Subsídios à tomada de decisão da escolha da modalidade para o planejamento dos transportes no estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Ricardo Silveira
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Caixeta Filho,José Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551999000200005
Resumo: Os canais de comercialização de grãos e farelo de soja convivem com a separação geográfica entre produção e consumo ou exportação no Estado do Paraná. Nesse sentido, o aprimoramento da oferta dos serviços de transporte é instrumento particularmente interessante na construção da competitividade das commodities, em cujos mercados prevalecem como padrão de concorrência o preço. Esse estudo utilizou modelos de racionalização do uso da infra-estrutura de transporte, com base nos fretes, para balizar a avaliação entre a distribuição modal socialmente desejável e aquela efetivamente observada. Os resultados obtidos sinalizaram para o incremento muito significativo na utilização das ferrovias. Em decorrência do desvio em relação à situação efetivamente observada, sugere-se que haja esforços dos órgãos de planejamento dos transportes para o aprimoramento de outros aspectos associados ao transporte ferroviário, tais como pontualidade, perdas e condições gerais de acondicionamentos, o que talvez tenha mais facilidade de ser implementado, em face da gestão privada das ferrovias paranaenses. Isso poderia fazer convergir interesses particulares dos usuários e interesses públicos.
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