Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros,Cintia Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silveira,Rafael Alcadipani da, Oliveira,Luciano Batista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000100070
Resumo: Resumo Nesta pesquisa, conduzimos uma análise retórica com o objetivo de explorar os mecanismos de desengajamento moral utilizados pela Samarco no caso do crime ocorrido com a quebra de uma barragem sob sua administração, em novembro de 2015, em Minas Gerais. O corpus de pesquisa submetido à análise retórica constitui-se de publicações contendo declarações da empresa e de seus representantes sobre o caso em questão. Como resultados, mostramos que a Samarco utiliza-se de três mitos na sua retórica: (a) Nós estamos fazendo o que deve ser feito; (b) Nós não colocamos a sociedade e o meio ambiente em risco; e (c) A culpa não é nossa. Esses três mitos são recursos representativos do desengajamento moral (Bandura, 1999) da empresa para cometer um crime corporativo. Nossa análise identificou três mecanismos: deslocamento de culpa; minimização e distorção das consequências; e rotulagem eufemística.
id ANPPGA-1_446954d10962e1b5a3793c04b26b55b3
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552018000100070
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativodesengajamento moralcrime corporativoSamarcoResumo Nesta pesquisa, conduzimos uma análise retórica com o objetivo de explorar os mecanismos de desengajamento moral utilizados pela Samarco no caso do crime ocorrido com a quebra de uma barragem sob sua administração, em novembro de 2015, em Minas Gerais. O corpus de pesquisa submetido à análise retórica constitui-se de publicações contendo declarações da empresa e de seus representantes sobre o caso em questão. Como resultados, mostramos que a Samarco utiliza-se de três mitos na sua retórica: (a) Nós estamos fazendo o que deve ser feito; (b) Nós não colocamos a sociedade e o meio ambiente em risco; e (c) A culpa não é nossa. Esses três mitos são recursos representativos do desengajamento moral (Bandura, 1999) da empresa para cometer um crime corporativo. Nossa análise identificou três mecanismos: deslocamento de culpa; minimização e distorção das consequências; e rotulagem eufemística.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2018-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000100070Revista de Administração Contemporânea v.22 n.1 2018reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2018160310info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Cintia Rodrigues de OliveiraSilveira,Rafael Alcadipani daOliveira,Luciano Batista depor2017-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552018000100070Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2017-12-11T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativo
title Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativo
spellingShingle Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativo
Medeiros,Cintia Rodrigues de Oliveira
desengajamento moral
crime corporativo
Samarco
title_short Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativo
title_full Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativo
title_fullStr Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativo
title_full_unstemmed Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativo
title_sort Mitos no Desengajamento Moral: Retóricas da Samarco em um Crime Corporativo
author Medeiros,Cintia Rodrigues de Oliveira
author_facet Medeiros,Cintia Rodrigues de Oliveira
Silveira,Rafael Alcadipani da
Oliveira,Luciano Batista de
author_role author
author2 Silveira,Rafael Alcadipani da
Oliveira,Luciano Batista de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros,Cintia Rodrigues de Oliveira
Silveira,Rafael Alcadipani da
Oliveira,Luciano Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv desengajamento moral
crime corporativo
Samarco
topic desengajamento moral
crime corporativo
Samarco
description Resumo Nesta pesquisa, conduzimos uma análise retórica com o objetivo de explorar os mecanismos de desengajamento moral utilizados pela Samarco no caso do crime ocorrido com a quebra de uma barragem sob sua administração, em novembro de 2015, em Minas Gerais. O corpus de pesquisa submetido à análise retórica constitui-se de publicações contendo declarações da empresa e de seus representantes sobre o caso em questão. Como resultados, mostramos que a Samarco utiliza-se de três mitos na sua retórica: (a) Nós estamos fazendo o que deve ser feito; (b) Nós não colocamos a sociedade e o meio ambiente em risco; e (c) A culpa não é nossa. Esses três mitos são recursos representativos do desengajamento moral (Bandura, 1999) da empresa para cometer um crime corporativo. Nossa análise identificou três mecanismos: deslocamento de culpa; minimização e distorção das consequências; e rotulagem eufemística.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000100070
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552018000100070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2018160310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.22 n.1 2018
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209053316218880