O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salusse,Marcus Alexandre Yshikawa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Andreassi,Tales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000300305
Resumo: Resumo Em função da baixa consolidação das metodologias de ensino voltadas ao empreendedorismo que sejam suportadas por fundamentos teóricos consistentes, o objetivo desta pesquisa é compreender como professores ensinam empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo de caso múltiplo - cinco experiências em quatro países - com intuito de compreender o contexto e a estrutura dos cursos, as metodologias de ensino utilizadas e a percepção dos docentes sobre as experiências de ensino. Como principais resultados, destaca-se a prática do modelo dinâmico de effectuation como elemento integrador presente em todos os casos, a identificação de metodologias de ensino emergentes e a categorização das metodologias de ensino em função das dimensões e comportamentos associados à teoria. Além disso, o estudo estabelece as primeiras relações da teoria com intenção de empreender e propõe que antecedentes pessoais do indivíduo, no caso, a cultura e educação formal, sejam testados em futuras pesquisas.
id ANPPGA-1_58b0f082379fdbcb8eb609a38b9a4f3d
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552016000300305
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuationempreendedorismoensino de empreendedorismoteoria effectuationestudo de caso múltiplointernacionalResumo Em função da baixa consolidação das metodologias de ensino voltadas ao empreendedorismo que sejam suportadas por fundamentos teóricos consistentes, o objetivo desta pesquisa é compreender como professores ensinam empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo de caso múltiplo - cinco experiências em quatro países - com intuito de compreender o contexto e a estrutura dos cursos, as metodologias de ensino utilizadas e a percepção dos docentes sobre as experiências de ensino. Como principais resultados, destaca-se a prática do modelo dinâmico de effectuation como elemento integrador presente em todos os casos, a identificação de metodologias de ensino emergentes e a categorização das metodologias de ensino em função das dimensões e comportamentos associados à teoria. Além disso, o estudo estabelece as primeiras relações da teoria com intenção de empreender e propõe que antecedentes pessoais do indivíduo, no caso, a cultura e educação formal, sejam testados em futuras pesquisas.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000300305Revista de Administração Contemporânea v.20 n.3 2016reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2016150025info:eu-repo/semantics/openAccessSalusse,Marcus Alexandre YshikawaAndreassi,Talespor2016-04-28T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552016000300305Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2016-04-28T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation
title O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation
spellingShingle O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation
Salusse,Marcus Alexandre Yshikawa
empreendedorismo
ensino de empreendedorismo
teoria effectuation
estudo de caso múltiplo
internacional
title_short O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation
title_full O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation
title_fullStr O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation
title_full_unstemmed O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation
title_sort O Ensino de Empreendedorismo com Fundamento na Teoria Effectuation
author Salusse,Marcus Alexandre Yshikawa
author_facet Salusse,Marcus Alexandre Yshikawa
Andreassi,Tales
author_role author
author2 Andreassi,Tales
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salusse,Marcus Alexandre Yshikawa
Andreassi,Tales
dc.subject.por.fl_str_mv empreendedorismo
ensino de empreendedorismo
teoria effectuation
estudo de caso múltiplo
internacional
topic empreendedorismo
ensino de empreendedorismo
teoria effectuation
estudo de caso múltiplo
internacional
description Resumo Em função da baixa consolidação das metodologias de ensino voltadas ao empreendedorismo que sejam suportadas por fundamentos teóricos consistentes, o objetivo desta pesquisa é compreender como professores ensinam empreendedorismo com fundamento na teoria effectuation. A pesquisa utiliza a metodologia de estudo de caso múltiplo - cinco experiências em quatro países - com intuito de compreender o contexto e a estrutura dos cursos, as metodologias de ensino utilizadas e a percepção dos docentes sobre as experiências de ensino. Como principais resultados, destaca-se a prática do modelo dinâmico de effectuation como elemento integrador presente em todos os casos, a identificação de metodologias de ensino emergentes e a categorização das metodologias de ensino em função das dimensões e comportamentos associados à teoria. Além disso, o estudo estabelece as primeiras relações da teoria com intenção de empreender e propõe que antecedentes pessoais do indivíduo, no caso, a cultura e educação formal, sejam testados em futuras pesquisas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000300305
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552016000300305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2016150025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.20 n.3 2016
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209052954460160