Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preusler,Taísa Scariot
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa,Priscila Rezende da, Crespi,Tatiane Baseggio, Porto,Geciane Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000300201
Resumo: RESUMO Contexto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tem exercido importante papel em pesquisa e desenvolvimento para a geração de inovações. Grande parte dessas inovações é devida às alianças de pesquisa e desenvolvimento com parceiros externos, estimulando potencialmente a capacidade relacional, isto é, um construto de gestão estratégica de alianças, com proposições processuais ainda não verificadas empiricamente. Objetivo o objetivo geral deste estudo foi explorar como os processos da capacidade relacional podem contribuir para a geração de inovações. Métodos realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, a partir de entrevistas, análise documental e observação. Três alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e parceiros externos, constituíram o corpus de análise. Resultados a principal contribuição para o avanço do conhecimento foi um modelo interorganizacional para geração de inovações, a partir de alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento, fundamentado nas evidências empíricas dos processos da capacidade relacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e dos seus parceiros externos. Conclusão esse novo modelo fornece mais clareza sobre como uma empresa pública de pesquisa absorve conhecimento e evidencia, de forma inédita, os processos de institucionalização e de transbordamento da capacidade relacional. Classificação JEL: L1, L2, O32.
id ANPPGA-1_58cb19a8a0695402741d45aedf33ee06
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552020000300201
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimentoinovação agropecuáriaalianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimentocapacidade relacionalRESUMO Contexto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tem exercido importante papel em pesquisa e desenvolvimento para a geração de inovações. Grande parte dessas inovações é devida às alianças de pesquisa e desenvolvimento com parceiros externos, estimulando potencialmente a capacidade relacional, isto é, um construto de gestão estratégica de alianças, com proposições processuais ainda não verificadas empiricamente. Objetivo o objetivo geral deste estudo foi explorar como os processos da capacidade relacional podem contribuir para a geração de inovações. Métodos realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, a partir de entrevistas, análise documental e observação. Três alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e parceiros externos, constituíram o corpus de análise. Resultados a principal contribuição para o avanço do conhecimento foi um modelo interorganizacional para geração de inovações, a partir de alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento, fundamentado nas evidências empíricas dos processos da capacidade relacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e dos seus parceiros externos. Conclusão esse novo modelo fornece mais clareza sobre como uma empresa pública de pesquisa absorve conhecimento e evidencia, de forma inédita, os processos de institucionalização e de transbordamento da capacidade relacional. Classificação JEL: L1, L2, O32.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000300201Revista de Administração Contemporânea v.24 n.3 2020reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2020180181info:eu-repo/semantics/openAccessPreusler,Taísa ScariotCosta,Priscila Rezende daCrespi,Tatiane BaseggioPorto,Geciane Silveirapor2020-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552020000300201Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2020-03-02T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento
title Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento
spellingShingle Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento
Preusler,Taísa Scariot
inovação agropecuária
alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento
capacidade relacional
title_short Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento
title_full Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento
title_fullStr Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento
title_full_unstemmed Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento
title_sort Capacidade Relacional e Alianças Estratégicas de Pesquisa e Desenvolvimento
author Preusler,Taísa Scariot
author_facet Preusler,Taísa Scariot
Costa,Priscila Rezende da
Crespi,Tatiane Baseggio
Porto,Geciane Silveira
author_role author
author2 Costa,Priscila Rezende da
Crespi,Tatiane Baseggio
Porto,Geciane Silveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preusler,Taísa Scariot
Costa,Priscila Rezende da
Crespi,Tatiane Baseggio
Porto,Geciane Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv inovação agropecuária
alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento
capacidade relacional
topic inovação agropecuária
alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento
capacidade relacional
description RESUMO Contexto a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tem exercido importante papel em pesquisa e desenvolvimento para a geração de inovações. Grande parte dessas inovações é devida às alianças de pesquisa e desenvolvimento com parceiros externos, estimulando potencialmente a capacidade relacional, isto é, um construto de gestão estratégica de alianças, com proposições processuais ainda não verificadas empiricamente. Objetivo o objetivo geral deste estudo foi explorar como os processos da capacidade relacional podem contribuir para a geração de inovações. Métodos realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando o método de estudo de caso, a partir de entrevistas, análise documental e observação. Três alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e parceiros externos, constituíram o corpus de análise. Resultados a principal contribuição para o avanço do conhecimento foi um modelo interorganizacional para geração de inovações, a partir de alianças estratégicas de pesquisa e desenvolvimento, fundamentado nas evidências empíricas dos processos da capacidade relacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e dos seus parceiros externos. Conclusão esse novo modelo fornece mais clareza sobre como uma empresa pública de pesquisa absorve conhecimento e evidencia, de forma inédita, os processos de institucionalização e de transbordamento da capacidade relacional. Classificação JEL: L1, L2, O32.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000300201
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552020000300201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2020180181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.24 n.3 2020
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209053726212096