Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000400008 |
Resumo: | No que tange ao objetivo principal, este estudo (a) sugere um instrumento para aferir esperança e (b) testa-o numa série de hipóteses da rede nomológica. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey, visando analisar a estrutura do instrumento de esperança sugerido. Um total de 226 questionários foi entregue a alunos de graduação, configurando a amostra de conveniência e do tipo não-probabilístico. Inicialmente, embora maus ajustamentos dos modelos tenham sido identificados, as evidências sugerem uma estrutura de quatro fatores para o construto esperança, ou pelo menos refuta seu caráter unidimensional. Assim, importância, desejo, esperança e possibilidade refletem a variável latente; importância explicou a maior variância do fenômeno. Segundo, um exame de diversos modelos rivais não apresentou modelo superior ao indicado na estrutura B, a qual é representada pelas quatro dimensões. |
id |
ANPPGA-1_3b2ae3a10c5d53475ff37467a150eb18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1415-65552011000400008 |
network_acronym_str |
ANPPGA-1 |
network_name_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidoresesperançaescalaassociaçãoenvolvimentoNo que tange ao objetivo principal, este estudo (a) sugere um instrumento para aferir esperança e (b) testa-o numa série de hipóteses da rede nomológica. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey, visando analisar a estrutura do instrumento de esperança sugerido. Um total de 226 questionários foi entregue a alunos de graduação, configurando a amostra de conveniência e do tipo não-probabilístico. Inicialmente, embora maus ajustamentos dos modelos tenham sido identificados, as evidências sugerem uma estrutura de quatro fatores para o construto esperança, ou pelo menos refuta seu caráter unidimensional. Assim, importância, desejo, esperança e possibilidade refletem a variável latente; importância explicou a maior variância do fenômeno. Segundo, um exame de diversos modelos rivais não apresentou modelo superior ao indicado na estrutura B, a qual é representada pelas quatro dimensões.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000400008Revista de Administração Contemporânea v.15 n.4 2011reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552011000400008info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Valter Afonsopor2011-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552011000400008Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2011-07-18T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores |
title |
Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores |
spellingShingle |
Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores Vieira,Valter Afonso esperança escala associação envolvimento |
title_short |
Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores |
title_full |
Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores |
title_fullStr |
Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores |
title_full_unstemmed |
Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores |
title_sort |
Proposta de um instrumento para aferir a esperança e sua relação com intenções comportamentais dos consumidores |
author |
Vieira,Valter Afonso |
author_facet |
Vieira,Valter Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira,Valter Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
esperança escala associação envolvimento |
topic |
esperança escala associação envolvimento |
description |
No que tange ao objetivo principal, este estudo (a) sugere um instrumento para aferir esperança e (b) testa-o numa série de hipóteses da rede nomológica. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey, visando analisar a estrutura do instrumento de esperança sugerido. Um total de 226 questionários foi entregue a alunos de graduação, configurando a amostra de conveniência e do tipo não-probabilístico. Inicialmente, embora maus ajustamentos dos modelos tenham sido identificados, as evidências sugerem uma estrutura de quatro fatores para o construto esperança, ou pelo menos refuta seu caráter unidimensional. Assim, importância, desejo, esperança e possibilidade refletem a variável latente; importância explicou a maior variância do fenômeno. Segundo, um exame de diversos modelos rivais não apresentou modelo superior ao indicado na estrutura B, a qual é representada pelas quatro dimensões. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000400008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552011000400008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1415-65552011000400008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Contemporânea v.15 n.4 2011 reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) instacron:ANPAD |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
instacron_str |
ANPAD |
institution |
ANPAD |
reponame_str |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
collection |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) |
repository.mail.fl_str_mv |
rac@anpad.org.br |
_version_ |
1754209052098822144 |