“Eis o filme” - O formato 16mm e a influência da estética amadora no documentário moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Fernando
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-Compós
Texto Completo: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1028
Resumo: O presente artigo analisa as transformações tecnológicas e discursivas ocorridas no domínio do cinema documentário desde a Escola Britânica ao chamado documentário moderno. Abordamos, particularmente, as diferentes significações que a tecnologia do formato 16mm assume dos anos 30 aos anos 60 até tornar-se um elemento fundamental para legitimação do discurso intimista documental defendido pelos cineastas do chamado Cinema Direto. Nossa hipótese central é a de que os limites entres os universos amador e profissional e, por conseguinte, entre as instâncias pública e a privada, tornaram-se cada vez mais tênues com a profissionalização dos equipamentos amadores, sobretudo após o surgimento da TV nos anos 50, e compuseram um dos elementos decisivos da revolução estética que inaugurou o chamado documentário moderno.
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