Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2013 |
Resumo: | The general theme is the path of Francisco Luiz de Almeida Salles in O Estado de S. Paulo, of which he was editor in charge of film criticism between 1950 and 1961. We try to define the continuities of his writing, including forms, themes, postulates of daily criticism, as well as the theoretical option for an ambivalent realism. For this, we take as methodological inspiration the mapping of its "critical act" (Antônio Cândido), elucidating that its main field of maneuver will be the biographical/authorial, examined as place of commitment of the relations between the rational and the sensible. |
id |
ANPPC-1_157b11e29739042a59a8c98c66f8d25f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/2013 |
network_acronym_str |
ANPPC-1 |
network_name_str |
E-Compós |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato críticoCrítica de cinema.O Estado de S. Paulo.Francisco Luiz de Almeida SallesThe general theme is the path of Francisco Luiz de Almeida Salles in O Estado de S. Paulo, of which he was editor in charge of film criticism between 1950 and 1961. We try to define the continuities of his writing, including forms, themes, postulates of daily criticism, as well as the theoretical option for an ambivalent realism. For this, we take as methodological inspiration the mapping of its "critical act" (Antônio Cândido), elucidating that its main field of maneuver will be the biographical/authorial, examined as place of commitment of the relations between the rational and the sensible.El tema general es el trayecto de Francisco Luiz de Almeida Salles en O Estado de S. Paulo, del cual fue editor responsable por la crítica de cine entre 1950 y 1961. Procuramos definir las continuidades de su escritura, incluyendo formas, temas, postulados de la crítica diaria, así como la opción teórica por un realismo ambivalente. Para esto, nos inspira metodológicamente el mapeo de su “acto crítico” (Antônio Cândido), elucidando que su principal campo de maniobra será el biográfico/autoral, considerado como un sitio de aplicación de las relaciones entre lo racional y lo sensible.O tema geral é o trajeto de Francisco Luiz de Almeida Salles em O Estado de S. Paulo, do qual foi redator encarregado pela crítica de cinema entre 1950 e 1961. Busca-se definir as continuidades de sua escrita, incluindo formas, temas, postulados da crítica diária, bem como a opção teórica por um realismo ambivalente. Para tanto, toma-se por inspiração metodológica o mapeamento de seu “ato crítico” (Antônio Cândido), elucidando-se que seu principal campo de manobra será o biográfico/autoral, examinado como local de empenho das relações entre o racional e o sensível.ABEC2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/201310.30962/ec.2013E-Compós; Vol. 23 (2020)E-Compós; Vol. 23 (2020)E-Compós; v. 23 (2020)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2013/1994Copyright (c) 2020 Fábio Uchôainfo:eu-repo/semantics/openAccessUchôa, Fábio2020-12-23T15:48:30Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/2013Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2020-12-23T15:48:30E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico |
title |
Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico |
spellingShingle |
Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico Uchôa, Fábio Crítica de cinema. O Estado de S. Paulo. Francisco Luiz de Almeida Salles |
title_short |
Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico |
title_full |
Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico |
title_fullStr |
Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico |
title_full_unstemmed |
Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico |
title_sort |
Almeida Salles em O Estado de S. Paulo: realismo ambivalente, autoria e ato crítico |
author |
Uchôa, Fábio |
author_facet |
Uchôa, Fábio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uchôa, Fábio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crítica de cinema. O Estado de S. Paulo. Francisco Luiz de Almeida Salles |
topic |
Crítica de cinema. O Estado de S. Paulo. Francisco Luiz de Almeida Salles |
description |
The general theme is the path of Francisco Luiz de Almeida Salles in O Estado de S. Paulo, of which he was editor in charge of film criticism between 1950 and 1961. We try to define the continuities of his writing, including forms, themes, postulates of daily criticism, as well as the theoretical option for an ambivalent realism. For this, we take as methodological inspiration the mapping of its "critical act" (Antônio Cândido), elucidating that its main field of maneuver will be the biographical/authorial, examined as place of commitment of the relations between the rational and the sensible. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2013 10.30962/ec.2013 |
url |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2013 |
identifier_str_mv |
10.30962/ec.2013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2013/1994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fábio Uchôa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fábio Uchôa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
E-Compós; Vol. 23 (2020) E-Compós; Vol. 23 (2020) E-Compós; v. 23 (2020) 1808-2599 reponame:E-Compós instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação instacron:ANPPC |
instname_str |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
instacron_str |
ANPPC |
institution |
ANPPC |
reponame_str |
E-Compós |
collection |
E-Compós |
repository.name.fl_str_mv |
E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaecompos@gmail.com |
_version_ |
1798045734907412480 |