A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal,Ricardo P. Câmara
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Costa Jr,Newton C. A. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000100006
Resumo: Diversos trabalhos recentes apresentaram evidências sobre a existência de elos entre os mercados de ações da Argentina e do Brasil. Entretanto os elos não implicam que os mercados estejam integrados. A integração é conceito mais restrito, que tem que ser verificado através de modelos de apreçamento de ativos. A evidência empírica passada conclui pela segmentação desses doismercados mas o processo de abertura dos mercados emergentes é recente. É bem possível que testes de integração mais antigos sobre períodos longos no tempo não reflitam a situação corrente. Nós testamos dois modelos de apreçamento de ativos para os mercados de ações na Argentina e no Brasil. Nossos resultados sugerem que a Argentina continua segmentada dos grandes mercados internacionais. Por outro lado, a Argentina parece ter-se integrado com o Brasil nos últimos três anos. Cerca de 40% das exportações argentinas vêm para o Brasil. O Brasil é muito importante para a Argentina e domina os outros mercados no apreçamento do mercado de ações argentino. Já o Brasil apresenta integração com os grandes mercados financeiros internacionais e com a Argentina. Apenas 9% das exportações brasileiras vão para a Argentina. Os Estados Unidos tornaram-se particularmente importantes no apreçamento do mercado brasileiro nos últimos anos. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do Brasil e o mercado favorito para emissões de DRs brasileiros.
id ANPPGA-1_30ba8fad7150b606799acbf6d6daeedb
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65551998000100006
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulomercados emergentesintegração versus segmentaçãomodelos de precificação internacionaisDiversos trabalhos recentes apresentaram evidências sobre a existência de elos entre os mercados de ações da Argentina e do Brasil. Entretanto os elos não implicam que os mercados estejam integrados. A integração é conceito mais restrito, que tem que ser verificado através de modelos de apreçamento de ativos. A evidência empírica passada conclui pela segmentação desses doismercados mas o processo de abertura dos mercados emergentes é recente. É bem possível que testes de integração mais antigos sobre períodos longos no tempo não reflitam a situação corrente. Nós testamos dois modelos de apreçamento de ativos para os mercados de ações na Argentina e no Brasil. Nossos resultados sugerem que a Argentina continua segmentada dos grandes mercados internacionais. Por outro lado, a Argentina parece ter-se integrado com o Brasil nos últimos três anos. Cerca de 40% das exportações argentinas vêm para o Brasil. O Brasil é muito importante para a Argentina e domina os outros mercados no apreçamento do mercado de ações argentino. Já o Brasil apresenta integração com os grandes mercados financeiros internacionais e com a Argentina. Apenas 9% das exportações brasileiras vão para a Argentina. Os Estados Unidos tornaram-se particularmente importantes no apreçamento do mercado brasileiro nos últimos anos. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do Brasil e o mercado favorito para emissões de DRs brasileiros.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000100006Revista de Administração Contemporânea v.2 n.1 1998reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65551998000100006info:eu-repo/semantics/openAccessLeal,Ricardo P. CâmaraCosta Jr,Newton C. A. dapor2009-04-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65551998000100006Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2009-04-24T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulo
title A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulo
spellingShingle A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulo
Leal,Ricardo P. Câmara
mercados emergentes
integração versus segmentação
modelos de precificação internacionais
title_short A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulo
title_full A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulo
title_fullStr A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulo
title_full_unstemmed A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulo
title_sort A integração entre as bolsas de valores de Buenos Aires e de São Paulo
author Leal,Ricardo P. Câmara
author_facet Leal,Ricardo P. Câmara
Costa Jr,Newton C. A. da
author_role author
author2 Costa Jr,Newton C. A. da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal,Ricardo P. Câmara
Costa Jr,Newton C. A. da
dc.subject.por.fl_str_mv mercados emergentes
integração versus segmentação
modelos de precificação internacionais
topic mercados emergentes
integração versus segmentação
modelos de precificação internacionais
description Diversos trabalhos recentes apresentaram evidências sobre a existência de elos entre os mercados de ações da Argentina e do Brasil. Entretanto os elos não implicam que os mercados estejam integrados. A integração é conceito mais restrito, que tem que ser verificado através de modelos de apreçamento de ativos. A evidência empírica passada conclui pela segmentação desses doismercados mas o processo de abertura dos mercados emergentes é recente. É bem possível que testes de integração mais antigos sobre períodos longos no tempo não reflitam a situação corrente. Nós testamos dois modelos de apreçamento de ativos para os mercados de ações na Argentina e no Brasil. Nossos resultados sugerem que a Argentina continua segmentada dos grandes mercados internacionais. Por outro lado, a Argentina parece ter-se integrado com o Brasil nos últimos três anos. Cerca de 40% das exportações argentinas vêm para o Brasil. O Brasil é muito importante para a Argentina e domina os outros mercados no apreçamento do mercado de ações argentino. Já o Brasil apresenta integração com os grandes mercados financeiros internacionais e com a Argentina. Apenas 9% das exportações brasileiras vão para a Argentina. Os Estados Unidos tornaram-se particularmente importantes no apreçamento do mercado brasileiro nos últimos anos. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do Brasil e o mercado favorito para emissões de DRs brasileiros.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65551998000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.2 n.1 1998
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209049412370432