Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann,Valmir Emil
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Molina-Morales,F. Xavier, Martínez-Fernández,M. Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000500006
Resumo: Este artigo se insere no contexto da atualização da temática das redes de empresas presente na Academia nestes tempos. Seu objetivo é propor uma tipologia para a classificação das redes de empresas. Esta tipologia deriva da literatura consultada e dos casos estudados, vinculando-a a quatro indicadores: direcionalidade, localização, formalização e poder. Para a ilustração da aplicação desta tipologia foram consideradas três redes dentro da indústria de cerâmica de revestimento, duas no Brasil e uma na Espanha. A partir dos dados levantados com distintos instrumentos, como questionários, entrevistas não dirigidas e pesquisa bibliográfica, pôde-se aplicar a tipologia e inferir sobre a especificidade de cada rede e seu grau de aproximação com aquela considerada mais ajustada à tipologia proposta. Este exercício mostrou as diferenças entre essas redes, como, por exemplo, o fato de em uma mesma indústria, e até dentro de um mesmo país, as redes podem ser estruturas singulares e similares ao mesmo tempo. Mostrou também que, utilizando uma rede como referência, pode-se analisar a aproximação de outras redes de empresas a essa referência. A proposta ampliou a leitura de classificação que vinha sendo aplicada para além dos eixos de direcionalidade e formalização.
id ANPPGA-1_678277ab4f1931a36b507337fb2928c8
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552007000500006
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimentoredes de empresastipologia de redes de empresasindústria de cerâmica de revestimentoEste artigo se insere no contexto da atualização da temática das redes de empresas presente na Academia nestes tempos. Seu objetivo é propor uma tipologia para a classificação das redes de empresas. Esta tipologia deriva da literatura consultada e dos casos estudados, vinculando-a a quatro indicadores: direcionalidade, localização, formalização e poder. Para a ilustração da aplicação desta tipologia foram consideradas três redes dentro da indústria de cerâmica de revestimento, duas no Brasil e uma na Espanha. A partir dos dados levantados com distintos instrumentos, como questionários, entrevistas não dirigidas e pesquisa bibliográfica, pôde-se aplicar a tipologia e inferir sobre a especificidade de cada rede e seu grau de aproximação com aquela considerada mais ajustada à tipologia proposta. Este exercício mostrou as diferenças entre essas redes, como, por exemplo, o fato de em uma mesma indústria, e até dentro de um mesmo país, as redes podem ser estruturas singulares e similares ao mesmo tempo. Mostrou também que, utilizando uma rede como referência, pode-se analisar a aproximação de outras redes de empresas a essa referência. A proposta ampliou a leitura de classificação que vinha sendo aplicada para além dos eixos de direcionalidade e formalização.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000500006Revista de Administração Contemporânea v.11 n.spe1 2007reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/S1415-65552007000500006info:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann,Valmir EmilMolina-Morales,F. XavierMartínez-Fernández,M. Teresapor2008-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552007000500006Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2008-01-24T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento
title Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento
spellingShingle Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento
Hoffmann,Valmir Emil
redes de empresas
tipologia de redes de empresas
indústria de cerâmica de revestimento
title_short Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento
title_full Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento
title_fullStr Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento
title_full_unstemmed Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento
title_sort Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento
author Hoffmann,Valmir Emil
author_facet Hoffmann,Valmir Emil
Molina-Morales,F. Xavier
Martínez-Fernández,M. Teresa
author_role author
author2 Molina-Morales,F. Xavier
Martínez-Fernández,M. Teresa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann,Valmir Emil
Molina-Morales,F. Xavier
Martínez-Fernández,M. Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv redes de empresas
tipologia de redes de empresas
indústria de cerâmica de revestimento
topic redes de empresas
tipologia de redes de empresas
indústria de cerâmica de revestimento
description Este artigo se insere no contexto da atualização da temática das redes de empresas presente na Academia nestes tempos. Seu objetivo é propor uma tipologia para a classificação das redes de empresas. Esta tipologia deriva da literatura consultada e dos casos estudados, vinculando-a a quatro indicadores: direcionalidade, localização, formalização e poder. Para a ilustração da aplicação desta tipologia foram consideradas três redes dentro da indústria de cerâmica de revestimento, duas no Brasil e uma na Espanha. A partir dos dados levantados com distintos instrumentos, como questionários, entrevistas não dirigidas e pesquisa bibliográfica, pôde-se aplicar a tipologia e inferir sobre a especificidade de cada rede e seu grau de aproximação com aquela considerada mais ajustada à tipologia proposta. Este exercício mostrou as diferenças entre essas redes, como, por exemplo, o fato de em uma mesma indústria, e até dentro de um mesmo país, as redes podem ser estruturas singulares e similares ao mesmo tempo. Mostrou também que, utilizando uma rede como referência, pode-se analisar a aproximação de outras redes de empresas a essa referência. A proposta ampliou a leitura de classificação que vinha sendo aplicada para além dos eixos de direcionalidade e formalização.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000500006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552007000500006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-65552007000500006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.11 n.spe1 2007
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209051019837440