unidades no Estado de Rondônia. A partir desta análise é feita uma revisão das principais limitações, principalmente as institucionais e de capital social, que acabam comprometendo os esforços de conservação ambiental como os desenvolvidos em Rondônia. Uma discussão específica é feita sobre o persistente papel da construção de estradas como ferramenta de desenvolvimento regional, e de seu impacto sobre a integridade das unidades de conservação e reservas extrativas e indígenas. O artigo conclui que grandes investimentos na reestruturação de órgãos governamentais, tomados isoladamente, não garantem a efetiva proteção dos ecossistemas contidos nas unidades de conservação. A sugestão apresentada para melhorar a performance dos sistemas de unidades de conservação é o envolvimento das comunidades locais e da sociedade civil organizada em todas as fases e níveis do processo de conservação ambiental.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X1999000200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-753X1999000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-753X1999000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente & Sociedade n.5 1999
reponame:Ambiente & Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:ANPPAS
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str ANPPAS
institution ANPPAS
reponame_str Ambiente & Sociedade (Online)
collection Ambiente & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente & Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaambienteesociedade@gmail.com
_version_ 1754209164719030272