Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale,Gláucia Maria Vasconcellos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Corrêa,Victor Silva, Reis,Renato Francisco dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000300005
Resumo: Alguns autores consideram que as pessoas podem ser levadas ao empreendedorismo seja pelo motivo oportunidade, seja pelo motivo necessidade, alternativamente. Outros, uma minoria, vêm sugerindo que as motivações não possuem uma natureza dicotômica, que outros motivos poderiam intervir no processo e que poderia, eventualmente, ocorrer reforço ou interação entre diferentes motivos. O presente artigo insere-se no contexto dessas reflexões. Busca, por meio de uma pesquisa qualitativa associada a uma quantitativa, identificar os motivos intervenientes na criação de novos empreendimentos. Enquanto a primeira sugere a possibilidade de motivações múltiplas, a segunda - construída a partir de referências aí geradas - atesta a presença de tais motivações. Os resultados indicam que os motivos ultrapassam a lógica binária oportunidade versus necessidade, incluindo: oportunidade, atributos pessoais, mercado de trabalho, insatisfação com emprego, família e influência externa.
id ANPPGA-1_26019c584a6895e871edc6811c3e2d3e
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552014000300005
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?empreendedorismoabertura de nova empresamotivaçãonecessidadeoportunidadeAlguns autores consideram que as pessoas podem ser levadas ao empreendedorismo seja pelo motivo oportunidade, seja pelo motivo necessidade, alternativamente. Outros, uma minoria, vêm sugerindo que as motivações não possuem uma natureza dicotômica, que outros motivos poderiam intervir no processo e que poderia, eventualmente, ocorrer reforço ou interação entre diferentes motivos. O presente artigo insere-se no contexto dessas reflexões. Busca, por meio de uma pesquisa qualitativa associada a uma quantitativa, identificar os motivos intervenientes na criação de novos empreendimentos. Enquanto a primeira sugere a possibilidade de motivações múltiplas, a segunda - construída a partir de referências aí geradas - atesta a presença de tais motivações. Os resultados indicam que os motivos ultrapassam a lógica binária oportunidade versus necessidade, incluindo: oportunidade, atributos pessoais, mercado de trabalho, insatisfação com emprego, família e influência externa.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000300005Revista de Administração Contemporânea v.18 n.3 2014reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac20141612info:eu-repo/semantics/openAccessVale,Gláucia Maria VasconcellosCorrêa,Victor SilvaReis,Renato Francisco dospor2014-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552014000300005Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2014-05-16T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?
title Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?
spellingShingle Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?
Vale,Gláucia Maria Vasconcellos
empreendedorismo
abertura de nova empresa
motivação
necessidade
oportunidade
title_short Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?
title_full Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?
title_fullStr Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?
title_full_unstemmed Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?
title_sort Motivações para o empreendedorismo: necessidade versus oportunidade?
author Vale,Gláucia Maria Vasconcellos
author_facet Vale,Gláucia Maria Vasconcellos
Corrêa,Victor Silva
Reis,Renato Francisco dos
author_role author
author2 Corrêa,Victor Silva
Reis,Renato Francisco dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale,Gláucia Maria Vasconcellos
Corrêa,Victor Silva
Reis,Renato Francisco dos
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo
abertura de nova empresa
motivação
necessidade
oportunidade
topic empreendedorismo
abertura de nova empresa
motivação
necessidade
oportunidade
description Alguns autores consideram que as pessoas podem ser levadas ao empreendedorismo seja pelo motivo oportunidade, seja pelo motivo necessidade, alternativamente. Outros, uma minoria, vêm sugerindo que as motivações não possuem uma natureza dicotômica, que outros motivos poderiam intervir no processo e que poderia, eventualmente, ocorrer reforço ou interação entre diferentes motivos. O presente artigo insere-se no contexto dessas reflexões. Busca, por meio de uma pesquisa qualitativa associada a uma quantitativa, identificar os motivos intervenientes na criação de novos empreendimentos. Enquanto a primeira sugere a possibilidade de motivações múltiplas, a segunda - construída a partir de referências aí geradas - atesta a presença de tais motivações. Os resultados indicam que os motivos ultrapassam a lógica binária oportunidade versus necessidade, incluindo: oportunidade, atributos pessoais, mercado de trabalho, insatisfação com emprego, família e influência externa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552014000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac20141612
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.18 n.3 2014
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209052541321216