Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-Compós |
Texto Completo: | https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115 |
Resumo: | Exploring a constituent ambiguity of the term “image” the article argues some of its contemporary moods, considering the dynamic of reproducibility, the logic of visual apparatus and the relations established with technological mediations. Considering the penetration of the images in every-day-life and the transformation of imaginary in tangible image, put in question the concept of “culture of visuality”, claiming to be necessary, for such, to discriminate visuality and visibility. |
id |
ANPPC-1_77bfaec53482167c23926ec9d5ba1c1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-compos.org.br:article/115 |
network_acronym_str |
ANPPC-1 |
network_name_str |
E-Compós |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidadeImagemVisualidadeVisibilidadeExploring a constituent ambiguity of the term “image” the article argues some of its contemporary moods, considering the dynamic of reproducibility, the logic of visual apparatus and the relations established with technological mediations. Considering the penetration of the images in every-day-life and the transformation of imaginary in tangible image, put in question the concept of “culture of visuality”, claiming to be necessary, for such, to discriminate visuality and visibility.Explorando una ambigüedad constitutiva del término “imagen” el artículo discute algunas de sus disposiciones contemporáneas, en vista del dinámico de la reproducibilidad, de la lógica del aparato visual y de las relaciones establecidas con mediaciones tecnológicas. En vista de la penetración de las imágenes en la vida cotidiana y de la transformación de lo imaginario en imagen tangible, cuestiona el concepto de “cultura del visualidad”, demandando ser necesario, para tales, discriminar visualidad y visibilidad.Explorando uma ambigüidade constitutiva do termo “imagem” o artigo discute alguns de seus modos de existência na contemporaneidade, considerando as dinâmicas de reprodutibilidade, a lógica própria aos aparelhos de enunciação visual e as relações estabelecidas com mediações tecnológicas. Ao considerar a penetração das imagens no cotidiano e a transformação do próprio imaginário em imagem tangível, problematiza o conceito “cultura da visualidade”, postulando ser necessário, para tal, promover-se a discriminação entre visual e visível ou, dito em outras palavras, entre visualidade e visibilidade.ABEC2006-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/11510.30962/ec.115E-Compós; Vol. 7 (2006)E-Compós; Vol. 7 (2006)E-Compós; v. 7 (2006)1808-2599reponame:E-Compósinstname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãoinstacron:ANPPCporhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115/114Rocha, Rose de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-24T05:30:45Zoai:ojs.www.e-compos.org.br:article/115Revistahttps://www.e-compos.org.br/e-compos/PUBhttps://www.e-compos.org.br/e-compos/oairevistaecompos@gmail.com1808-25991808-2599opendoar:2019-07-24T05:30:45E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade |
title |
Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade |
spellingShingle |
Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade Rocha, Rose de Melo Imagem Visualidade Visibilidade |
title_short |
Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade |
title_full |
Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade |
title_fullStr |
Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade |
title_full_unstemmed |
Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade |
title_sort |
Cultura da visualidade e estratégias de (in)visibilidade |
author |
Rocha, Rose de Melo |
author_facet |
Rocha, Rose de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rose de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Visualidade Visibilidade |
topic |
Imagem Visualidade Visibilidade |
description |
Exploring a constituent ambiguity of the term “image” the article argues some of its contemporary moods, considering the dynamic of reproducibility, the logic of visual apparatus and the relations established with technological mediations. Considering the penetration of the images in every-day-life and the transformation of imaginary in tangible image, put in question the concept of “culture of visuality”, claiming to be necessary, for such, to discriminate visuality and visibility. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115 10.30962/ec.115 |
url |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115 |
identifier_str_mv |
10.30962/ec.115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/115/114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
E-Compós; Vol. 7 (2006) E-Compós; Vol. 7 (2006) E-Compós; v. 7 (2006) 1808-2599 reponame:E-Compós instname:Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação instacron:ANPPC |
instname_str |
Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
instacron_str |
ANPPC |
institution |
ANPPC |
reponame_str |
E-Compós |
collection |
E-Compós |
repository.name.fl_str_mv |
E-Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaecompos@gmail.com |
_version_ |
1798045731810967552 |