Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rose de Melo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115
Resumo: Exploring a constituent ambiguity of the term “image” the article argues some of its contemporary moods, considering the dynamic of reproducibility, the logic of visual apparatus and the relations established with technological mediations. Considering the penetration of the images in every-day-life and the transformation of imaginary in tangible image, put in question the concept of “culture of visuality”, claiming to be necessary, for such, to discriminate visuality and visibility.
id ANPPC-1_77bfaec53482167c23926ec9d5ba1c1d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/115
network_acronym_str ANPPC-1
network_name_str E-Compós
repository_id_str
spelling Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidadeImagemVisualidadeVisibilidadeExploring a constituent ambiguity of the term “image” the article argues some of its contemporary moods, considering the dynamic of reproducibility, the logic of visual apparatus and the relations established with technological mediations. Considering the penetration of the images in every-day-life and the transformation of imaginary in tangible image, put in question the concept of “culture of visuality”, claiming to be necessary, for such, to discriminate visuality and visibility.Explorando una ambigüedad constitutiva del término “imagen” el artículo discute algunas de sus disposiciones contemporáneas, en vista del dinámico de la reproducibilidad, de la lógica del aparato visual y de las relaciones establecidas con mediaciones tecnológicas. En vista de la penetración de las imágenes en la vida cotidiana y de la transformación de lo imaginario en imagen tangible, cuestiona el concepto de “cultura del visualidad”, demandando ser necesario, para tales, discriminar visualidad y visibilidad.Explorando uma ambigüidade constitutiva do termo “imagem” o artigo discute alguns de seus modos de existência na contemporaneidade, considerando as dinâmicas de reprodutibilidade, a lógica própria aos aparelhos de enunciação visual e as relações estabelecidas com mediações tecnológicas. Ao considerar a penetração das imagens no cotidiano e a transformação do próprio imaginário em imagem tangível, problematiza o conceito “cultura da visualidade”, postulando ser necessário, para tal, promover-se a discriminação entre visual e visível ou, dito em outras palavras, entre visualidade e visibilidade.ABEC2006-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/11510.30962/ec.115E-Compós; Vol. 7 (2006)E-Compós; Vol. 7 (2006)E-Compós; v. 7 (2006)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115/114Rocha, Rose de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:30:45Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/115Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:30:45E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade
title Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade
spellingShingle Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade
Rocha, Rose de Melo
Imagem
Visualidade
Visibilidade
title_short Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade
title_full Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade
title_fullStr Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade
title_full_unstemmed Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade
title_sort Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade
author Rocha, Rose de Melo
author_facet Rocha, Rose de Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rose de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Visualidade
Visibilidade
topic Imagem
Visualidade
Visibilidade
description Exploring a constituent ambiguity of the term “image” the article argues some of its contemporary moods, considering the dynamic of reproducibility, the logic of visual apparatus and the relations established with technological mediations. Considering the penetration of the images in every-day-life and the transformation of imaginary in tangible image, put in question the concept of “culture of visuality”, claiming to be necessary, for such, to discriminate visuality and visibility.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115
10.30962/ec.115
url https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115
identifier_str_mv 10.30962/ec.115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115/114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv E-Compós; Vol. 7 (2006)
E-Compós; Vol. 7 (2006)
E-Compós; v. 7 (2006)
1808-2599
reponame:E-Compós
instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron:ANPPC
instname_str Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
instacron_str ANPPC
institution ANPPC
reponame_str E-Compós
collection E-Compós
repository.name.fl_str_mv E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
repository.mail.fl_str_mv revistaecompos@gmail.com
_version_ 1798045731810967552